Google encerra suporte ao Android 5

O Google confirmou que deixará de oferecer atualizações do Google Play Services para dispositivos que operam com o sistema Android 5, conhecido como Lollipop. Lançado em novembro de 2014, o Android Lollipop atualmente está presente em menos de 1% dos dispositivos ativos.

O Android Lollipop foi marcante por introduzir o design Material Design na plataforma. O sistema operacional teve uma atualização um pouco depois. Dessa forma, o Android 5.1 foi apresentado pelo Google em março de 2015.

Enquanto os dispositivos Android deixam de receber atualizações mensais do sistema operacional e patches de segurança ao longo do tempo, ainda continuam a receber novas versões dos serviços do Google Play. Estes serviços são essenciais para várias funcionalidades nativas, como backup e autenticação de dois fatores, além de suporte a desenvolvedores.

Foto: Divulgação/Google

Contudo, o encerramento do suporte aos serviços do Google Play para uma versão específica do Android geralmente ocorre quando há uma baixa quantidade de dispositivos ativos utilizando-a. Atualmente, o Lollipop (nível de API 21 e 22) compõe menos de 1% do total.

Dessa forma, este tipo de ação permite que a empresa concentre seus recursos no desenvolvimento para dispositivos com hardware mais avançado. Assim, consegue dar atenção aos sistemas operacionais mais recentes, que suportam novos recursos.

Suporte somente para aparelhos acima do Android 6.0

Com o fim dessas atualizações, os dispositivos com Android Lollipop continuarão funcionando. Contudo, não receberão novos recursos, atualizações de segurança importantes e poderão não ser compatíveis com alguns aplicativos que dependem dos serviços do Google. Em julho do ano passado, o suporte para o Android KitKat já havia sido encerrado.

Atualmente, as atualizações de serviços do Google Play estão disponíveis para dispositivos que operam com Android 6.0 (nível de API 23) ou superior.

Leia mais

  • Android 15: esses 18 celulares da Motorola não vão receber a atualização
  • Qualcomm quer facilitar as atualizações dos celulares Android
  • Opera turbina navegador Android com IA gera imagens

“O Android Lollipop foi lançado há quase dez anos e, desde então, introduzimos diversas melhorias e funcionalidades inovadoras para o Android, que não estão disponíveis no Lollipop. Hoje, estamos descontinuando as atualizações de serviços do Google Play para dispositivos Lollipop, uma vez que representam menos de 1% dos dispositivos Android ativos. Encorajamos fortemente os usuários a atualizarem para versões mais recentes do Android para obterem as últimas funcionalidades e aprimoramentos de segurança”, disse um porta-voz do Google.

Fonte: 9to5Google

Conteúdo Relacionado
motorola edge neo 40

com novidades

Motorola Edge 40 Neo começa a receber Android 14 no Brasil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.