Grupo MAG inaugura matriz em SP com foco no futuro e no desenvolvimento social

Grupo MAG inaugura matriz em SP com foco no futuro e no desenvolvimento social
Foto: divulgação Grupo MAG

O Grupo MAG iniciou um novo capítulo em sua trajetória de 190 anos com a inauguração de sua matriz de negócios em São Paulo. A iniciativa busca ampliar a presença institucional da companhia, que continuará com sua sede administrativa e técnica no Rio de Janeiro.

“O espaço foi pensado não apenas para abrigar uma estrutura física, mas para fortalecer conexões e relacionamento”, disse Helder Molina, CEO do Grupo MAG, durante a cerimônia de inauguração.

“A gente olha muito pros nossos colaboradores e quer oferecer uma melhor experiência. São Paulo é uma selva, e buscamos um lugar onde haja verde. Isso aqui é um dos maiores espaços com vegetação na cidade”, afirmou.

Segundo ele, o ambiente reúne todas as empresas do grupo e suas verticais de distribuição. A proposta é gerar sinergia e colaboração entre os times. “Estamos criando o que chamamos de matriz dois. Aqui teremos todas as nossas operações comerciais reunidas em um só lugar”, explicou.

O espaço também abriga o Café MAG, fruto da parceria com a Le Cordon Bleu. “A excelência é um valor que carregamos para nossos colaboradores, corretores, clientes e parceiros. Por isso, buscamos quem entrega uma experiência diferenciada”, afirmou Molina.

Executivos do Grupo MAG em frente ao Café MAG
Foto: divulgação

Crescimento sustentado por inovação e redesenho do setor

Durante sua apresentação, Helder destacou a evolução da MAG como um grupo que vai além da atuação tradicional no setor de seguros. “A MAG hoje não é mais só uma seguradora. Temos uma fintech, um banco, fundo de pensão, empresa de capitalização, gestão de fundos de previdência e o Instituto de Longevidade”, disse.

Em 2024, o grupo alcançou 7,2 milhões de vidas seguradas, um crescimento de 32% em vendas novas, arrecadação de R$ 3,2 bilhões em prêmios e pagamento de R$ 862 milhões em benefícios. “Já estamos com mais de 6.800 corretores ativos e 800 parcerias em todo o Brasil”, informou.

Molina também apontou uma mudança de linguagem no setor: “Está na hora do mercado deixar de chamar arrecadação de ‘prêmio’. Prêmio é o que se ganha, não o que se paga. Isso deve mudar, e vocês da imprensa podem nos ajudar nisso”.

Favela Seguros: projeto mira a inclusão e o impacto social

Um dos anúncios de maior impacto feito durante o evento foi o lançamento do projeto Favela Seguros, iniciativa que tem como objetivo estruturar uma operação de seguros voltada para populações que historicamente não foram atendidas pelo setor.

“O Brasil tem 11.400 favelas. Se contarmos as periferias, falamos de 50 milhões de pessoas. É um quarto da população brasileira. E esse grupo nunca teve acesso a proteção”, afirmou Molina.

Segundo ele, 53% dos lares nas favelas são chefiados por mães solo, e 70% da população economicamente ativa atua como autônoma. “Queremos formar 10 ou 11 pessoas por comunidade. Isso significa criar 100 mil postos de trabalho”, disse.

A parceria com a Central Única das Favelas (CUFA) e Celso Athayde permitiu à MAG montar um modelo de operação baseado em três pilares: oferta de produtos, geração de trabalho e recirculação de renda local. “A inteligência da favela vai liderar a criação dos produtos, a comunicação e as estratégias. O conteúdo não vem do asfalto. É a comunidade que traz”, destacou.

Carolina Vieira, diretora de Parcerias Estratégicas do grupo, reforçou: “É o sentido de duas empresas com legado que se unem. Queremos imprimir esse olhar do cuidar e da excelência num ambiente de negócios. Queremos relações mais agradáveis, com boa comida, boas experiências e acolhimento”.

Grupo MAG inaugura matriz em SP com foco no futuro e no desenvolvimento social
Foto: divulgação

Formação e tecnologia como vetores de transformação

O projeto prevê a capacitação de novos corretores, com o objetivo de profissionalizar e criar renda em comunidades de baixa renda. “Nosso programa de formação de corretores já formou mais de 10 mil pessoas. Este ano, abriremos mais 450 vagas, com suporte técnico, financeiro e educacional”, afirmou Patrícia Campos, diretora de Pessoas do Grupo MAG.

Patrícia também destacou que essas oportunidades vão além do mercado de seguros: “É sobre formar pessoas, desenvolver talentos e dar oportunidades reais de mudança de vida”.

Molina acrescentou: “Esse é o projeto da minha vida. A gente tem o dever de ajudar a mudar a sociedade com iniciativas como essa. Nunca trabalhei para ninguém, fui empresário desde os 17 anos, mas é esse projeto que me move agora”.

O grupo também aposta em iniciativas tecnológicas para escalar suas operações. “Hoje, 20% dos sinistros são regulados por inteligência artificial. Mais de 50% das propostas são aceitas por voz automatizada. E 100% dos nossos sistemas estão na nuvem”, disse Molina.

A MAGLab, célula de inovação e novos negócios da companhia, atua de forma integrada com as áreas operacionais para identificar necessidades e desenvolver soluções. “É no dia a dia e no contato com nossos públicos que surgem os maiores insights”, afirmou.

Diversidade, cultura corporativa e resultados

A cultura corporativa da MAG foi outro ponto abordado durante o evento. Patrícia destacou o programa “Tamo Junto”, que oferece suporte psicológico, financeiro e jurídico a colaboradores e corretores, e o “Família Segura”, voltado ao apoio de colaboradores com filhos.

Com 62% do quadro funcional composto por mulheres, sendo 52% em cargos de liderança, a MAG destaca seu compromisso com a diversidade. “A gente tem uma representatividade maior da comunidade LGBTQIA+ do que a média nacional, e também investe em educação para ampliar a participação de pessoas pretas”, explicou Patrícia.

Ela reforçou que essas práticas vêm sendo reconhecidas: “Estamos entre as 30 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, segundo a pesquisa da GPTW. Isso é reflexo de um ambiente que valoriza o bem-estar e o equilíbrio”.

Carolina Vieira também comentou sobre os desafios de atuar em um país com tantas realidades distintas. “A favela no Sul é diferente da do Nordeste, que é diferente da do Rio. Nosso desafio é entender essas diferenças e trazer essas pessoas do bastidor para o palco principal”, afirmou. “Não é sobre dar. É sobre capacitar.”

Grupo MAG inaugura matriz em SP com foco no futuro e no desenvolvimento social
Foto: divulgação

Parcerias internacionais e visão de longo prazo

O evento também contou com a presença de executivos do grupo internacional Eon, parceiro da MAG desde 2009. “Helder e sua equipe dobraram os números da empresa a cada três ou quatro anos. Isso não é comum”, afirmou um dos executivos do grupo.

Ele destacou que a MAG mantém uma característica rara: “É uma empresa familiar com visão de longo prazo. Isso permite tomar decisões estratégicas com foco no futuro”.

A parceria com a Eon também resultou em projetos inovadores, como a primeira venda online de seguros no Brasil, inspirada em um modelo desenvolvido na Índia. “A mente aberta do Helder e da equipe permitiu trazer essas inovações para cá e adaptar à nossa realidade”, comentou.

O post Grupo MAG inaugura matriz em SP com foco no futuro e no desenvolvimento social apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.