Cadê os Agentes? O Caos da Mobilidade e Avanço da Arbitrariedade

                                     Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
        “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

Um desabafo do leitor Augusto Sandes:

“Desde a chegada da nova gestão municipal, uma pergunta paira sobre os motoristas e cidadãos que enfrentam diariamente o trânsito de Aracaju: onde estão os agentes de trânsito? Aqueles profissionais que, até pouco tempo atrás, estavam presentes em pontos estratégicos da cidade, sumiram — e o reflexo disso é o caos que se instalou em diversas vias importantes da capital.

Um dos maiores gargalos atualmente é o retorno da Avenida Pedro Valadares, em frente à academia Smart Fit. Nos horários de pico, o fluxo é tão intenso e desorganizado que chega a provocar engarrafamentos com quilômetros de extensão. O mesmo ocorre próximo ao antigo Bompreço, ainda na mesma avenida, e mais adiante, no retorno após o Hospital Primavera. Esses pontos, que historicamente exigem presença de agentes para organização e fluidez do trânsito, foram simplesmente abandonados.

A situação se agrava com as obras na Avenida Beira Mar, que redirecionaram um alto volume de veículos para essas rotas alternativas. O mínimo que se espera é que o poder público municipal, por meio de seus agentes, esteja presente para mitigar os impactos. Mas a ausência dos mesmos parece ter se tornado a nova regra.

Enquanto isso, de forma preocupante, policiais militares da PM/SE estão assumindo um papel que não lhes compete por natureza: a fiscalização e aplicação de multas de trânsito em caráter urbano, como se fossem agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). O caso mais emblemático aconteceu comigo na Praça Dom José Vicente Távora, no bairro Grageru, na última sexta-feira, 16 de maio de 2025.

Estacionei meu veículo no local onde não havia qualquer sinalização horizontal ou vertical indicando proibição. Mesmo assim, uma policial militar se aproximou e, de forma quase protocolar, avisou que “infelizmente” teria que me multar. Ao questionar a falta de sinalização, recebi como resposta um lacônico “verifique o art. 181 do CTB” antes que ela virasse as costas.

A surpresa maior veio ao saber que a presença daquela guarnição no bairro deveria atender a uma demanda legítima de segurança: moradores e pais de alunos haviam solicitado rondas devido aos assaltos constantes na saída das escolas. No entanto, a ação da equipe parecia mais voltada à repressão por conveniência: como meu carro supostamente atrapalhava o acesso da viatura ao terreno da praça, fui penalizado.

O mais intrigante? Já estacionei diversas vezes no mesmo local, com outras guarnições presentes, e nunca fui advertido, muito menos multado. Fica difícil não concluir que se tratava de uma retaliação disfarçada de cumprimento da lei, talvez por contrariar o conforto da equipe que permaneceu dentro do carro, sob o ar condicionado, enquanto o bairro continua vulnerável à criminalidade.

Infelizmente, esse tipo de comportamento representa a parte podre da laranja dentro da PM/SE. E é ainda mais revoltante quando contrastamos com a ausência dos agentes de trânsito, que de fato são os responsáveis legais pela organização da mobilidade urbana.

É preciso que a prefeitura se manifeste. É preciso que o comando da Polícia Militar se posicione. Os aracajuanos não podem continuar reféns do improviso e da arbitrariedade. O trânsito precisa de ordem, orientação e bom senso — não de perseguições mascaradas de fiscalização.”

Justa homenagem hoje na Câmara de Aracaju com a entrega do título de cidadania ao atleta e professor Yoakan Jocelis Por iniciativa do vereador Anderson de Tuca a Câmara Municipal de Aracaju, entregará hoje a tarde, a partir das 16h, o título de cidadania aracajuna ao atleta e professor Yoakan Jocelis Soares Brito que há muito tempo é orgulho, não só de Aracaju, mas de Sergipe levando o nome da capital e do Estado além fronteiras. Presidente do Clube União de Karate, como atleta Yoakan foi campeão 25 vezes sergipano, 8 vezes campeão brasileiro, Campeão Panamericano no México no ano passado, 2 vezes vice-campeão mundial  Inglaterra 202 WKO e Mundial da Hungria em 2023.  Hoje, além de professor do master, Yoakan é diretor Diretor de esporte de Alto Rendimento da Sejesp, Diretor fundador da SKIBrasil, Vice presidente da Confameb, Confederação de Artes Marciais Educativas do Brasil e Coordenação de arbitragem da CKIB. O titular deste espaço conhece Yoakan desde o início da carreira, há quase 30 anos numa amizade fraterna e que honra este espaço porque Yoakan, através do karate tem projetos sociais onde o jovem se torna um cidadão de bem, com valores e deveres.


Sergipe Rural retorna na Aperipê TV E a Aperipê TV volta a mergulhar no universo do campo com o retorno do programa Sergipe Rural. Já na primeira edição o programa vai mostrar a cadeia produtiva da tilápia, a Emdagro incentivo a expansão do IATF para ovinos e caprinos, além do Dia de Campo da Cafeicultura para os produtores da Sealba. Sábado, a partir das 76h e reprises no domingo e na quarta-feira na Aperipê TV. 

Comércio internacional No primeiro dia da Missão Internacional do Consórcio Nordeste 2025, em Doha (Catar), Sergipe apresentou seus principais projetos para embaixadores e investidores. O vice-governador Zezinho Sobral destacou pontos fortes de Sergipe, como a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), o turismo e o projeto de potássio, que visa a autossuficiência em fertilizantes no Brasil. Sobral também ressaltou a boa saúde fiscal do estado, a infraestrutura energética avançada e o crescimento social. A missão visa atrair investimentos estrangeiros para fortalecer o comércio internacional e o desenvolvimento sustentável da região Nordeste.

 Audiência Pública irá discutir o Protocolo de Consulta das Águas e direitos das mulheres marisqueiras de Sergipe A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) realizará na próxima sexta-feira (30), às 9h, a Audiência Pública com o tema “Protocolo de Consulta das Águas: direitos e garantias fundamentais das mulheres marisqueiras de Sergipe”. A programação contará com a presença do Movimento das Marisqueiras de Sergipe, representantes do Poder Público e da sociedade civil organizada.

Diálogo e relevância do debate O objetivo da ação é promover o diálogo sobre as ações e projetos que ameaçam o modo de vida tradicional das mulheres marisqueiras de Sergipe. Na ocasião, também será apresentado o Protocolo de Consulta das Águas, elaborado pelas comunidades tradicionais. A deputada estadual Linda Brasil (Psol), que preside a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, destaca a relevância do debate. “Esse será um espaço de escuta e diálogo, com o protagonismo das comunidades tradicionais de Sergipe que lutam por respeito e dignidade”, frisou a parlamentar.

Mutirão do Emprego O Governo de Sergipe realiza nesta terça-feira, 27, mais uma edição do ‘Mutirão do Emprego’, no município de Estância, Litoral Sul do estado. A atividade acontece a partir das 9h, na Praça Barão do Rio Branco, localizada na rua Capitão Salomão, e se dará por intermédio de uma parceria com a prefeitura local. Serão ofertadas cerca de 100 vagas pelas empresas do município, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), intermediadas pela plataforma GO Sergipe.

MPT-SE recebe futura secretária do Respeito às Políticas para as Mulheres de Aracaju A vice-procuradora-chefa do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), Clarisse Farias Malta, recebeu a visita da futura secretária Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres de Aracaju (Sermulher), a advogada Elaine Oliveira, acompanhada da coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cram), Luciana Ribeiro.

Atribuições O procurador-chefe do MPT-SE, Márcio Amazonas, também acompanhou a visita, na última sexta-feira (23), na sede da instituição. Criada recentemente, por meio do Projeto de Lei nº 40/2025, a Sermulher vai formular, coordenar e executar ações voltadas à promoção dos direitos das mulheres, no âmbito da administração pública municipal.

Estruturação Para começar a funcionar formalmente, a secretaria ainda está em fase de estruturação, mas a titular da pasta foi anunciada pela gestão do Município. Desde então, a advogada Elaine Oliveira disse que tem visitado órgãos e instituições. “A secretaria está nascendo em Aracaju e nada melhor do que estabelecer parcerias. O MPT-SE é um órgão de suma importância e poderá nos ajudar no processo de capacitação e garantia de direitos, oportunidades e autonomia para as mulheres”, ressaltou a futura secretária.

Compromisso de todos A vice-procuradora-chefa do MPT-SE, Clarisse Farias Malta, coordena o Comitê Regional de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade no MPT-SE, onde diversas ações para a promoção do respeito e da conscientização coletiva são realizadas. “Recebemos com muita alegria a futura secretária, pois este é um compromisso de todos nós: instituições, poder público e sociedade juntos, unidos no diálogo interinstitucional para combater, de forma efetiva, a violência, além de buscar oportunidades e empregabilidade das mulheres”, finalizou a procuradora.

           

 

 

 

 

 

 

Jovem Tech 2025 Estão abertas, até o dia 31 de maio, as inscrições para o Programa Jovem Tech 2025, que vai oferecer 300 vagas gratuitas para formação em áreas da tecnologia. A iniciativa é realizada pelo Instituto de Inovação de Sergipe (Inovase), com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Prefeitura de Aracaju. As aulas presenciais acontecerão no Caju Hub, na Orla da Atalaia, com carga horária total de 600 horas e certificação de Desenvolvedor Júnior. Podem participar jovens a partir de 16 anos, residentes em Sergipe. O conteúdo do curso abrange Desenvolvimento Web, Programação Mobile, Computação em Nuvem, Empreendedorismo e soft skills. As inscrições estão disponíveis nos sites https://jovemtech.dev.br/ e https://inovase.org/ .  Segundo o Inovase, o programa busca promover a inclusão produtiva e preparar a juventude sergipana para o mercado de trabalho na área da inovação.

Alerta O terceiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 identificou seis municípios sergipanos com alto índice de infestação. São eles: Pedra Mole (4,0); Nossa Senhora Aparecida (4,1); Nossa Senhora das Dores (5,4); Frei Paulo (6,7); Nossa Senhora da Glória (6,8) e Simão Dias (10,6). Outros 52 municípios apresentaram médio risco e 17 com baixo risco de infestação. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Alerta II “Salientamos a importância da continuidade das ações do controle vetorial, onde cada gestor municipal, com suas equipes de saúde, se atente para aqueles municípios com o alto índice confirmado pelo LIRAa, para que, juntos, possam desenvolver ações educativas, de prevenção e controle vetorial”, destacou a gerente de Endemias da SES, Sidney Sá.

 

 

 

 

 

Semana do MEI 2025 começa em Sergipe e vai até dia 30 de maio Começou ontem, 26, a Semana do MEI 2025, uma das maiores ações do Sebrae voltadas para quem deseja empreender, se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI) ou fortalecer o próprio negócio. O evento segue até o dia 30 de maio com uma programação gratuita, presencial e repleta de conteúdos práticos em vários municípios sergipanos.A iniciativa está sendo realizada pelo Sebrae Sergipe na capital, Aracaju — com atividades concentradas na Praça General Valadão —, e nas regionais de Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Itabaiana, Propriá e Estância, contemplando 33 municípios por meio das Salas do Empreendedor.

Evolução  “A Semana do MEI é um momento estratégico para quem quer começar ou evoluir no mundo dos negócios. Estamos presentes em boa parte dos municípios sergipanos, levando conhecimento e apoio prático aos empreendedores que movimentam a economia do estado, gerando emprego, renda e transformando vidas”, afirma Priscila Felizola, superintendente do Sebrae Sergipe.

MEI Voltada tanto para quem já é MEI quanto para quem deseja se tornar um, a programação oferece palestras, oficinas, orientações técnicas e atendimentos personalizados. Os temas incluem gestão financeira, marketing digital, formação de preços, vendas, acesso ao crédito e legislação atualizada — com foco também nas mudanças no regime tributário do MEI.

Programação Na regional de Aracaju, além das atividades diurnas na Praça General Valadão, haverá ações noturnas e solenidades especiais na Sala do Empreendedor de São Cristóvão, ampliando ainda mais o alcance da iniciativa. Cada regional contará com uma programação alinhada às demandas locais, garantindo que os conteúdos sejam úteis e aplicáveis à realidade dos pequenos negócios de cada região. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site: https://se.lojavirtualsebrae.com.br/loja/.

 

 

 

 

 

 

 

Banese lança Lotese e se torna o 1º banco público estadual do país a operar uma loteria Sergipe tem agora a 1ª loteria do país operada por um banco público estadual, entre os 5 existentes, e a 2ª operada por um banco público, pois o Banese lançou na manhã desta segunda-feira, 26, a Loterias de Sergipe (Lotese). A nova empresa atuará em todo o estado com mais de 600 tipos de jogos nas modalidades de quota fixa (jogos online), prognóstico numérico (quando o apostador tentar acertar os números que serão sorteados) e instantâneos (conhecidos como “raspadinhas”). O lançamento aconteceu durante coletiva para a imprensa e convidados no Quality Hotel Aracaju.

 Marca Lotese Na ocasião, os profissionais da imprensa sergipana e demais convidados conheceram a marca Lotese, os produtos que serão disponibilizados para a população, a mecânica dos jogos, e os valores das apostas e das premiações. Os jogos online já podem ser realizados a partir desta segunda-feira, 26, na plataforma www.lotese.com.br  por pessoas que estejam georreferenciadas em Sergipe. Já os jogos em POS (maquininhas no mesmo formato que as de compras) e em Terminais de Loterias de Vídeo (VLT) serão ativados a partir do próximo dia 31 de maio. O início destas operações e o primeiro sorteio da Loteria de Sergipe acontecerão no Espaço Lotese, que será instalado no Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia. Após este período, as máquinas estarão disponíveis para jogos em Pontos Banese.

Alternativa A Loteria de Sergipe chega para ser uma alternativa regulada, pública e transparente na oferta de jogos e apostas, e nasce com base legal e fins sociais. A empresa assume a responsabilidade de ofertar um produto que já existe no mercado, mas com finalidade pública, controle rigoroso e respeito à população.

Destinações Entre as destinações sociais haverá a destinação mínima de 5% da arrecadação para o Estado; e sobre a receita líquida auferida haverá os seguintes repasses: 35% para Inclusão e Assistência Social, 25% para a Cultura, 25% para o Esporte, e 15% para o Meio Ambiente em Sergipe.“A chegada Lotese vai possibilitar que os sergipanos tenham acesso a jogos seguros, com toda a transparência e fiscalização necessárias. Outro fato importante é que os recursos arrecadados e destinados ao Governo de Sergipe ficarão no Estado e serão investidos no desenvolvimento e na melhoria da qualidade de vida do nosso povo”, salientou o presidente do Banese, Marco Antônio Queiroz.No evento, também foi anunciado que a primeira loja modelo da Lotese será instalada no centro comercial de Aracaju.

Valores e premiações As apostas nos quatro jogos de prognóstico numérico – Quadra de Ouro, Multi Prêmios, Sorte 10 e Lotochance, terão valores entre R$ 1 e R$ 100, e premiações que poderão chegar a até R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais). Já as apostas para os seis jogos instantâneos (Clovers Fantasy, Piggy Cash, Spin Jones, Popeye, Halloween, e Wild Gems) terão valores entre R$ 0,10 e R$ 50, e premiações de até R$ 510.000,00 (quinhentos e dez mil reais).

Rosário do Catete divulga programação oficial da Festa do Catete 2025 A Prefeitura de Rosário do Catete, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, divulgou a programação oficial da tradicional  prévia junina, a Festa do Catete. Com atrações culturais e grandes nomes da música regional e nacional, o evento acontece nos dias 14 e 15 de junho, prometendo movimentar o município e atrair visitantes de toda a região.

 Programação No sábado (14), a festa começa a partir das 19h, na Praça dos Quiosques. A abertura ficará por conta da Quadrilha Xodó da Vila, de Aracaju, seguida pelo show da Banda Capim Canela, às 20h30. Às 22h, a Quadrilha Forró do Milho, de Rosário do Catete, toma conta do palco com sua animação e coreografias típicas. Em seguida, às 22h40, é a vez da Banda Raio da Silibrina contagiar o público. Encerrando a noite, a cantora Priscila Carolynne se apresenta a partir de 00h30.

Programação II No domingo (15), a programação começa mais cedo, às 15h, com a tradicional Cavalgada do Catete 2025. A concentração acontece no município de General Maynard, com saída ao som de Danielzinho Caceteiro, que puxa os cavaleiros e amazonas até a sede de Rosário do Catete. Na Praça de Eventos, a festa continua com o show do cantor Mikael Santos, às 19h. Às 20h30, a dupla Iguinho e Lulinha sobe ao palco com seu repertório de sucessos. Fechando com chave de ouro, a cantora Samyra Show se apresenta às 22h, encerrando a programação com muita animação.

 Prova de vida Os aposentados e pensionistas do Estado de Sergipe que fazem aniversário no mês de maio devem realizar a prova de vida até o dia 31 deste mês. O procedimento é obrigatório para garantir a continuidade do pagamento do benefício, e tem como principal finalidade manter os dados cadastrais atualizados junto ao SergipePrevidência. A comprovação pode ser feita de forma digital, por meio do aplicativo ‘Meu RPPS’, ou presencialmente em qualquer agência do Banese. Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, os segurados podem entrar em contato com o SergipePrevidência pelo telefone (79) 3198-0800 (ligação ou WhatsApp) ou pelo e-mail [email protected].

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).

 Cobertura de Evento Solidário

E o médico e professor titular da UFS, Aderval Aragão enviou uma excelente pauta para a próxima sexta-feira, dia 30 de maio, a partir das 10h30, onde será realizada a entrega de mais de meia tonelada de alimentos arrecadados em uma campanha solidária conduzida pelos alunos de medicina da Universidade Federal de Sergipe. A iniciativa faz parte do trote solidário que organizo semestralmente na disciplina de Anatomia Humana.Os alimentos serão distribuídos entre três importantes instituições:AAACASE (acolhe pessoas com câncer); Casinha de Jesus (acolhe pessoas carentes no Santa Maria e A Pastoral do Povo da Rua. Mais detalhes pelo celular: 991916767

 

PELO E-MAIL  [email protected] 

 Siga Cláudio Nunes no Instagram

https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/

Siga Cláudio Nunes no Twitter

https://x.com/BlogClaudioNun

Siga Cláudio nunes no Blueskay

https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social

 Frase do Dia

“Um homem deixa de ser um principiante em quaisquer ciência e si torna um mestre quando aprende que vai ser um principiante a vida inteira.”  Robin George Collingwood.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O post Cadê os Agentes? O Caos da Mobilidade e Avanço da Arbitrariedade apareceu primeiro em O que é notícia em Sergipe.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.