iOS 18 e iPadOS 18 chegam com novos recursos de personalização, Central de Controle repaginada e mais

iOS 18

Após alguns poucos meses de espera desde o anúncio oficial, na WWDC24, a Apple disponibilizou hoje as versões finais do iOS 18 e do iPadOS 18 (ambas na compilação 21H16), sistemas operacionais de iPhones e iPads, respectivamente.

Sem a Apple Intelligence (os primeiros recursos do conjunto de inteligência artificial da Apple chegarão apenas com o iOS/iPadOS 18.1), o update traz melhorias em termos de personalização, redesign de alguns apps ou de partes do sistema, novos recursos e outras novidades.

Como de praxe, a maioria das novidades são compartilhadas pelos dois sistemas operacionais, embora uma ou outra coisa seja exclusiva (principalmente) do iPadOS.

Vamos relembrar o que temos de novidade com as novas versões?

Tela de Início

Quebrando uma restrição existente desde a época do iPhone OS, a Apple agora permite reordenar os ícones e os widgets da tela de Início de maneira mais flexível, possibilitando colocá-los em qualquer posição em grades definidas — não importando se há ou não apps em linhas superiores.

Agora é possível também deixar os ícones numa cor escura quando usando o modo escuro (ou o tempo todo, caso você deseje). Podendo deixar os ícones maiores (o que oculta os nomes dos aplicativos em questão), os usuários podem também colori-los com qualquer cor desejada.

Fotos e Câmera

O app Fotos (Photos) ganhou uma de suas maiores repaginações na história recente dos dois sistemas, tendo sido redesenhado em larga escala para, segundo a Apple, apresentar “um layout simplificado que coloca tudo em uma única visualização”.

O app conta com novidades como as coleções, que organizam automaticamente a biblioteca em tópicos, e opções de customização que permitem reordenar, adicionar ou remover linhas de coleções, bem como adicionar apenas itens desejados.

A atualização também traz grupos de pessoas e pets que costumam aparecer juntos, uma visualização para Dias Recentes sem screenshots e filtros mais poderosos para diferentes tipos de itens (como documentos, códigos QR, etc).

No app Câmera, temos mudanças mais singelas — incluindo, por exemplo, a possibilidade de pausar a gravação de um vídeo e depois retomá-la (algo impossível até o iOS 17).

Mensagens

Outro app que sempre ganha certa atenção da Apple a cada grande update, o Mensagens (Messages) ganhou efeitos para letras, palavras, frases ou emojis específicos, bem como opções de formatação de texto negrito, sublinhado, itálico ou tachado.

Os usuários do app também ganharam a opção de usar qualquer emoji como Tapback para reagir a mensagens (os padrões também foram redesenhados) e de agendar o envio de uma mensagem com a função “Enviar depois”.

Exclusivamente nos iPhones, há agora a possibilidade de enviar mensagens via satélite mesmo sem ser durante uma situação de emergência, bem como trocar mensagens com usuários do Android usando o protocolo RCS 1.

Central de Controle e Tela Bloqueada

A Apple também redesenhou por completo a Central de Controle, que agora permite agrupar grupos de controles redimensionáveis em diferentes páginas, bem como também possibilita habilitar controles oriundos de apps de terceiros.

A mesma galeria de botões da Central de Controle agora pode ser usada também para alterar os atalhos da tela Bloqueada, bem como para definir controles customizados para o botão de Ação dos iPhones com o componente.

Ainda falando em tela Bloqueada, a Apple adicionou mais opções de escolha para o formato da fonte (12, para ser mais exato), as quais vão desde o tradicional Árabe/Ocidental até o Urdu.

App Senhas e Privacidade

Substituindo por completo a opção “Senhas” dos Ajustes, o novo aplicativo de mesmo nome dá uma cara mais completa e dedicada ao gerenciador de senhas já tradicional da Apple, permitindo visualizar credenciais para sites e apps em um só lugar.

Com suporte a senhas tradicionais, Chaves-senha (Passkeys), senhas de Wi-Fi e códigos de verificação, o app conta com integração ao autocompletar do Safari, sincronização completa e segura com o iCloud e suporte também ao Windows.

Através do app Senhas, a Apple traz também ao iOS uma opção há muito tempo disponível em smartphones com Android: a possibilidade de compartilhar uma rede Wi-Fi usando um código QR.

Além do app Senhas, a Apple implementou opções há muito solicitadas em termos de privacidade, como a possibilidade de bloquear apps com biometria ou código, esconder determinado app instalado ou definir quais contatos são compartilhados com um app.

Notas

Outro app que ganhou novidades interessantes foi o Notas (Notes), que ganhou uma integração com a Calculadora (Calculator) e agora é capaz de completar automaticamente contas e expressões matemáticas. No iPad, isso pode ser feito com escrita à mão graças ao Apple Pencil.

Agora também é possível iniciar uma gravação de áudio diretamente de uma nota, relacionando-as a comentários, listas e documentos. A partir do iPhone 12, são mostradas transcrições ao vivo à medida que o áudio é gravado e elas são facilmente pesquisáveis.

Outras novidades interessantes incluem a possibilidade de suprimir seções para esconder parte do conteúdo em notas mais longas, bem como a de destacar determinada parte do texto de uma nota com até cinco cores diferentes (uma espécie de marca-texto).

Exclusivamente para o iPadOS, há novos recursos para textos escritos à mão, como a possibilidade de torná-la mais suave e legível automaticamente, adicionar espaços no meio de uma escrita, verificar a ortografia ou até mesmo colar texto de outros apps com um formato que imita a sua caligrafia.

Calculadora

Pela primeira vez disponível também no iPadOS, o aplicativo Calculadora conta agora com um novo botão na parte inferior que permite alternar facilmente entre a calculadora básica e a científica ou ativar um modo de conversão poderoso.

O app permite converter uma série de categorias de medidas: ângulo, área, moeda, dados, energia, força, combustível, comprimento, potência, pressão, velocidade, temperatura, tempo, volume e peso — tudo de forma rápida e simplificada.

O novo botão serve também para ativar as Notas de Cálculo, que funcionam como uma espécie de extensão do Notas dentro do app Calculadora — inclusive, as notas criadas vão parar em uma seção homônima no app de notas padrão.

As Notas de Cálculo permitem definir variáveis para letras e palavras, resolver expressões e visualizar gráficos gerados automaticamente com base nelas — algo que também é possível em uma nota padrão, mas aqui de maneira mais dedicada.

Safari

Embora tenha ganhado novidades mais tímidas, o Safari também não ficou de fora desse lançamento inicial do iOS 18. O app ganhou recursos interessantes como a opção Ocultar Itens que Distraem, a qual permite ocultar determinada seção em sites.

Ela está presente na nova barra de opções do app, que agora ganhou um ícone diferente e conta com muito mais opções — como uma para ocultar a barra de ferramentas durante a rolagem, deixando o site em uma espécie de “tela cheia”.

Essa nova barra de ferramentas conta com ajustes específicos para o site que está sendo acessado no momento, como opções para o uso da câmera, do microfone, da localização e do perfil no qual o site é aberto.

Mapas

Agora o app nativo da Apple conta com coisas como mapas topográficos detalhados (com trilhas, linhas de contorno, elevação e pontos de interesse) e uma Biblioteca de Lugares que combina todos os lugares, guias e rotas de caminhada salvos em um local.

Outra coisa interessante que está chegando ao Mapas são as Rotas Personalizadas para Caminhada, as quais podem ser criadas com facilidade para quem deseja apenas caminhar no parque, passear durante as férias ou simplesmente fazer uma rotina regular de exercícios.

TV e Música

O app TV ganhou três melhorias notáveis: o recurso Em Foco, que exibe na tela informações em tempo real sobre o conteúdo exibido; a opção Aprimorar Diálogo, que torna mais claro o que está sendo falado pelos personagens durante efeitos sonoros ou músicas de fundo; e legendas dinâmicas, que aparecem automaticamente em ocasiões específicas — como quando você muta o áudio ou retorna a um trecho anterior do programa exibido.

No app Música, a aba “Explorar” agora se chama “Novidades” e a opção “Reproduzir por Último” também foi renomeada, para “Adicionar à Fila”. Agora também é possível permitir que outros usuários usem o SharePlay para controlar a música em reprodução em ambientes coletivos ao usar o HomePod ou a Apple TV, mesmo caso eles não tenham uma assinatura do serviço.

Freeform

O app de composição livre da Apple agora conta com um recurso chamado “Cenas”, o qual permite organizar o conteúdo presente em um quadro em diferentes seções, que podem ser rotuladas e ordenadas de maneira livre.

Com suporte aos Resultados Matemáticos do Notas e ao reconhecimento de caligrafia no iPad, o app também também permite agora Conectar Objetos para criar diagramas e fluxogramas rapidamente, bem como conta com setas guias para alinhar perfeitamente conteúdos no quadro.

Telefone

Também sem muitas novidades, o app Telefone (que não existe no iPadOS, cabe destacar) ganhou um modo de microfone automático, o qual escolhe o modo de microfone certo para uso no momento a depender do ambiente, alternando entre Isolamento de Voz, Amplo Espectro e Modo Padrão.

Agora também há uma caixa de pesquisa na aba “Recentes” para facilitar encontrar chamadas mensagens e contatos anteriores, bem como foi adicionada a possibilidade de usar o teclado alfanumérico para pesquisar também pelo nome de determinado contato.

Carteira

Também exclusivamente para o iOS, o aplicativo Carteira (Wallet) agora conta com o recurso Tap to Cash, o qual permite enviar e receber dinheiro a partir do Apple Cash (não disponível no Brasil) rapidamente e de forma privada, apenas aproximando os iPhones.

A Apple também adotou um novo design para cartões de embarque (com informações sobre o local e recomendações inteligentes), bem como adicionou novas maneiras de pagamento para o Apple Pay online (incluindo opções de parcelamento).

Diário

Disponível apenas no iPhone, o app Diário (Journal) conta agora está integrado à seção Bem-estar do app Saúde (Health), permitindo adicionar seu estado emocional às suas anotações e contabilizar o tempo de escrita como minutos de atenção plena.

O app também permite agora criar entradas rapidamente com base em widgets, buscar e classificar entradas anteriores em um calendário e visualizar dados sobre a sequência e os hábitos de escrita.

Outras novidades

  • O Modo de Jogo (Game Mode) chega para minimizar a atividade em segundo plano e manter as taxas de frames o mais alto possível durante a execução de games, bem como melhorar a responsividade em acessórios conectados ao aparelho;
  • O SharePlay agora permite solicitar a alguém que compartilhe sua tela durante uma chamada no FaceTime ou conversa no Mensagens, possibilitando controlar a interface do outro usuário ou até mesmo (no iPad) desenhar sobre ela;
  • Agora é possível responder aos anúncios da Siri apenas acenando a cabeça usando os AirPods, que passam a contar com Áudio Espacial Personalizado para jogos visando envolver o usuário ao som reproduzido durante uma jogatina;
  • Em termos de acessibilidade, o iOS 18 chega com recursos como o Rastreamento dos Olhos, a Resposta Tátil da Música, os Atalhos Vocais e a opção “Mostrar Indícios de Movimento do Veículo”, como já detalhamos em maio e mostramos em vídeo;
  • O app Calendário (Calendar) agora possibilita criar, visualizar e editar lembretes ao lado de eventos. Eles aparecem no aplicativo Lembretes (Reminders), que agora conta com uma lista “Apagados” a qual mantém os lembretes deletados nos últimos 30 dias;
  • O iPadOS agora conta com barras flutuantes redesenhadas acima do conteúdo dos apps, bem como barras laterais atualizadas para dar aos usuários um controle mais profundo sobre as funcionalidades de apps como o Música e o TV;
  • A Apple também redesenhou o Fitness+ (tornando mais fácil encontrar recomendações personalizadas) e, especificamente no iPadOS, o navegador de documentos nos apps Pages, Numbers, Keynote e Swift Playgrounds;
  • No aplicativo Casa (Home), agora é possível definir permissões para convidados com base em data e hora para definir quando eles podem acessar coisas como fechaduras, portas de garagem ou sistemas de alarme;
  • O app Ajustes (Settings) também teve sua estrutura reformulada, passando a agrupar apps em uma seção exclusiva, adotando cabeçalhos para algumas seções e reordenando o local onde determinados itens aparecem.

Todas as novidades acima foram detalhadas pela Apple nas notas de liberação do iOS 18 e do iPadOS 18. A Maçã também listou todas as mudanças envolvendo correções de segurança dos dois sistemas, as quais você pode conferir nessa página.

Quais os dispositivos poderão atualizar?

No caso do iOS 18, o novo sistema operacional é compatível com todos os dispositivos que já rodavam o iOS 17 — ou seja, dispositivos lançados a partir de 2018:

  • iPhone SE (2ª geração ou posterior)
  • iPhones 15 Pro/15 Pro Max
  • iPhones 15/15 Plus
  • iPhones 14 Pro/14 Pro Max
  • iPhones 14/14 Plus
  • iPhones 13 Pro/13 Pro Max
  • iPhones 13/13 mini
  • iPhones 12 Pro/12 Pro Max
  • iPhones 12/12 mini
  • iPhones 11 Pro/11 Pro Max
  • iPhone 11
  • iPhones XS/XS Max
  • iPhone XR

Bem como, obviamente, toda a recém-anunciada linha: iPhone 16, iPhone 16 Plus, iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max.

Já o iPadOS 18 pode ser instalado nos seguintes dispositivos:

  • Todas as gerações do iPad Pro de 13″
  • Todas as gerações do iPad Pro de 11″
  • iPad Pro de 12,9″ (3ª geração) ou mais recente
  • iPad Air (3ª geração) ou mais recente
  • iPad mini (5ª geração) ou mais recente
  • iPad (7ª geração) ou mais recente

Você pode conferir mais detalhes envolvendo a compatibilidade dos dois sistemas nessa matéria.

Eis os changelogs completos dos sistemas:

Changelog do iOS 18

Em breve.

Changelog do iPadOS 18

Em breve.

Como atualizar?

Na página abaixo, detalhamos todo o processo de instalação dos sistemas, que pode ser feito tanto pelo app Ajustes dos próprios dispositivos quanto usando um Mac ou PC.

Mulher usando um iPhone na cozinha

Como atualizar o iOS e o iPadOS, sistemas operacionais de iPhones e iPads

Eis também os links para download direto e instalação manual dos dois sistemas nos respectivos dispositivos suportados:

Links diretos do iOS 18

Em breve.

Links diretos do iPadOS 18

Em breve.


Bons updates, pessoal! 📲

Notas de rodapé

1    Rich communications service, ou serviço de comunicação rico.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.