
A Gol (GOLL4) abandonou nesta sexta-feira (6) o processo de recuperação judicial nos EUA. Empresa também iniciou o processo de reestruturação com base no Chapter Eleven, afirmou o E Investidor.
Em recuperação judicial desde 2024, a Gol foi a segunda empresa brasileira a pedir proteção judicial nos EUA e reestruturação com base no Chapter 11. A medida se deu após o atraso na entrega de aeronaves motivado pela pandemia de Covid-19. Os documentos da reestruturação foram entregues hoje por advogados em Nova Iorque. Valor final da controladora foi fixado em US$1,3 bilhão.
Celso Ferrer, CEO da GOL, afirma que o setor de aviação brasileiro é difícil, mas que planeja um expansão da companhia. “Estamos saindo super fortes. É um plano de cinco anos que se sustenta. A gente fez esse plano sem contar com a ajuda do governo”, disse Ferrer. “Precisamos (o setor aéreo) de uma agenda mais estruturante para resolver a longo prazo esse setor. O que eu coloquei no meu plano é um crescimento, sim, mas se a gente olhar para o potencial que tem o Brasil, ele poderia ser muito maior.” disse à Reuters.
O plano da empresa é maximizar a capacidade das aeronaves, mantendo os custos baixos e recuperando a escala pré-pandemia. “Nossa meta é atingir a capacidade que tínhamos em 2019 até 2026. Portanto, só depois de sete anos é que retornaremos ao tamanho que tínhamos no mercado doméstico”, disse Ferrer. “Durante a crise, tivemos até 30 aeronaves paradas e teremos zero até o primeiro trimestre de 2026.”
A Gol agora detém aproximadamente US$900 milhões em reservas de caixa e planeja receber cinco aeronaves Boeing (NYSE:BA) 737 MAX ainda em 2025.
Parceria entre Gol e Azul
A Azul (AZUL4) foi a terceira companhia aérea a pedir recuperação judicial nos EUA e recentemente foi rebaixada pela agência Moody’s. Mesmo com dificuldades financeiras, as negociações de parceria entre Gol e Azul seguem em andamento.
Segundo Ferrer, um acordo final “só vai acontecer se for para acrescentar resultados. Se for para acrescentar rota, se for para acrescentar crescimento, se for melhor para todo mundo”.
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