IBC-Br mostra crescimento da atividade econômica do Brasil

A atividade econômica do Brasil registrou alta de 0,8% em setembro em relação a agosto, conforme apontam os dados do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgados dia 14 pelo Banco Central. O IBC-Br é amplamente considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB).

O avanço de setembro sucede o crescimento registrado em agosto, quando o índice mostrou um aumento de 0,2% em comparação com julho. Os dados são dessazonalizados, ou seja, ajustados para eliminar variações sazonais, permitindo uma análise mais precisa das tendências mensais.

Na comparação anual, o índice apresentou um crescimento de 5,1% em setembro em relação ao mesmo mês de 2023. Já no acumulado trimestral, de julho a setembro, a atividade econômica brasileira cresceu 1,1%, e na comparação com o terceiro trimestre do ano passado, a expansão foi de 4,7%.

Em relação ao desempenho acumulado dos últimos 12 meses, o IBC-Br mostrou alta de 3%. No ano, até setembro, o índice acumula um crescimento de 3,3%.

IBC-Br

O IBC-Br funciona como uma estimativa antecipada do PIB, calculado oficialmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice permite acompanhar a atividade econômica de forma contínua, oferecendo sinais preliminares sobre possíveis pressões inflacionárias e tendências econômicas.

O IBGE divulgará o PIB oficial do terceiro trimestre no dia 3 de dezembro. No segundo trimestre deste ano, entre abril e junho, a economia brasileira teve uma expansão de 1,4% em relação ao primeiro trimestre de 2024.

O BC

O Banco Central do Brasil (BC) é a instituição responsável pela execução da política monetária e pela regulação do sistema financeiro no país. Criado em 1964, o BC tem como principal objetivo manter a estabilidade econômica, controlando a inflação e assegurando a solidez do sistema financeiro.

Entre suas funções, o Banco Central define a taxa básica de juros, a Selic, que influencia o crédito e o consumo, além de monitorar o fluxo de moeda, crédito e outros indicadores econômicos. Ele também supervisiona o funcionamento de bancos e instituições financeiras, garantindo a segurança e o equilíbrio do mercado. Outra atividade do BC é administrar as reservas internacionais do Brasil, as quais protegem a economia de flutuações externas. Além disso, o Banco Central gerencia a emissão de moeda e trabalha para assegurar a oferta de dinheiro em circulação, controlando também a inflação.

(Com Agência Brasil).

O post IBC-Br mostra crescimento da atividade econômica do Brasil apareceu primeiro em Capitalist.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.