Ibovespa tem projeção para 2025 cortada pela Genial

Ibovespa
Ibovespa / Foto: CanvaPro

Sem gatilhos para uma recuperação do Ibovespa faltando duas semanas para encerrar as negociações na Bolsa este ano, a Genial Investimentos projeta que o índice feche o ano a 122 mil pontos, pontuação menor que a projeção anterior de 133 mil pontos antes do pacote de corte de gastos do governo federal. A casa afirmou não ver o índice ultrapassando o patamar de 140.600 pontos nos próximos 12 meses.

Na avaliação do estrategista de ações da Genial Investimentos, Filipe Villegas, até outubro o índice deve chegar a 147.400 pontos ao final de 2025. A Casa revisou a projeção por conta das condições atuais do mercado e das perspectivas futuras, com base em um cenário neutro.

 “A deterioração das contas públicas tem impactado negativamente o câmbio e as taxas de juros, criando um ambiente menos favorável para investimentos. Além disso, a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos adiciona incertezas, já que há uma percepção de que suas políticas podem fortalecer o dólar e pressionar a curva de juros americana, influenciando negativamente o mercado brasileiro”, consta em relatório da Casa.

A Genial destacou, do lado positivo para os próximos 12 meses, que a B3 tem um valuation atrativo, negociando a 1 desvio padrão abaixo de sua média histórica, de acordo com o “Valor”.

“Esse patamar sugere um potencial de valorização, especialmente considerando o ciclo microeconômico favorável, que indica a continuidade na melhora dos resultados corporativos ao longo dos próximos trimestres”, explicou a empresa.

Além disso, na avaliação, a casa citou que o retrato atual da Bolsa pode se ruma janela para que os investidores iniciem compras ou aumentarem sua exposição ao Ibovespa, já que o índice está sendo negociado abaixo da sua média de 6 meses, localizada em 129.410 pontos. 

“No entanto, é essencial que essas movimentações sejam feitas com cautela, dado o cenário de incertezas”, enfatiza Villegas.

A Genial notou uma demanda maior dos investidores expostos no Ibovespa por papéis mais voláteis, atraídos pela atratividade e pela assimetria presente no mercado brasileiro.

“A forte desvalorização de muitos ativos criou níveis de preço que despertam interesse, especialmente entre investidores dispostos a assumir maior risco. Apesar do cenário econômico ainda incerto, os valuations descontados e o potencial de recuperação estão incentivando uma maior alocação em ações de maior beta [indicador que aponta um rendimento acima da média do mercado], que tendem a amplificar os movimentos de alta quando o mercado se estabiliza”, citou o relatório.

O post Ibovespa tem projeção para 2025 cortada pela Genial apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.