Destaques de junho no MM: WWDC24, Apple Intelligence e mais!

Cá estamos nós novamente, com os destaques mais quentes que rolaram no mundo Apple no mês passado.

Como já estamos todos carecas de saber, o mês de junho é sempre reservado à Worldwide Developers Conference (WWDC24), onde todas as novidades relacionadas aos sistemas operacionais da Maçã tomam o centro das atenções.

Mas não é só isso que merece reconhecimento neste meio de ano, portanto vamos logo aos temas desta coluna!

Esta coluna é normalmente publicada no primeiro sábado de cada mês, mas neste, excepcionalmente, atrasou uma semana. Retomaremos a programação normal em agosto! 😉

Novos sistemas operacionais

Passemos rapidamente pelos sistemas operacionais anunciados na WWDC24…

iOS 18

Começando pelo iOS 18, sistema operacional para iPhones e o carro-chefe da empresa. Este update não será pequeno, e uma das principais novidades são as novas ferramentas de personalização da tela de Início.

Apps agora poderão ser realocados em qualquer lugar da grade, haverá uma nova opção de ícones escuros e também será possível personalizar as cores dos apps na tela de Início.

A Central de Controle, por sua vez, foi totalmente redesenhada, possibilitando maior personalização dos controles. Além disso, usuários poderão bloquear apps com o Touch/Face ID e adicioná-los a uma área secreta na Biblioteca de Apps. Os aplicativos Safari, Mensagens (Messages), Fotos (Photos), Mapas (Maps), Mail e Calendário (Calendar) foram atualizados, também.

Para uma lista mais completa de todas essas novidades, basta conferir o vídeo acima ou esse post.

iPadOS 18

Além de receber as melhorias da tela de início e Central de Controle do iOS 18, o sistema operacional para iPads finalmente ganhará o app Calculadora (Calculator) — que também trará a possibilidade de resolver equações com o Apple Pencil, com o recurso Math Notes.

Dentre outras novidades, diversos apps receberão melhorias, incluindo a adoção de uma uma nova barra superior flutuante personalizável e o recurso Smart Script, que aprimorará sua escrita com o Apple Pencil (evitando garranchos), além de muitas outras novidades.

watchOS 11

O watchOS 11 chegará com mudanças mais brandas. A maior delas será o recurso Training Load — o qual, além de lhe ajudar o medir seu esforço durante os treinos, lhe trará mais insights sobre eles.

Um novo app, Vitals, trará mais informações de assuntos vitais do usuário como sono, batimentos e respiração em um só lugar.

Teremos também uma Smart Stack mais inteligente, mostradores mais personalizáveis e a possibilidade de pausar os anéis de atividade e definir diferentes metas para cada dia da semana.

macOS Sequoia 15

A nova versão do macOS, desta vez nomeado Sequoia, trará melhorias de produtividade. O principal recurso é o espelhamento do iPhone, que lhe permitirá controlar o iPhone diretamente pelo Mac (incluindo receber notificações e arrastar arquivos entre os dois).

Entre outras novidades, está um novo app Senhas (presente também no iOS/iPadOS 18), aprimoramentos baseados em IA ao Safari, redimensionamento automático de janelas e melhor compatibilidade com jogos Windows.

visionOS 2

Mesmo tendo sido lançado apenas em fevereiro deste ano, o Apple Vision Pro já receberá a sua versão 2.0 até o final do ano.

Dentre as novidades, estarão a possibilidade de transformar fotos tradicionais 2D em fotos espaciais 3D, novos gestos para controlar o dispositivo, expansão do suporte do Modo Viagem (Travel Mode) para viagens em trens e até suporte a dois monitores 4K lado a lado ou ultra-wide no recurso Mac Virtual Display.

tvOS 18 e AirPods

Por fim, o tvOS 18 terá o recurso InSight, o qual exibirá informações sobre o filme ou a série sendo reproduzida (como elenco, personagens, músicas, etc.), melhorias ao Aprimorar Diálogo (incluindo a possibilidade de usá-lo em alto-falantes integrados da televisão ou conectados via HDMI), legendas automáticas, dentre outras novidades.

Os AirPods Pro de segunda geração, por sua vez, ganharão a possibilidade de responder perguntas da Siri apenas assentindo ou negando com a cabeça, Isolamento de Voz e modo jogos para o Áudio Espacial Personalizado.

Apple Intelligence

Também anunciada durante a WWDC24 foi a suíte de recursos baseados em inteligência artificial da Apple — nomeada, muito espertamente, de Apple Intelligence.

Presente no iOS 18, no iPadOS 18 e no macOS Sequoia 15, a Apple Intelligence adicionará uma camada de recursos integrados ao sistema pautados em IA, incluindo identificar e remover objetos indesejados de fotos, gravar, transcrever e resumir áudio de ligações e gravações, criação de fotos e emojis personalizados (agora conhecidos como Genmojis), resumo de notificações, reescrita de textos, priorização de emails e muitas outras funções.

Além disso, a Apple anunciou uma Siri totalmente renovada, estreando um novo visual e recursos de compreensão mais avançados. A rumorada integração com LLMs de terceiros também veio, já que agora a Siri terá acesso direto ao ChatGPT (fruto da sua parceria com a OpenAI), o qual poderá responder aquelas perguntas que a assistente da Maçã ainda não está treinada, além de ajudar na construção de textos e imagens.

Estas novidades, infelizmente, estarão disponíveis apenas em inglês inicialmente nos Estados Unidos, nos iPhones 15 Pro/15 Pro Max e iPads/Macs com o chip M1 ou posteriores.

Updates no Final Cut Pro

A Apple também aproveitou o meio do ano para atualizar a sua suíte de softwares de edição de vídeos e áudio, incluindo o Final Cut Pro para iPad 2 e Mac 10.8, Motion 5.8 e Compressor 4.8, os quais já estão disponíveis para download.

A nova versão do Final Cut Pro promete renderizações até duas vezes mais rápidas nos recém-lançados iPads Pro com chip M4, além de suportar mais streams de vídeo ProRes RAW comparado ao chip M1. Além disso, o app veio com novas funções avançadas para o uso do Apple Pencil Pro, bem como recursos de inteligência artificial como Aprimorar Luz e Cor e Suavizar Câmera Lenta (também presentes na nova versão do app para macOS).

O anteriormente anunciado Final Cut Camera agora também já está disponível para download. O aplicativo de gravação profissional para iPhones conta com controle manual de exposição, foco, balanço de branco, ISO e suporte ao recurso Live Multicam do Final Cut Pro para iPad — facilitando a captura e a sincronização de múltiplos ângulos.

Por fim, o Motion 5.8 e o Compressor 4.8 também receberam atualizações, trazendo melhorias de estabilidade e novas funcionalidades compatíveis com os novos recursos do Final Cut Pro.

Big Techs em alta

Os anúncios da WWDC24 certamente levantaram o ânimo dos investidores, já que, apenas alguns dias após a conferência, as ações da empresa fecharam o dia em grande alta e mantiveram recordes sucessivos a partir daí.

Recentemente, a Maçã voltou a ser a empresa mais valiosa do mundo e vem se mantendo na dianteira, mostrando que as novidades anunciadas de fato agradaram o mercado.

Fato é que a briga entre essas gigantes está longe de acabar, portanto fiquemos de olho nos próximos capítulos.


Veremos quais serão os destaques do mês de julho! Até lá. 😃

Adicionar aos favoritos o Link permanente.