HD, Full HD e Ultra HD: quais as diferenças entre os tipos de resolução

Quanto maior a resolução de uma imagem ou vídeo, melhor será a sua qualidade. Esses parâmetros são indicados por siglas e termos como HD, Full HD ou Ultra HD. Entender qual é o significado de cada um deles torna mais fácil a compreensão entre os diferentes tipos de resolução.

De forma simples, podemos dizer que a resolução de uma imagem é a quantidade de pixels que ela exibe na largura e na altura. Em outras palavras, é como se você dividisse a imagem em pequenos quadradinhos – em que cada quadradinho representa um pixel. Quanto maior o número de quadradinhos (pixels), maior a resolução.

Resoluções de imagen

Principais tipos de resolução de vídeo

Existem diversas formas de informar qual é a resolução de um vídeo. Para evitar a confusão com muitos números que poderiam confundir os consumidores, a indústria optou por criar termos referente a cada tipo de resolução de vídeo. Fica mais fácil compreender, por exemplo, que 8K é melhor do que 4K, do que se lembrar de uma resolução como 7680 x 4320 pixels.

Sendo assim, temos que as principais resoluções de imagem são:

  • SD (Standard Definition)
  • HD (High Definition)
  • FHD (Full HD)
  • 2K (Quad HD)
  • 4K (Ultra HD)
  • 5K
  • 8K
  • 10K

Vale lembrar que elas não são as únicas. Existem diversas outras medidas de resolução intermediária entre elas como QVGA (320 x 240 pixels) ou VGA (720 x 480 pixels). Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas.

SD – Standard Definition

SD é uma sigla para standard definition (“definição padrão”, em tradução direta). Ela também é conhecida como 480p, numa indicação que a imagem tem 480 linhas de altura. Em geral, a medida aqui é 720 x 480 pixels (na proporção 16:9) ou 640 x 480 pixels (na proporção 4:3). Embora receba o nome de “padrão”, essa qualidade de imagem é considerada ultrapassada e de baixa resolução.

HD – High Definition

HD é uma sigla para high definition (“alta definição”, em tradução direta). Ela também é conhecida como 720p, numa indicação que a imagem tem 720 linhas de altura. A medida da imagem aqui é de 1280 x 720 pixels na proporção 16:9 (widescreen). Essa qualidade de imagem foi utilizada em DVDs, mas sua nomenclatura também ficou defasada com o tempo.

FHD – Full High Definition

FHD ou FullHD é uma sigla para full high definition (“definição completamente alta”, em tradução direta. Ela também é conhecida como 1080p, numa indicação de que a imagem tem 1080 linhas de altura. A medida da imagem aqui é de 1920 x 1080 pixels, também na proporção widescreen. Ainda hoje essa é uma das qualidades de imagem mais utilizadas, dada a sua relação equilibrada entre qualidade e tamanho do arquivo comprimido.

2K – Quad HD

2K ou Quad HD é uma sigla para quad high definition (“definição alta quádrupla”, em tradução direta). Ela também é conhecida como 1440p, numa indicação de que a imagem tem 1440 linhas de altura. Esta resolução representa o dobro da largura e da altura da HD e o termo quad se refere ao fato de que a contagem de pixels aqui é quatro vezes maior.

4K – Ultra HD

4K ou Ultra HD é uma sigla para ultra-high definition (“definição alta ultra”, em tradução direta). Ela também é conhecida como 2160p, numa indicação de que a imagem tem 2160 linhas de altura. Esse padrão foi estabelecido em 2012 e hoje é o mais cobiçado em TVs e vídeos em geral. O popular 4K é o que há de melhor em termos de resolução acessível para o grande público, mas muito do conteúdo consumido nesse formato é possível graças ao processo de upscalling.

5K

A resolução 5K se refere a imagens com mais de 5 mil pixels na horizontal. O padrão mais comum é o de 5120 x 2880 pixels na proporção 16:9. São poucos os equipamentos que utilizam esse formato e eles são mais comuns em monitores para edição de vídeos. O Apple Studio Display e o LG Ultra Fine são dois exemplos de produtos que oferecem essa resolução.

8K

A resolução 8K se refere às imagens com 7680 x 4320 pixels. Ou seja, são 7680 linhas de altura. Atualmente, é considerada o “próximo passo” em resoluções de TVs e monitores. Os poucos modelos compatíveis com esse formato de imagem são caros e inacessíveis para o grande público e, além disso, há muito pouco conteúdo gravado originalmente nessa resolução. Nós testamos a LG Z3, uma TV OLED 8K.

10K

A resolução 10K se refere às imagens com 10240 x 4320 pixels. Em geral, o termo indica imagens com mais de 10 mil linhas de altura. Esse formato ainda é utilizado em caráter experimental e são raríssimos os sistemas compatíveis com imagens desse porte. Ao menos por enquanto, não há planos para adoção desse formato em breve, exceto por algumas aplicações de realidade virtual.

Qual é a resolução ideal para uma imagem?

Não há uma resposta ideal para essa pergunta e a resposta é: depende da aplicação que estamos falando. Como já mencionamos, a resolução de uma imagem leva em consideração a quantidade de pixels na horizontal e na vertical. Em telas maiores, como TVs, essa “pixelização” é mais perceptível do que em telas menores, como as de celulares.

Por isso, assistir a um vídeo com resolução Full HD em um smartphone é mais confortável para os nossos olhos do que ver o mesmo conteúdo em uma TV de 65 polegadas. Geralmente, podemos dizer que quanto maior a tela, melhor é o resultado com uma imagem de resolução mais alta.

Em um celular, uma imagem 8K teria pouca diferença visual em relação a uma imagem 4K, já que o olho humano teria muito mais dificuldade para perceber essa pixelização. Por outro lado, para gerar uma imagem 8K em um celular seria preciso utilizar um display mais caro e com maior consumo de energia.

Outro fator que deve ser mencionado é a percepção de cada usuário. Algumas pessoas têm mais dificuldade do que outras para perceber diferenças entre as diferentes resoluções. Olhos mais treinados conseguem rapidamente perceber nuances mais sutis de qualidade, mas a maior parcela do público não vê diferença significativa entre conteúdos Full HD e 4K.

Conteúdo Relacionado
O que é e como funciona o upscaling nas TVs?

Além do visível

O que é e como funciona o upscaling nas TVs?

Adicionar aos favoritos o Link permanente.