Apple libera macOS Sequoia 15 com atalhos de gerenciamento de janelas, Espelhamento do iPhone e mais

Meses após apresentá-lo durante a WWDC24, a Apple finalmente liberou hoje a versão final do macOS Sequoia 15 para todos seus usuários, que embora ainda não traga as novidades da Apple Intelligence, ainda está cheio de adições bastante interessantes que deverão complementar e muito a experiência de uso do sistema.

Quem já estava testando o sistema operacional e chegou a instalar a sua última Release Candidate (de compilação 24A335), liberada na semana passada, não precisará fazer um novo download, é claro.

Eis os Macs compatíveis com o macOS Sequoia 15

Como já faz um tempinho desde que falamos das novidades do novo sistema pela última vez, que tal darmos uma relembrada nos seus recursos? 😉

Atalhos para o gerenciamento de janelas

Um dos recursos mais pedidos por usuários da Apple há pelo menos uma década, os novos atalhos de gerenciamento de janelas do macOS Sequoia tornam muito mais fácil a tarefa de posicionar os seus aplicativos exatamente do jeito que você quer na tela do seu computador.

Se antes era necessário baixar um aplicativo de terceiro para fazer isso, agora basta arrastar uma janela qualquer para os cantos ou para os lados da tela de modo a redimensioná-la para um tamanho predeterminado.

Você também pode segurar a tecla ⌥ option para visualizar esse atalhos rapidamente enquanto arrasta uma janela, bem como ao passar com o cursor do mouse no botão verde do “semáforo” no canto superior esquerdo da janela. Também é possível fazer isso de maneira ainda mais rápida com atalhos de teclado.

Espelhamento do iPhone

Talvez a novidade mais interessante do sistema, o aplicativo Espelhamento do iPhone (iPhone Mirroring) possibilita que você visualize a tela do seu iPhone no Mac e interaja com ele por meio do seu teclado e mouse, inclusive com suporte a gestos — e tudo isso enquanto o seu telefone continua bloqueado do outro lado de um cômodo, por exemplo.

O Espelhamento do iPhone também deixa você visualizar as notificações do seu iPhone diretamente pela Central de Notificações do Mac. Clicar em uma delas inicia automaticamente o espelhamento e abre o app em questão.

E não para por aí: em breve, será possível arrastar arquivos do Mac para o seu iPhone (e vice-versa) usando esse recurso, o que com certeza acelerará muitos workflows.

Senhas (Passwords)

Se antes para ver todas as senhas salvas no seu Mac era necessário usar o app Acesso às Chaves (Keychain Access) ou as Chaves do iCloud (iCloud Keychain), agora temos algo muito mais robusto e completo: o aplicativo Senhas (Passwords).

Divulgação/Apple

A novidade lembra bastante utilitários como o famoso 1Password e sincroniza todas as suas credenciais na nuvem, permitindo que você as acesse rapidamente de qualquer dispositivo da Apple (e de desktops Windows com o app do iCloud instalado).

Também é possível usar o app para salvar redes Wi-Fi, Chaves-senha (Passkeys) e códigos de verificação e para compartilhar credenciais com outras pessoas. Ao contrário de soluções de terceiros, no entanto, ele não deixa você salvar coisas como documentos e cartões de crédito.

Presenter Preview

O macOS 15 também introduzirá o chamado Presenter Preview (“Pré-visualização do Apresentador”, em tradução livre), recurso que permitirá visualizar o que será compartilhado antes de exibir sua tela para outras pessoas, evitando erros e constrangimentos. O mesmo vale para apresentações do Keynote, dando ao usuário uma noção de onde cada elemento de uma apresentação estará antes de ele começar a compartilhar a sua tela.

O Background Replacement (“Substituição de Fundo”, em português), por sua vez, deixa você trocar o fundo da sua câmera por fundos predeterminados ou imagens da biblioteca, adicionando um quê de personalização as chamadas.

Safari

O Safari recebeu uma atenção especial nessa atualização e agora lhe dá um controle maior sobre o conteúdo das páginas que você navega.

O recurso Ocultar Itens que Distraem (Distraction Control), por exemplo, deixa você esconder conteúdos de uma página que possam estar atrapalhando o seu foco. Os Highlights (“Destaques”, em tradução livre), por sua vez, colocam informações úteis em evidência, como direções de mapas e vídeos em páginas da web.

O navegador agora usa IA para gerar resumos e tabelas de conteúdo no modo Visualização do Leitor (Reader), além de trazer uma nova opção que faz qualquer vídeo ser reproduzido no player nativo do sistema. Ele também coloca vídeos no modo Picture-in-Picture (PiP) automaticamente quando você sai de uma página.

Outras novidades

Obviamente, vários dos recursos introduzidos com o iOS/iPadOS 18 também estão presentes do macOS 15, além de outras novidades menores. Eis alguns exemplos:

  • O app Calculadora (Calculator) agora pode resolver expressões, converter unidades e exibir um histórico de cálculos anteriores.
  • O app Notas (Notes) traz agora suporte para as Math Notes, as quais também podem ser acessadas pelo app Calculadora por meio de um atalho, além de deixar você gravar notas em áudio — as quais podem ser transcritas depois e são completamente buscáveis.
  • O app Lembretes (Reminders) agora está integrado ao app Calendário (Calendar) e vice-versa.
  • O app Mensagens (Messages) ganhou uma série de efeitos dinâmicos de texto que podem ser aplicados a letras, palavras, frases e até emojis no iMessage. Há também novas opções de formatação de texto (negrito, sublinhado, tachado e itálico).
    Além disso, também é possível agora reagir a uma mensagem com qualquer emoji, bem como definir um horário no qual um recado deve ser enviado (Send later).
  • Os mapas topográficos do app Mapas (Maps) exibem agora trilhas, linhas de contorno, dados de elevação e pontos de interesse. Rotas de caminhada e trilhas, por sua vez, agora podem ser criadas pelos próprios usuários e acessadas depois na Biblioteca (Places Library).
  • O app Fotos (Photos) foi redesenhado e agora está bem mais personalizável. Ele também ganhou as seções “Utilities” e “Recovered”, que contam com fotos e vídeos de coisas como documentos/recibos e imagens corrompidas resgatadas pelo sistema, respectivamente.

Aos interessados, também publicados um vídeo que mostra todas essas novidades com mais detalhes:

Bom update! 🖥💻

Adicionar aos favoritos o Link permanente.