Parque das Aves promove ação educativa sobre colisões de aves com vidros

Parque das Aves

Você sabia que, segundo estimativas internacionais, mais de um bilhão de aves morrem anualmente devido a colisões com vidros? No Brasil, o problema ainda é pouco estudado, mas uma campanha do Observatório de Aves da Mantiqueira (OAMa), da qual o Parque das Aves faz parte, busca mudar esse cenário.

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

LEIA TAMBÉM: Parque das Aves registra nascimento inédito de ave em risco de extinção

Nesta sexta-feira (28), o local realiza uma exposição educativa sobre os impactos das colisões de aves com vidros e as soluções para reduzir esse problema. A ação acontece no Espaço de Educação Ambiental, dentro da trilha de visitação, das 9h às 16h.

O objetivo é sensibilizar os visitantes sobre como pequenas mudanças no ambiente podem evitar milhares de mortes de aves causadas por esse tipo de acidente.

De acordo com Gabriela Possato, supervisora pedagógica de Educação para Conservação do Parque das Aves, a colisão de aves com vidros é uma ameaça invisível. No entanto, representa grande impacto para a biodiversidade. “Muitas vezes, sem perceber, nossas construções urbanas acabam colocando em risco espécies que vivem próximas a nós. Com essa exposição, queremos conscientizar as pessoas sobre como cada um pode fazer sua parte para minimizar esse problema, aplicando soluções acessíveis dentro de casa”, destaca.

Soluções práticas para evitar colisões

Os vidros refletem o ambiente ao redor, fazendo com que as aves não percebam a barreira e colidam em alta velocidade. Para evitar esses acidentes, algumas soluções podem ser aplicadas:

  • adesivos: colocar adesivos com espaçamento adequado nas janelas ajuda as aves a enxergarem a barreira;
  • marcadores visíveis: desenhar padrões com canetas à base de água ou utilizar adesivos UV, que refletem para as aves;
  • modificações no ambiente: posicionar comedouros e bebedouros a pelo menos dez metros de distância de janelas, evitar plantas muito próximas aos vidros e fechar cortinas quando possível.

Além disso, se uma ave colidir com uma janela, é importante mantê-la em segurança, longe de predadores domésticos, e entrar em contato com o Instituto Água e Terra (IAT) para encaminhamento adequado.

OAMa e conservação das aves

A exposição faz parte do Programa Ações Pró-Aves, uma iniciativa do OAMa com apoio do ICMBio. A iniciativa integra as campanhas do Plano de Ação Nacional para a Conservação das Aves da Mata Atlântica (PAN Aves da Mata Atlântica). O PAN é uma estratégia coordenada pelo ICMBio para proteger espécies ameaçadas de extinção, identificando as principais ameaças e propondo ações para combatê-las.

Atualmente, existem vários PANs em andamento no Brasil, como o PAN Aves da Caatinga, PAN Aves do Cerrado e Pantanal, PAN Aves Marinhas, PAN Aves da Amazônia e PAN Aves Limícolas Migratórias. O Parque das Aves integra o PAN Aves da Mata Atlântica, focando na conservação de espécies desse bioma.

Parque das Aves

O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica, é o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas. Com mais de 30 anos de atuação, é uma instituição privada. No local, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo por meio da visita ao parque, consumo nos restaurantes do complexo gastronômico e compras na loja de suvenires.

Serviço

Exposição da campanha sobre colisões de aves com vidros

Parque das Aves – Espaço de Educação Ambiental

28 de fevereiro, das 9h às 16h

Valor: incluso no passeio

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!

O post Parque das Aves promove ação educativa sobre colisões de aves com vidros apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.