
Depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, recomendou a imposição de tarifas de 50% sobre as importações da UE (União Europeia), a partir de 1º de junho, a Comissão Europeia solicitou esclarecimentos do país parceiro nesta sexta-feira (23).
Algumas autoridades da UE veem a ameaça como uma manobra de negociação. Equanto isso, a Comissão afirmou que não comentaria o caso até depois de uma ligação com o comissário europeu de Comércio, Maros Sefcovic, e o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, nesta tarde, segundo o Reuters.
A Comissão é responsável por supervisionar a política comercial dos 27 países da UE.
Ao passo que o bloco econômico e os EUA seguem negociando a política tarifárias, os principais índices acionários europeus caíram, o dólar cedeu em relação às principais moedas e o euro reduziu os ganhos, tendo em vista também o anúncio de Trump sobre uma possível taxa de 25% sobre iPhones da Apple fabricados fora dos EUA.
“Com Trump, nunca se sabe, mas isso seria uma grande escalada”, disse Holger Schmieding, economista-chefe da Berenberg. “A UE teria que reagir, e isso prejudicaria muito a economia americana e europeia.”
No momento, as negociações estão paralisadas, pois Washington está exigindo concessões unilaterais de Bruxelas para se abrir aos negócios dos EUA.
Do outro lado, a UE quer um acordo em que ambos os lados possam ganhar, segundo fontes do veículo.
Trump propõe tarifa de 50% sobre a UE a partir de junho
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na sexta-feira (17) uma proposta para impor uma tarifa de 50% sobre produtos importados da União Europeia.
Ele divulgou a decisão por meio da rede Truth Social. Segundo ele, o bloco europeu tem dificultado as negociações comerciais.
Por isso, decidiu recomendar a nova tarifa, que pode entrar em vigor em 1º de junho, caso o governo adote a medida.
Trump criticou abertamente a condução das conversas com a União Europeia. De acordo com ele, os europeus não demonstraram disposição para avançar.
Portanto, ele optou por agir. Ao recomendar a tarifa de 50%, Trump busca pressionar o bloco a negociar em termos mais favoráveis aos Estados Unidos.
Além disso, ele reforça uma estratégia protecionista, aplicada durante seu mandato anterior — especialmente em disputas com a China.
Como resultado, a proposta retoma um discurso político conhecido por seu eleitorado.
O post UE aguarda esclarecimentos dos EUA sobre tarifa de 50% de Trump apareceu primeiro em BPMoney.