
Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
“Quem tanto desprezou, agora corre atrás”. Essa expressão popular é usada quando alguém que teve poder e desprezou ou negligenciou pessoas sendo inacessível, muda totalmente porque se dá conta que precisa de alguém para seus propósitos pessoais ou políticos.
Pois bem, ontem, 14, o titular deste espaço conversou com um prefeito que retornou ao cargo no ano passado e, outro ex-prefeito, de grandes municípios que usaram a expressão citada, fazendo piada por conta da inesperada e repentina mudança de comportamento do ex-prefeito Edvaldo Nogueira. Agora, por conta da pré-candidatura ao Senado, ele está procurando prefeitos e ex-prefeitos que sempre foram negligenciados por ele, não só quando prefeito de Aracaju, mas como da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos – FNP.
Edvaldo sempre isolou municípios e prefeitos. Aracaju só se filiou a Fames este ano, com a nova gestão
O blog chegou a questionar um deles, lembrando que a FNP só agrega prefeitos de capitais. Engano do blog, a FNP reúne prefeituras com mais de 80 mil habitantes. Ou seja, além de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, Lagarto e São Cristóvão, têm mais de 80 mil habitantes. O prefeito recém eleito lembrou que Edvaldo passou muitos anos à frente da FNP e não trouxe uma reunião sequer para Aracaju e, principalmente não teve a boa vontade de realizar um grande evento (seminário, por exemplo), para debater com os prefeitos sergipanos as pautas da FNP.
O desprezo com ar de superioridade era tão grande que Aracaju não era filiada a Federação dos Municípios de Sergipe – Fames. Ou seja, mais uma contradição para quem nacionalmente bradava como “municipalista.” Aracaju só se filiou a Fames este ano, quando Emília Corrêa assumiu a Prefeitura.
Agora, pensando exclusivamente em 2026, Edvaldo procura quem sempre desprezou. Os prefeitos e ex-prefeitos o recebem, mas no fundo no fundo, em 2026, Edvaldo sofrerá por conta de quando passou 8 anos no poder mais recentemente jamais estava disponível para os prefeitos.
É a chamada lei do retorno, o efeito bumerangue de quem sempre desprezou e conta chegará em 2026…
Ministro do Esporte Os ministros do país tomaram gosto por Sergipe. Após as recentes visitas dos ministros da Educação, Camilo Santana; da Pesca, André de Paula; da Secretaria-Geral da Presidência, Marcio Macedo; e da Casa Civil, Rui Costa, nesta semana é a vez do ministro do Esporte, André Fufuca, que chega à capital sergipana para entregar as novas instalações do Centro Nacional de Treinamento de Ginástica Rítmica, em Aracaju. A modernização do espaço de treinamento das seleções adulta e juvenil será entregue na manhã desta quinta-feira, 15, após reforma realizada pelo Governo do Estado, com apoio do Ministério do Esporte. O investimento visa fortalecer a preparação das atletas, que no último sábado conquistaram a primeira medalha de ouro pela Seleção Brasileira de Conjunto, na World Challenge Cup, em Portugal.
Prefeitura de Lagarto realiza a 2ª Conferência Municipal das Cidades A Prefeitura Municipal de Lagarto realiza hoje, 15, a 2ª Conferência Municipal das Cidades, que tem como objetivo discutir e formular políticas públicas e urbanas. A conferência será realizada no Instituto Federal de Sergipe – Campus Lagarto, a partir das 7h30.
Propostas e delegados A etapa municipal é fundamental para que as etapas estaduais e nacionais aconteçam. Durante a etapa municipal, serão formuladas as propostas e eleitos os delegados que irão representar o município na etapa estadual, a ser realizada sob a coordenação do Governo do Estado, por meio da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan).
Seis eixos Durante a conferência, a discussão temática e a elaboração de propostas serão baseadas na escolha dos seis eixos: (1) Sustentabilidade ambiental e emergências climáticas; (2) Habitação e regularização fundiária; (3) Mobilidade urbana; (4) Espaços públicos inclusivos; (5) Saneamento ambiental e (6) Políticas de patrimônio histórico.
TCE de Sergipe apresenta painel sobre a primeira infância em evento nacional O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), por meio da sua conselheira presidente, Susana Azevedo, apresentou ontem, 14, uma de suas boas práticas durante o 3º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas (LabTCs), que está sendo realizado em São Paulo.
Destaque O destaque da Corte sergipana foi o painel sobre a primeira infância nos municípios sergipanos, ferramenta disponível no site do TCE que reúne dados estratégicos sobre educação, saúde, nutrição, saneamento e assistência social voltados à faixa etária de 0 a 6 anos. A iniciativa integra o Observatório TCE, plataforma de transparência pública desenvolvida para concentrar, em um só ambiente, informações sobre despesas públicas e atos administrativos de interesse do cidadão. O painel tem como objetivo estimular o controle social e apoiar a formulação de políticas públicas baseadas em evidências.
Estímulo “A nossa proposta com esse painel é estimular o controle social e fortalecer as políticas públicas voltadas para a primeira infância. Ao oferecer dados de forma clara e acessível, contribuímos para que a sociedade possa acompanhar, cobrar e participar mais ativamente das decisões que impactam o futuro das crianças sergipanas”, destacou a conselheira Susana Azevedo. Também participam do LabTCs o conselheiro substituto Rafael Fonsêca, a diretora-geral Roberta Roberti e o auditor de controle externo I, Diogo Camilo.
Marco de mediação Realizado entre os dias 13 e 15 de maio, no Hotel Wyndham Ibirapuera, o 3º LabTCs é promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com o Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), com apoio do CNPTC, Audicon, Abracom, ASUR e TCM-GO. O evento tem origem no Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC) e tem como foco o compartilhamento de experiências bem-sucedidas que contribuam para a eficiência, transparência e modernização da administração pública.
Georgeo cobra envio de PL para reajuste do funcionalismo público estadual O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) comentou ontem, 14, durante o pequeno expediente na Alese, sobre as reivindicações dos servidores públicos estaduais, que aguardam reajuste salarial. O parlamentar disse que até o momento o governo não enviou projeto contemplando o servidor. Georgeo informou que o Poder Judiciário, o Ministério Público e o Poder Legislativo já concederam o reajuste aos servidores esse ano, mas o Poder Executivo ainda não, sequer a recomposição inflacionária. O deputado continuará cobrando, afinal, a valorização do servidor público é uma das suas principais bandeiras de luta.
Apelo “Mais uma vez faço um apelo ao governador Fábio Mitidieri que olhe para os servidores do Poder Executivo e encaminhe o quanto antes para essa Casa o projeto de lei, para pelo menos considerar o reajuste na inflação para os funcionários do Poder Executivo”, pediu Georgeo. A reivindicação do deputado Georgeo tem se tornado rotina na Alese, o parlamentar ocupa a tribuna diversas vezes durante o ano para cobrar ao governador reajuste para os servidores. “Esperamos que o governador se sensibilize com o servidor e envie logo o projeto. Servidores que trabalham e sofrem muito com a desvalorização desde os governos anteriores”, frisou.
Avanço ambiental Durante reunião que discutiu a proposta de acordo para a regularização ambiental e urbanística da Praia do Saco, no município de Estância ontem,14, o superintendente do Ibama em Sergipe, Cássio Costa, parabenizou o governador Fábio Mitidieri pelas ações estruturantes na área ambiental promovidas em sua gestão. Cássio destacou que, após um período de desarticulação institucional nas políticas ambientais, o Governo de Sergipe tem demonstrado compromisso com a pauta, facilitando o trabalho de órgãos como o Ibama. “Eu queria lhe parabenizar. Após um apagão do ponto de vista institucional das políticas ambientais, os arranjos apresentados nesta proposta facilitaram meu trabalho”. Entre esses avanços ele pintou a recriação da Semac, reestruturação do Conselho Estadual de Meio Ambiente, concurso público para a carreira ambiental, homologação do Zoneamento Ecológico-Econômico. “Um governador que pensa assim está em linha com a política ambiental do Brasil”, afirmou. A proposta apresentada durante o encontro será formalmente encaminhada ao Ministério Público Federal e prevê ações concretas para conciliar desenvolvimento urbano com preservação ambiental na região da Praia do Saco.
Surfe sergipano E por falar em esporte, o governador Fábio Mitidieri recebeu o surfista sergipano Will Santana, que conquistou o segundo lugar no Desafio Gigantes de Nazaré, em Portugal, uma das competições mais desafiadoras do surfe mundial. Durante o encontro, Fábio destacou o orgulho de ter um atleta sergipano se destacando internacionalmente nas ondas gigantes. “É um orgulho para o nosso povo sergipano. Will é um dos maiores nomes do surfe de ondas grandes no mundo. Sua história de vida é fantástica e inspiradora”, afirmou o governador. Will relembrou o início da trajetória, ainda criança, em Estância. “Sempre fui movido pela fé, coragem, disciplina e caráter. Nada foi fácil, mas estou realizando sonhos e ainda quero levar a bandeira de Sergipe mais longe”, disse o atleta.
MPF atua para fortalecer a educação quilombola em Sergipe Sete pessoas em pé, de frente para a câmera, sendo cinco mulheres e dois homens, dentre eles o procurador da República Ígor Miranda, segurando uma bandeira do movimento quilombola Conaq e mais cinco girassóis O Ministério Público Federal (MPF) recebeu representantes da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), do Movimento dos Trabalhadores Unificados Urbanos (MOTU) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS) para discutir melhorias no novo curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola da UFS. A reunião ocorreu na manhã desta terça-feira, 13 de maio, na sede do MPF em Aracaju (SE).
Representantes O Ministério Público Federal (MPF) recebeu representantes da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), do Movimento dos Trabalhadores Unificados Urbanos (MOTU) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS) para discutir melhorias no novo curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola da UFS. A reunião ocorreu na manhã da terça-feira, 13 de maio, na sede do MPF em Aracaju (SE).
Adequações Segundo informado na reunião, o curso começou a funcionar em março deste ano e ainda precisa de adequações para melhor atender aos alunos. Entre as demandas trazidas pelo movimento quilombola está a implantação da secretaria do curso no local onde ocorrem as aulas, no campus de Itabaiana. “O funcionamento da secretaria vai facilitar a liberação das bolsas estudantis e a viabilização a solução de outros temas”, explica o procurador da República Ígor Miranda.
Demandas Sobre as demandas apresentadas ao MPF, o procurador Ígor Miranda agendou uma reunião com o reitor da UFS para tratar das questões relacionadas ao curso de licenciatura em Educação Escolar Quilombo, com a presença da Coordenadora de Ações Afirmativas da UFS. A reunião foi finalizada com a distribuição de girassóis aos presentes.
Girassol As flores foram trazidas ao MPF pela representante do MOTU, Jielza Correia Santos. Os girassóis ornamentais são produzidos por pequenos agricultores da comunidade da Cabrita, em São Cristóvão, que vendem os arranjos nas feiras de agricultura familiar pelo estado. O cultivo do girassol ornamental é um projeto de extensão da Universidade Federal de Sergipe e da prefeitura de São Cristóvão. A prefeitura fornece as sementes e a UFS a assistência técnica.
Girassol II A comunidade já passou da fase de testes do plantio e agora está na de aprender as técnicas de preparação de buquês para agregar ainda mais valor ao trabalho que está desenvolvendo. “Nossa horta coletiva chama-se horta mãe Resistência. Produzimos não só comida de verdade, como também devolvemos flores à sociedade na tentativa de minimizar os danos das injustiças do sistema”, ressalta Jielza. O MPF acompanha, há cerca de 10 anos, o processo de assentamento da comunidade da Cabrita junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Compromissos A reunião da terça-feira foi a continuidade do encontro realizado no dia 8 de maio. Na ocasião, a coordenação pedagógica do curso se comprometeu a encaminhar ao MPF documentos de demandas enviadas para a coordenadora do PARFOR EQUIDADE/CAPES. Além disso, a coordenadora do PARFOR EQUIDADE/CAPES comunicará a solução das bolsas até o dia 22 de maio, com as informações atualizadas sobre ajustes das bolsas de estudo, os pedidos de estrutura e recursos do curso. A coordenadora também se comprometeu a fornecer ao MPF o acesso contendo o documento de recrutamento de professores.
Lei Áurea A reunião, na qual foram abordados projetos educacionais voltados para comunidades quilombolas, foi realizada na data que marca os 137 anos da Lei Áurea, promulgada em 13 de maio de 1888, que acabou, ao menos oficialmente, com a escravidão e reconheceu a liberdade no trabalho no Brasil. Para o procurador Ígor Miranda, “a efetivação da educação escolar quilombola representa um verdadeiro marco de emancipação para as comunidades quilombolas, pois a educação atua como fator concreto de mudança e reparação social. Nesse sentido, a construção do curso como mais uma forma de resistência demonstra a complexidade da luta do povo preto brasileiro e sergipano, na construção de uma sociedade verdadeiramente livre e consciente do seu passado e comprometido com uma perspectiva mais justa, inclusiva e igual”, concluiu.
Câmara de Lagarto votará PLC da Prefeitura de Lagarto que garante o reajuste integral do piso dos professores Nesta quinta-feira, 15, a Câmara de Vereadores votará o Projeto de Lei Complementar (PLC), de autoria da Prefeitura de Lagarto, que garante o reajuste integral de 6,27% do Piso dos Professores aos servidores da Carreira do Magistério Público Municipal. De acordo com o texto, os novos valores, incluindo o retroativo referente aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril, serão pagos a partir deste mês de maio.
Diálogo com o Sintese Além disso, é importante destacar que o PLC encaminhado à Câmara foi elaborado após diálogo aberto com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese) e a consequente aprovação da categoria em assembleia. Para o prefeito de Lagarto, Sérgio Reis, a gestão municipal está empenhada em construir uma educação de qualidade para todos os lagartenses. “O pagamento do piso dos professores é parte fundamental do compromisso que temos de fortalecer a nossa educação, com escolas bem cuidadas, merenda de qualidade – que já garantimos – e a valorização dos profissionais que estão na sala de aula”, enfatizou o prefeito.
Marco da gestão Já a secretária Municipal da Educação, professora Taysa Mercia, destacou que a Prefeitura de Lagarto não iria faltar com os servidores do magistério público de Lagarto. “Gostaríamos de contar com os cidadãos, para juntos nos fazermos presentes na Câmara de Vereadores, a partir das 9h, para acompanhar a votação que é mais um marco da gestão que quer escrever uma nova história com a classe docente”, acrescentou.
Sebrae Sergipe lança programação da Semana do MEI 2025 quew será realizada de 26 a 30 de maio O Sebrae Sergipe promoverá, entre os dias 26 e 30 de maio, a Semana do MEI 2025, um dos eventos mais aguardados por quem deseja empreender, se formalizar ou fortalecer o próprio negócio. Com uma programação totalmente gratuita e presencial, a iniciativa será realizada na Praça General Valadão, em Aracaju, e nas regionais de Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Itabaiana, Propriá e Estância.
Parceria em 32 municípios “Além de Aracaju, a Semana da MEI também será realizada, em parceria com as Salas do Empreendedor, em mais 32 municípios, através dos seis escritórios regionais que atuam em conjunto, fazendo com que todas essas ações cheguem à grande parte dos municípios sergipanos, capacitando esses micro e pequenos empreendedores que são responsáveis pela movimentação da economia do estado de Sergipe, pela geração de emprego e renda, e pela transformação de vidas”, comentou a superintendente do Sebrae Sergipe, Priscila Felizola.
Atividades Voltada para Microempreendedores Individuais (MEIs) e potenciais empreendedores, a Semana do MEI oferece uma série de atividades práticas, incluindo palestras, oficinas, orientações técnicas e atendimentos personalizados. O objetivo é estimular a formalização de novos negócios, além de capacitar quem já atua como MEI, promovendo conhecimento em áreas como gestão financeira, marketing, vendas e legislação.
Aracaju Em Aracaju, a programação contará com temas estratégicos como controle financeiro, marketing digital, formação de preços, acesso ao crédito, além de orientações sobre o novo regime tributário para o MEI. Também estão previstas solenidades e atividades noturnas na Sala do Empreendedor de São Cristóvão, ampliando o alcance da ação. Além de Aracaju (programação no print acima), cada regional contará com atividades específicas, alinhadas às necessidades locais dos empreendedores. Para acessar a programação completa das demais regionais, acesse: https://se.lojavirtualsebrae.com.br/loja/
Fiscalização Após nova denúncia, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) identificou um lixão clandestino em Japoatã, região do baixo São Francisco, bem como uma área de extração ilegal de areia. Em relação ao descarte irregular, o município será autuado pelo descarte irregular e notificado para que providencie a limpeza, cercamento, recuperação e sinalização da área com placas de proibição e para que apresente os comprovantes de destinação dos resíduos oriundos da coleta urbana municipal.
Fiscalização II “No local, havia marcas de caminhão e, pelo que vimos e os moradores relataram, a área vem sendo utilizada como uma espécie de estação de transbordo clandestina, para armazenamento dos resíduos da coleta de forma temporária. No entanto, a contaminação da área acontece do mesmo jeito, tanto pelo contato direto da massa de resíduos e seus efluentes com o solo, quanto pela emissão de gases, inclusive com mau odor e a presença de vetores de doenças, como ratos, moscas e mosquitos”, afirmou o fiscal da Adema Daniel Marques.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – Quem desejar receber o link do blog logo cedo, pela manhã, pelas listas de transmissões é só enviar o pedido pelo celular do Blog: 79 99890 – 2018 (tb p/ enviar material p/ divulgação e denúncias).
PELO E-MAIL [email protected]
OPINIÃO
— 15 DE MAIO —
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – UFS
“Em formação cultural, sou genicamente ligado à UFS. Logo, se a ofenderem, ofendem-me; se a louvarem, louvam-me.” Por Clarkson Moura
PRÉVIA E AZADA CONSIDERAÇÃO
Apesar da curta memória ou da trivial amnésia coletiva, espera-se não haver um, unzinho serpipano que não se recorde ou não tenha tomado conhecimento das infundadas e afrontosas declarações do ex-ministro da Casa Civil, Onys Lorenzoni, em 1° de maio de 2019 — Dia Mundial do Trabalho — em entrevista à GloboNews. Mediante essas equivocadas e injuriosas afirmações, “Sua Sapiência”, ao ser questionado, pelos entrevistadores, sobre o deliberado, improcedente, malicioso e impactante corte de verbas nos já combalidos orçamentos das universidades públicas — ostentando ele, plena, total e irrestrita ignorância da realidade da Educação Superior do Sistema Federal de Ensino e, em particular, da modelar efetividade finalística da Universidade Federal de Sergipe (o que tem sido regra para os perleúdos e oniscientes “ex-mulistros” do recém-findo desgoverno federal), chegou ao dislate de pretextar a UFS como convincente e péssimo exemplo de negativa relação custo—benefício, comparando-a, inapropriadamente, com uma não menos exitosa universidade particular, também, do nosso Estado, a Universidade Tirandentes – Unit.
A propósito, eis extrato da descabida e insultuosa argumentação do dr. “Onyx Fênix”, consoante texto de 2/5/2019, de autoria de Fernando Araújo, da “F5 News”, reproduzido “ipsis litteris:
“Na fala dele [Onys Lorenzoni], a UFS possui 30 mil alunos, 1.500 profissionais com doutorado em tempo integral, mas não tem nenhum curso de mestrado e doutorado com nota máxima do MEC – e receberia R$ 980 milhões em repasses por ano. Já a Unit, ainda conforme o ministro, com 28 mil estudantes e 250 doutores, possui quatro cursos de mestrado e quatro de doutorado com notas 5 e custos menores – R$ 310 milhões de orçamento anual.”
Como não poderia ser diferente, o episódio teve tonitruante e efervescente repercussão, quer na Comunidade Acadêmica da UFS, quer nos meios políticos do Estado, quer na Sociedade Sergipana como um todo. Tanto foi assim que, no dia seguinte, em 2/5/2019, alguns docentes da UFS, entre eles, Marcelo Ennes e Antônio Samarone não deixaram por menos: fizeram azados e contundentes desagravos nas redes sociais. Na mesma data, a Reitoria da Instituição, por seu turno, emitiu nota oficial rechaçando a abominável e despropositada afronta, resenhando e cotejando os verdadeiros fatos e dados, bem como dirimindo eventuais dúvidas sobre o invejável desempenho da Entidade representada, irresponsavel e publicamente ofendida na sua objetiva reputação institucional. Simultaneamente, o coetâneo vereador aracajuano, Hélber Batalha, e o então deputado federal Fábio Henrique subiram às respectivas tribunas parlamentares e, em alto e bom som, refutaram, à altura, as assertivas levianas e ofensivas do desinformado e temerário ex-ministro-chefe da Casa Civil. Na mesma pegada, o modesto autor deste escrito, enquanto ex-aluno e perene beneficiário da UFS, externei minha repulsa pelo meu perfil no Facebook, comentando postagens do médico Antônio Samarone e do ex-deputado Fábio Henrique.
Aliás, conhecedor e admirador que sou da linha editorial e do estilo webjornalístico deste bem-avaliado Blog, bem como de seu culto, corajoso, bem-informado “factótum”, personificado pelo exímio jornalista e exitoso literato, que és — o qual, seja dito, já atingiu a maioridade, ou seja, 18 anos de desempenho “a serviço da verdade e da justiça”, consoante destaca o próprio lema — não me remanesce a mais tênue dúvida de que tal veículo midiático-digital, à simile de poucos congêneres e de alguns meios de comunicação convencionais, sediados neste Estado, haja compartilhado, em tempo, a cruzada midiática na intransigente, imediata e equânime defesa da UFS nesse lamentável e inusitado acontecimento.
De mais a mais, para se ter uma ideia das notórias magnitudes didático-científica, técnico-cultural e socioassistencial da Universidade Federal de Sergipe, basta ressaltar, de bom lembrete, que, há pouco tempo, no ranque de desempenho — “The Impact Rankings 2022” — criteriosamente organizado pela “Times Higher Education”, credenciada entidade britânica, a UFS figurou entre as 25 instituições de ensino superior com melhor performance educacional no Brasil, cabendo-lhe o 5° lugar no “ranking” das melhores universidades brasileiras da atualidade. Acrescente-se que o mencionado ranque, em sua 4.ª edição, abrangeu 1406 universidades de 16 países e respectivas regiões. Para a salutar e incontida altivez de nós, sergipanos, na região Nordeste, a UFS se colocou entre as quatro primeiras.
Se não bastassem essas significativas performances, de acordo com o “ranking” da renomada Universidade de Stanford, da Califórnia, EUA, a UFS teve, à época, seis nomes entre os cientistas mais influentes em todo o Mundo.
UM BREVE PREITO DE VERAZ GRATIDÃO
Conquanto não seja — nem pretenda ou tenha cogitado sê-lo — um exemplar de personalidade, notável, intelectual, colunável, “VIP” etc. ou coisa que os valha, ouso reconhecer-me, sem exagero e figura de linguagem, premiado e, por conseguinte, perenemente grato à exitosa, benfeitora e paradigmática UFS.
Assim, esse pioneiro templo-mor educacional da Sergipanidade e eu, inato, simples, finito, autêntico, declarado e juramentado diletante do saber, mantemos, “saecula saeculorum”, um íntimo, indelével e correlativo caso amoroso entre nós — uma espécie de cumplicidade afetiva correspondida.
Nesse diapasão, considero-me um atemporal e confesso educando do contínuo corpo discente desse público espaço didático-multidisciplinar da “Atenas Sergipense” (Aracaju).
Desvencilhado da ilusória vaidade de pretender aparecer, mas, antes, comprometido com o imprescindível dever de revelar a verdade; ouso ressaltar que, por esse consagrado e quinquagenário centro gerador e irradiador dos saberes humanístico, científico, tecnológico, artístico etc., em carne e osso, tive o prazer e a felicidade, sinceramente incontidos e grantificantes, de haver passado — diga-se de bom alvitre e sem falsa modéstia, de forma marcante e perceptível — durante a segunda metade dos anos 70, até o final do decênio de 80, do sec. XX.
Portanto, não hesito em sustentar, em voz alta, por um absoluto imperativo de sincera gratidão, que a UFS faz parte de minha preciosa vida, sobretudo, imaterial, haja vista ter-me propiciado a suficiente evolução dos meus bastantes atributos intelectuais e do meu satisfatorio acervo cognitivo-cultural. Em outras palavras, ela chega a ser uma extensão de meu Lar.
Oh! quanta saudade sinto dessa fonte de conhecimento e saber.
Sou-te infinitamente grato!
Parabéns! Patrimônio Cultural da brava Gente Sergipana.
Salve! Salve! Santuário Educacional do Ensino Superior de “Sergipe del Pueblo”.
(Por Clarkson Ramos Moura)
Siga Cláudio Nunes no Instagram
https://www.instagram.com/blog_claudio_nunes/
Siga Cláudio Nunes no Twitter
https://x.com/BlogClaudioNun
Siga Cláudio nunes no Blueskay
https://bsky.app/profile/blogclaudionunes.bsky.social
Frase do Dia
“Ignorância e arrogância são duas irmãs inseparáveis, com um só corpo e alma.” Giordano Bruno.
Andressa Collet – Vatican News
O Papa Leão XIV, há quase uma semana da sua eleição como Sucessor de Pedro, encontrou os 5 mil participantes do Jubileu das Igrejas Orientais na Sala Paulo VI, no Vaticano. A audiência nesta quarta-feira (14/05) marcou o dia de encerramento de mais um jubileu temático, o de número 13 deste Ano Santo da esperança, que desde terça-feira (12/05) reuniu fiéis e representantes das Igrejas Orientais Católicas, patriarcas e metropolitas de mais de 10 países, inclusive do Brasil, presentes na audiência com bandeiras do país. Durante dois dias, os participantes celebraram a Divina Liturgia em diferentes ritos, como aquele etíope, armeno, copto e siríaco-oriental. Durante a tarde da quarta-feira (14/05), os peregrinos concluem o jubileu com aquela em rito bizantino na Basílica de São Pedro. Aqui toda matéria: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2025-05/papa-leao-xiv-jubileu-igrejas-orientais-catolicas-14-maio-2025.html
O post Prefeitos X Edvaldo: “quem tanto desprezou, agora corre atrás” apareceu primeiro em O que é notícia em Sergipe.