Candidatos de Foz já têm mais de R$ 5 milhões em gastos declarados

Até a manhã desta quarta-feira (25), os candidatos a prefeito e a vereador em Foz do Iguaçu já haviam declarado mais de R$ 5,2 milhões em despesas relacionadas à campanha eleitoral. As informações foram extraídas da base de dados abertos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

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Os cinco que mais gastaram até o momento são candidatos a prefeito. Juntos, eles já desembolsaram quase R$ 3,5 milhões, o equivalente a 65,8% do volume total. A liderança é de Paulo Mac Donald (PP), com quase R$ 1,1 milhão. Ele é seguido por Zé Elias (União Brasil), com R$ 845 mil; General Silva e Luna (PL), R$ 800 mil; Samis da Silva (PSDB), R$ 525 mil; e Airton José (PSB), com R$ 207 mil.

Os outros dois prefeituráveis (Sérgio Caimi, do MDB, e Jurandir de Moura Latinha, da Rede) ainda não possuem gastos declarados.

Entre os 136 candidatos a vereador (56,9% dos 239) que já declararam despesas, Bibiana Orsi (Podemos) apresenta o maior volume de gastos, com pouco mais de R$ 101 mil. Ela é seguida por três candidatos do PL: Adriano Rorato (R$ 92 mil), Márcio Rosa (R$ 63 mil) e Elis Reis (R$ 53 mil). A quinta candidata com maiores despesas é Valentina (PT), que já desembolsou R$ 51 mil.

A produção de programas de rádio, televisão ou vídeos é o item mais representativo até o momento, com as despesas somadas chegando perto da casa de R$ 1,3 milhão. No entanto, esse valor é provavelmente maior, já que alguns candidatos selecionaram as categorias “Serviços Prestados por Terceiro” (a quarta maior cifra) ou “Diversas a especificar” para esse tipo de despesa.

Dos dez fornecedores com maior volume de receitas até o momento, pelo menos cinco têm experiência na produção audiovisual. Em seguida aparecem os materiais impressos (R$ 922 mil), serviços advocatícios (R$ 506 mil), serviços prestados por terceiros (R$ 368 mil) e despesas com pessoal (R$ 331 mil).

A Mago Propaganda Ltda. é, até o momento, o fornecedor com maior volume de receitas em Foz do Iguaçu. Enquadrada no setor de produção de programas de rádio, televisão e vídeos, a empresa já faturou R$ 310 mil, tendo Zé Elias (União Brasil) como o principal cliente (contrato de R$ 160 mil). Os R$ 150 mil restantes foram faturados com candidatos a vereador do mesmo partido.

Voto sim, fake news não!

Para contribuir com a soberania da decisão do eleitorado, combatendo as fake news, o TRE-PR mantém o serviço gratuito Gralha Confere. É possível enviar boatos e notícias suspeitas sobre as eleições pelo WhatsApp (41) 3330-8500 ou por mensagem.

O serviço permite acrescentar imagens, vídeos, links ou outros conteúdos relacionados a boato, ilícito ou desinformação. Não são apuradas informações sobre candidatas e candidatos, partidos, coligações e federações.

Acesse a Central de Combate à Desinformação do TRE-PR.

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