PPI: inflação ao produtor nos EUA surpreende para baixo 

Foto: Freepik

Os dados econômicos divulgados nesta quinta-feira (15) nos EUA indicaram um cenário positiva de surpresa na inflação ao produtor, sugerindo sinais de desaceleração na atividade econômica.

O PPI (Índice de Preços ao Produtor) Core, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, registrou queda de 0,4% em abril, contrariando a expectativa de alta de 0,3%. No mês anterior, o indicador havia recuado 0,1%.

Os dados do PPI apontam para preços mais baixos para os produtores norte-americanos e reforçam as expectativas de que a guerra comercial dos EUA afetará mais a procura interna do que a inflação. 

Como reflexo imediato, o euro se valorizou frente ao dólar (EURUSD) na primeira reação aos dados, em meio à leitura de um possível alívio nas pressões inflacionárias nos EUA.

A projeção do Trading Economics para o núcleo é de um aumento de 0,1% (mantendo a mesma variação de março).

Na terça-feira, a inflação ao consumidor (CPI) subiu 0,2% em relação ao mês anterior, ficando abaixo da expectativa de 0,3%. Esse dado trouxe alívio aos mercados e impactou as previsões nos futuros de juros, aumentando as expectativas de dois cortes nas taxas pelo Fed ainda este ano.

CPI dos EUA cresce 0,2% em abril, alta de 2,3% na base anual

CPI ( Índice de preços ao consumidor, da sigla em Inglês) dos EUA, cresceu 0,2% em abril segundo o BLS ( Escritório de Estatísticas Trabalhistas, da sigla em inglês) em relatório divulgado nesta terça-feira (13). Na comparação anual o indicador cresceu 2,3% para o mesmo período.

Os especialistas esperavam um avanço de 0,2% a 0,3% após uma queda de 0,1% em março de 2025.

núcleo do CPI, que exclui índices mais voláteis como energia e alimentos, cresceu 0,2% no mês. O índice marcou crescimento de 0,1% em março. O índice de habitação teve alta de 0,3% em abril e foi o responsável por mais da metade da valorização mensal em todos os itens. Em contraste, os alimentos ficaram 0,1% mais baratos no mês de abril.

Como apurou o portal Valor Investe, o índice de energia subiu 0,7% em abril. No período, o índice de eletricidade (0,8%) mais do que compensou a queda do índice da gasolina (-0,1%). O Federal Reserve acompanha de perto a evolução dos preços, uma vez que o resultado das medidas protecionistas de Trump preocupam o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), na sigla em inglês).Fed: Hammack pede dados claros antes de decisão sobre juros

O post PPI: inflação ao produtor nos EUA surpreende para baixo  apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.