Para os usuários do navegador da gigante da tecnologia, uma novidade interessante: Microsoft Edge agora traduz PDFs inteiros com um simples clique.
O anúncio foi feito diretamente pela companhia por meio da sua conferência Build, que destaca uma solução para uma das dificuldades persistentes do mundo digital: a barreira linguística em arquivos estáticos.
Até pouco tempo atrás, a tradução só estava disponível para sites com conteúdos de outras linguagens. Desta vez, ao abrir os documentos em formato PDF, você poderá selecionar trechos específicos e, com o botão direito do mouse, clicar em Traduzir Seleção.
Leia mais
- Microsoft Edge fica mais rápido e responsivo no Windows 11
- Como habilitar o Bloqueador de Scareware no Microsoft Edge
- Microsoft Edge esconde links do Chrome e Google na busca do Bing
Com lançamento estável previsto para junho, Microsoft Edge agora traduz PDFs
O texto então será exibido com a tradução em um painel lateral, já convertido para a língua escolhida. O problema é que, para arquivos extensos, será impraticável selecionar trecho por trecho para ser traduzido.
A Microsoft informou que está trabalhando para resolver o problema. Durante o evento, foi informado: “O Microsoft Edge conseguirá traduzir páginas completas de PDFs em mais de 70 idiomas (…) Com somente alguns cliques, os usuários poderão abrir um PDF, selecionar o ícone de tradução na barra de endereços e gerar uma nova versão do documento no idioma desejado. Será possível obter traduções em tempo real de arquivos inteiros, eliminando a dificuldade de compreender conteúdos essenciais.”

Tradução de PDFs no Edge está disponível em versão Canary do navegador
A funcionalidade está disponível na versão Canary do Edge, um canal de testes para usuários interessados. O recurso de tradução automática de PDFs será incorporado ao browser, por meio de uma compilação estável, a partir de junho.
Trata-se de um impulsionamento para agilizar o acesso às informações técnicas, acadêmicas e burocráticas, especialmente para profissionais e estudantes que precisam lidar com documentos em outros idiomas.
Resta aguardar para observar a qualidade da tradução e se cumprirá as expectativas de precisão e velocidade prometidas pela empresa.
E aí? O que achou da novidade? Compartilhe o seu ponto de vista nesta publicação e continue acompanhando o Mundo Conectado.
Fonte: PC World

Nova solução
Como usar extensões no Chrome do celular? A Microsoft deu um jeito