Google anuncia Android XR para dispositivos de realidade aumentada e estendida

O Google anunciou nesta quinta-feira (12) o Android XR. Ele é um novo sistema operacional desenvolvido para dispositivos de realidade aumentada (AR) e realidade estendida (XR).

A iniciativa da companhia busca expandir o ecossistema Android para atender a uma nova geração de dispositivos. Entre eles, headsets e óculos inteligentes, além de prometer integrar ferramentas avançadas de inteligência artificial (IA) para aprimorar a interação dos usuários.

Foto: Divulgação/Google

Desenvolvido em parceria com a Samsung, o Android XR combina anos de investimento em tecnologias de AR, VR e IA. De acordo com o Google, a empresa criou a plataforma para tornar a interação com dispositivos mais natural e intuitiva, permitindo que os usuários realizem tarefas de novas maneiras.

Dessa forma, a empresa destaca que o Android XR dará suporte a desenvolvedores e fabricantes de dispositivos com ferramentas conhecidas. Entre eles ARCore, Android Studio, Unity e OpenXR.

Os primeiros dispositivos baseados no Android XR serão lançados em 2025. O headset de codinome Project Moohan, produzido pela Samsung, será o pioneiro dessa nova fase. Assim, oferecendo uma experiência híbrida que combina imersão total em ambientes virtuais com a possibilidade de permanecer conectado ao mundo real.

Leia mais

  • Gemini 2: Google lança nova geração de sua IA multimodal
  • CEO do Google quer usar SpaceX de Elon Musk para computação quântica no espaço
  • Android: como ativar o leitor de PDF no Google Chrome

Recursos e funcionalidades do Android XR do Google

Com o Android XR, o Google planeja oferecer uma experiência integrada em relação a esses dispositivos. Dessa forma, permitir que usuários acessem aplicativos conhecidos do ecossistema Android diretamente em dispositivos XR. Entre as funcionalidades anunciadas estão:

Foto: Divulgação/Google
  • Assistente Gemini: um assistente de IA que interpreta comandos do usuário, facilita pesquisas e oferece suporte a diversas tarefas.
  • Integração de apps do Google: aplicativos como YouTube, Google TV, Google Photos e Google Maps terão versões otimizadas para XR, incluindo recursos como visualização imersiva e múltiplas telas virtuais.
  • Compatibilidade com Google Play: a plataforma suportará aplicativos móveis e de tablet existentes, enquanto novos conteúdos imersivos serão lançados ao longo de 2025.

Além dos headsets, o Google também expandirá o Android XR para óculos inteligentes, com foco em usabilidade no dia a dia. Esses dispositivos permitirão acesso rápido a informações, como direções, traduções e notificações, sem a necessidade de um smartphone.

O Google está convidando desenvolvedores e fabricantes a explorar as possibilidades do Android XR. Além disso, a empresa norte-americana disponibilizou uma prévia do sistema operacional para desenvolvedores interessados em criar aplicativos e jogos para dispositivos XR.

Fonte: Google

Conteúdo Relacionado
Vazam detalhes da caneta Stylus do Google Pixel Tablet

Será?

Vazam detalhes da caneta Stylus do Google Pixel Tablet

Adicionar aos favoritos o Link permanente.