Arquiteto do Apple Park revela que crise gerou design icônico do campus

Visão aérea do Apple Park, em Cupertino, à noite

Hoje com 90 anos, o arquiteto Norman Foster — um dos responsáveis por um dos designs arquitetônicos mais famosos no mundo da tecnologia atualmente, o Apple Park — voltou a falar sobre o empreendimento em entrevista ao podcast “Life in Seven Songs”, do jornal The San Francisco Standard.

Como destacado pelo AppleInsider, Foster relembrou os momentos em que trabalhou diretamente ao lado de Steve Jobs, cofundador da Apple, no projeto ao falar sobre sua história favorita envolvendo a grande nave da Maçã — que passou por muitos processos de refinamento antes de ser finalizada.

Posts relacionados

  • Executivos falam sobre iPhone e IA enquanto passeiam pelo Apple Park
  • Vídeo aéreo mostra novo estúdio sendo construído no Apple Park
  • WIRED traz olhar aprofundado sobre detalhes do Apple Park, incluindo a influência decisiva de Steve Jobs e… caixas de pizza?

Segundo ele, o projeto tinha uma cara bem diferente do que vemos hoje. Um ponto de crise, por volta dos primeiros seis/sete meses, resultou no design circular amplamente elogiado. “Todo projeto precisa de uma crise. Temos que tirar proveito disso”, teria dito Jobs nessa fase de transição.

Então aquela imagem circular envolvendo o grande espaço verde com a paisagem do lado de fora, recriando a paisagem da Califórnia, a cesta de frutas da juventude de Steve Jobs crescendo, esse foi o momento.

Essa história pode fazer parecer que o design do Apple Park nasceu como um lapso de inspiração, mas Foster garante que foi resultado de um longo processo de design, o qual foi pensado para ser mais que um espaço prático, mas também como um local de inspiração.

Ele também revelou que considera adequado o apelido de “nave espacial” dado ao Apple Park — tanto pela linguagem e pelos termos frequentemente usados pela imprensa ao se referir ao campus (como “pouso” e “decolagem”) quanto por sua paixão por temas relacionados a voo e espaço.

A participação de Foster no podcast pode ser ouvida pelo site oficial ou em alguma plataforma de streaming (inclusive pelo Apple Podcasts), disponibilizados na página.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.