

Neste 17 de maio, o Dia Mundial da Hipertensão alerta para os riscos dessa doença silenciosa que atinge cerca de 30% dos adultos no Brasil, segundo o Vigitel 2023. A prevalência é maior entre mulheres (29,3%) do que entre homens (26,4%), e cresce com a idade: entre pessoas com 60 anos ou mais, até 60% têm hipertensão.
Segundo a cardiologista Poliana Requião, metade dos hipertensos não sabe que tem a doença, que pode evoluir sem sintomas e causar complicações graves como infarto, AVC, insuficiência cardíaca e renal. Dados do Ministério da Saúde apontam que 388 mortes diárias estão relacionadas direta ou indiretamente à hipertensão.
A médica recomenda aferir a pressão regularmente, especialmente quem tem histórico familiar da doença. Entre os sinais possíveis estão dor de cabeça, tontura, falta de ar e alterações visuais.
A nutricionista Anete Mecenas destaca a importância da dieta DASH, rica em frutas, legumes, grãos integrais, laticínios com baixo teor de gordura, peixes e oleaginosas, como aliada no controle da pressão arterial. A obesidade, que afeta 55% da população, é um fator de risco associado à hipertensão.
*Com informações da Agência Brasil
O post Dia Mundial da Hipertensão: condição pode causar infarto e AVC apareceu primeiro em O que é notícia em Sergipe.