92% dos estudantes universitários já utilizam IA em seus estudos

A inteligência artificial (IA) se tornou parte essencial da rotina dos estudantes universitários no Reino Unido. Um novo relatório do Higher Education Policy Institute (HEPI) revelou que 92% dos alunos utilizam ferramentas de IA generativa, como o ChatGPT, para seus estudos. Além disso, 88% afirmaram que já usaram IA em exames.

Os números mostram um crescimento expressivo no uso da tecnologia. Em fevereiro de 2024, apenas 66% dos estudantes relataram utilizar IA para estudos e 53% para provas. O aumento indica que a tecnologia se tornou ainda mais acessível e integrada à vida acadêmica.

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IA auxilia estudantes a economizar tempo e melhorar trabalhos

A pesquisa aponta que os principais motivos para o uso da IA incluem economia de tempo, melhora na qualidade dos trabalhos e suporte instantâneo. Entre os entrevistados, alunos de cursos da área de ciências exatas (STEM), estudantes mais ricos e do sexo masculino mostraram maior entusiasmo com a tecnologia.

Estudantes universitários IA
Annie Spratt/Unsplash

Por outro lado, os principais receios dos alunos quanto ao uso da IA envolvem acusações de trapaça, resultados falsos ou distorcidos e viés nas respostas. Mulheres e estudantes mais jovens demonstraram maior preocupação com esses riscos.

Universidades aprimoram políticas e monitoramento do uso de IA

Apesar do uso crescente, as universidades do Reino Unido têm implementado medidas para garantir a integridade acadêmica. Segundo o estudo, 80% dos estudantes afirmam que suas instituições possuem diretrizes claras sobre IA.

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Além disso, 76% acreditam que as universidades conseguem identificar o uso de IA em atividades avaliativas. Isso sugere que, embora muitos utilizem a tecnologia, há uma percepção de que as instituições estão atentas a possíveis irregularidades.

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Professores estão mais preparados para lidar com IA

Outro dado relevante é que o preparo dos professores para lidar com IA também melhorou. O percentual de estudantes que considera os docentes bem treinados para abordar o tema subiu de 18% para 42% em um ano.

Isso demonstra que a IA não apenas se consolidou no cotidiano acadêmico, mas também impulsionou mudanças na abordagem das instituições de ensino superior.

Tendência global e desafios futuros

O uso de IA entre estudantes universitários não se limita ao Reino Unido. Em diversos países, a tecnologia tem transformado a forma como os alunos acessam e produzem conhecimento. No entanto, o desafio para as universidades é equilibrar inovação e ética, garantindo que a IA seja utilizada de maneira responsável.

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Com o avanço das ferramentas de IA generativa, é provável que as discussões sobre sua regulamentação e impacto na educação continuem crescendo nos próximos anos.

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Fonte: engadget

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