Liquid Glass chegou: Apple apresenta novo design de software para todos os seus produtos

Em apresentação realizada na tarde desta segunda-feira (9), a Apple anunciou um novo estilo de design que vai contemplar todos os produtos da empresa. Trata-se do Liquid Design, atualização que estará presente no iPhone, iPad, MacOS, Apple Watch e Apple TV+.

O Liquid Glass sugere um visual translúcido, que reflete e refrata o ambiente, transformando-se de maneira dinâmica para destacar o conteúdo. Elementos como controles, menus de navegação, widgets e ícones de apps vão ganhar essa nova roupagem a partir da próxima atualização.

Como foi ressaltado na apresentação, essa é a maior mudança visual em termos de design de software desde o iOS 7, lançado há uma década.

Mudanças também na nomenclatura de software

Para aumentar a integração, a Apple optou por unificar também a numeração das nomenclaturas. O Atual iOS 18, por exemplo, será o último com o número “de série”. A partir da próxima atualização entre em cena o iOS 26, numa referência ao ano predominante do lançamento.

Nesta segunda, a Apple libera versões para desenvolvedores do iOS 26, iPadOS 26, macOS Tahoe 26, watchOS 26, visionOS 26 e tvOS 26. As versões beta de todos os sistemas serão liberadas já no próximo mês, com as versões finais prometidas para “em breve”. Elas devem chegar para todos no mês de setembro, junto com o lançamento da próxima geração de iPhone.

Seguindo a mesma tendência, a Xiaomi anunciou mais cedo que também mudará a nomenclatura do seu HyperOS seguindo a mesma lógica.

Apple Liquid Glass
Imagem: Divulgação/Apple.

Liquid Glass: a visão expressiva da Apple

A Apple apresentou o Liquid Glass, novo material visual do seu ecossistema, inspirado na profundidade e na dimensionalidade do visionOS. Com um design translúcido e adaptável, o Liquid Glass simula o comportamento do vidro real, mudando de cor conforme o conteúdo ao redor e alternando automaticamente entre modos claro e escuro.

Desenvolvido em parceria entre as equipes de design e engenharia da Apple, o material utiliza renderização em tempo real, com efeitos de brilho especular que reagem dinamicamente ao movimento. O objetivo é oferecer uma experiência visual mais imersiva e responsiva em dispositivos como iPhone, iPad, Mac, Apple Watch e Apple TV.

Liquid Glass Apple
Imagem: Divulgação/Apple.

O Liquid Glass está presente desde elementos de interface menores, como botões, controles e texto, até componentes maiores, como barras de navegação e abas. Ele também integra as principais áreas do sistema, como a Tela Bloqueada, Tela de Início, Central de Controle e notificações, promovendo uma interface mais moderna e fluida.

Essa atualização reflete os avanços da Apple em hardware, chips e tecnologia gráfica, elevando a experiência do usuário em todo o ecossistema.

Apps também ganham novo design

A Apple redesenhou a interface de seus sistemas com foco em clareza, integração visual e usabilidade. A atualização busca destacar o conteúdo e torná-lo mais intuitivo, alinhando a interface às curvas do hardware moderno e otimizando a experiência entre software e dispositivo.

Controles, barras de ferramentas e navegação foram reformulados para se adaptar melhor às janelas arredondadas e ao novo material Liquid Glass. Esses elementos funcionam como uma camada funcional sobre o conteúdo dos apps, recuando ou se transformando conforme o contexto. Agrupamentos inteligentes facilitam o acesso às funções mais usadas.

Apple Liquid Glass
Imagem: Divulgação/Apple.

No iOS 26, as barras de abas agora se contraem automaticamente ao rolar a tela, priorizando o conteúdo sem comprometer a navegação, que permanece acessível. Ao rolar para cima, elas se expandem suavemente. No iPadOS e macOS, as novas barras laterais oferecem uma experiência mais imersiva, como no app Apple TV, ao refratar o conteúdo do plano de fundo e refletir elementos do ambiente, mantendo a noção de contexto.

Essas mudanças visuais e funcionais estão presentes em apps importantes como Câmera, Fotos, Safari, FaceTime, Apple Music, Apple News e Apple Podcasts, garantindo uma experiência mais fluida, moderna e integrada em todo o ecossistema Apple.

Todos os sistemas integrados e com o mesmo visual

A Apple estendeu seu novo design a todos os sistemas operacionais — iOS, iPadOS, macOS, watchOS e tvOS — com foco em integração visual e personalização. As mudanças impactam diretamente as experiências do sistema, incluindo a Tela Bloqueada, Tela de Início, Mesa e Dock.

Na Tela Bloqueada, o horário agora é renderizado com Liquid Glass, posicionando-se dinamicamente atrás das imagens de fundo. A tecnologia preserva o destaque das fotos usadas como papel de parede e melhora a legibilidade, sem interferir no conteúdo principal.

Liquid Glass
Imagem: Reprodução/Apple

A Tela de Início e o Dock foram redesenhados com camadas de Liquid Glass, que adicionam profundidade, reflexos especulares e transparência aos ícones de apps e widgets. No novo macOS Tahoe, os usuários podem personalizar a Mesa e o Dock com versões em modo claro ou escuro, novas cores vibrantes e uma aparência translúcida refinada.

A barra de menus, agora completamente transparente, contribui para uma sensação de espaço ampliado na tela. As atualizações reforçam a identidade visual do sistema e oferecem mais controle estético, mantendo a familiaridade esperada pelos usuários da Apple.

Fonte: Apple

Conteúdo Relacionado
Crise na Apple! Siri não consegue evoluir e IA no iPhone fica pra trás

Complicado

Crise na Apple! Siri não consegue evoluir e IA no iPhone fica pra trás

Adicionar aos favoritos o Link permanente.