iFixit detalha novo mecanismo para remover a bateria do iPhone 16

iFixit

A iFixit liberou recentemente seu tradicional processo de desmonte, desta vez dos iPhones 16, modelos mais recentes dos smartphones da Maçã, anunciados no início deste mês. De acordo com a empresa, um novo mecanismo para a remoção da bateria é o grande destaque do teardown dos novos aparelhos, que estão consideravelmente mais reparáveis que as gerações anteriores.

O mecanismo em questão é uma espécie de adesivo que passa a substituir a cola tradicional utilizada pela Maçã para aderir o componente ao chassi. Projetado para segurar a bateria, ele pode ser facilmente liberado com a aplicação de uma corrente elétrica de até 30W — o que elimina o processo complexo e mais suscetível a falhas ainda presente nos modelos Pro.

Demonstrando como se dá o processo de desmonte, o pessoal da firma conseguiu liberar a bateria em apenas 5 segundos aplicando uma corrente elétrica de 20W. Segundo a Apple, uma simples bateria caseira de 9W com dois cabos é suficiente para realizar esse trabalho, mas a iFixit destacou que o próprio padrão USB-C é suficiente para fornecer a energia necessária.

Outro ponto positivo destacado pela firma é exclusivo para o iPhone 16 Pro: a presença de um revestimento rígido em aço em vez de um revestimento macio. Como os modelos Pro não contam com o novo mecanismo envolvendo o adesivo, ficará mais difícil perfurar a bateria com alguma ferramenta (um chamariz para incêndios) durante o processo de troca.

Tanto o iPhone 16 Pro quanto o iPhone 16 Pro Max também ganharam uma inovação que estreou no iPhone 14 básico: a possibilidade de se desmontar o aparelho por frente ou por trás — o que elimina a necessidade de remover componentes como a tela OLED 1 em reparos mais simples e que necessitam apenas da manipulação de determinadas peças.

Por fim, a iFixit também falou sobre o Controle da Câmera, confirmando que, de fato, trata-se de um botão físico. Segundo a firma, ele conta com seu próprio circuito integrado e (infelizmente, para fins de reparabilidade) parece ser soldado a laser na moldura do aparelho — o que significa que ele deverá ser trocada por completo caso dê algum defeito.

Com base nas melhorias destacadas, a iFixit concedeu ao iPhone 16 uma nota de 7 pontos (de 10) de reparabilidade — o que é um aumento considerável em relação à nota 4 que foi atribuída aos quatro modelos do iPhone 15, no ano passado.

[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-16-Pro,10499.00
https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-16-Pro-Max,12499.00]]

[[https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-16,7799.00
https://compare.macmagazine.com.br/dispositivo/Smartphones/Apple-iPhone-16-Plus,9499.00]]

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Notas de rodapé

1    Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.