A franquia The Last of Us consolidou-se como um dos maiores sucessos comerciais da indústria do entretenimento nos últimos anos, tanto no cinema quanto nos jogos. Todavia, os custos da saga em cada plataforma variam – e para o mercado gamer, os recursos necessários são ainda maiores.
+100 milhões de jogadores: veja as cifras bilionárias do mercado de games no Brasil
Lançado em junho de 2020, o jogo The Last of Us Part II, produzido pelo estúdio californiano Naughty Dog, teve um orçamento estimado em US$ 220 milhões. A informação foi revelada em documento público da Federal Trade Commission (FTC) – órgão que regula a livre concorrência nos Estados Unidos – durante o processo antitruste envolvendo Microsoft e Activision Blizzard, divulgado em junho de 2023.
Esse valor colocou o título como um dos jogos mais caros já produzidos pela indústria de games. Como comparação, a primeira temporada da série The Last of Us, exibida pela HBO entre janeiro e março de 2023, teve um orçamento estimado em mais de US$ 100 milhões, segundo dados publicados pela revista The New Yorker.
A diferença de orçamento se explica por fatores específicos da indústria de jogos. Enquanto uma série de televisão concentra recursos em locações, elenco e efeitos especiais, a produção de um jogo de grande porte envolve desenvolvimento de motor gráfico, modelagem 3D, inteligência artificial, dublagem em múltiplos idiomas e criação de ambientes interativos.
Segundo o relatório da FTC, cerca de metade do orçamento de The Last of Us Part II foi destinada apenas à equipe de desenvolvimento e à tecnologia proprietária do estúdio.
A segunda temporada da série The Last of Us, atualmente em exibição, teve um orçamento ampliado. Segundo informações do site Screen Rant, a nova temporada teria recebido investimento mais próximo de US$ 200 milhões, por conta de maquiagens e efeitos mais realistas, todavia esse número não é oficial e ainda não foi confirmado pela HBO.
O aumento também estaria relacionado à inclusão de mais cenas de ação, uso intensivo de efeitos visuais e gravações em locações externas no Canadá.
Esse número, se confirmado, colocaria a segunda temporada de The Last of Us no patamar das produções televisivas mais caras da história.
Para efeito de comparação, a oitava e última temporada de Game of Thrones, outro projeto da HBO, custou cerca de US$ 15 milhões por episódio, somando US$ 90 milhões pelos seis episódios, segundo a Business Insider e a Vanity Fair.
Ou seja, TLOU é uma série cara mesmo para os padrões da HBO.
The Last of Us não é exclusividade: indústria de games movimenta centenas de bilhões
A indústria de jogos eletrônicos já é a maior indústria de entretenimento do mundo, superando o cinema e a música.
Em 2024, a expectativa é que a indústria de games tenha gerado uma receita total de US$ 187 bilhões (R$ 1 trilhão), mais de cinco vezes maior que a indústria cinematográfica, com US$ 30,5 bilhões (R$ 169 bilhões) e do mercado musical, com US$ 29,6 bilhões (R$ 163 bilhões)
O post The Last of Us é mais caro como jogo do que como série; entenda apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.