Na manhã desta sexta-feira (26), uma equipe de Conservação da Concer encontrou em um canteiro da BR-040, no trecho do km 799, sete caixas de papelão com diversas espécies de pássaros silvestres, armazenadas de maneira insalubre. A equipe ambiental da concessionária e a Polícia Militar foram acionadas para as devidas providências. Segundo a Concer, após os primeiros cuidados veterinários, os pássaros serão encaminhados ao Ibama. A suspeita é de que as aves estivessem sendo transportadas por pessoas ligadas ao tráfico de animais.
Segundo o veterinário Rômulo Barbosa de Castro, que atendeu os animais, ao todo foram resgatados 140 passarinhos, sendo 138 da espécie Trinca-Ferro e dois Corrupiões. Ainda segundo Rômulo, cinco chegaram já sem vida e outros três também não resistiram.
“Esse é o tráfico, os animais vêm armazenados em dupla, dentro de espaços que não cabem nem mesmo a mão da gente. Não dá pra saber de onde vieram, quanto tempo ficaram nessa situação.”
O médico ressaltou ainda o estado em que os animais chegaram à clínica. “Todos eles chegaram com sinais severos de desidratação. Eu cancelei todos os atendimentos da clínica para que pudesse hidratar e cuidar de cada um deles.”
- LEIA MAIS notícias sobre Juiz de Fora aqui

Agora, as 132 aves sobreviventes passam por um protocolo de atendimento, que consiste em três etapas. Ao chegarem na clínica, recebem água enriquecida com eletrólitos e vitaminas, depois são alimentadas com frutas de alto valor calórico e, por fim, as aves aguardam sob observação e posteriormente, caso ocorra tudo como o previsto, são alimentadas com sementes que façam parte da sua dieta.
O tráfico de animais é crime com pena de detenção de seis meses a um ano, e multa, como previsto no artigo 29 da lei Lei 9.605.
O post Mais de 130 pássaros silvestres são resgatados na BR-040 apareceu primeiro em Tribuna de Minas.