
O sonho de comprar uma casa própria nos Estados Unidos ficou mais distante para muitos imigrantes. O governo Donald Trump anunciou uma medida que restringe o acesso aos empréstimos hipotecários da Administração Federal de Habitação (FHA) para quem está no país com visto temporário ou em situação irregular.
A decisão provocou preocupação entre a comunidade imigrante, já que a linha de crédito era uma das poucas alternativas acessíveis para quem buscava financiamento.
Agora, imigrantes não permanentes, beneficiários do DACA e solicitantes de asilo também estão entre os excluídos — mesmo aqueles que já moram, trabalham e contribuem com a economia local.
O que muda com a nova regra e possível exceção?
A partir de 25 de maio, apenas cidadãos dos EUA e residentes permanentes poderão solicitar novos empréstimos imobiliários com garantia da FHA. De acordo com o Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano (HUD), o objetivo seria proteger os interesses dos contribuintes americanos.
Segundo o governo, a mudança também atende à promessa de acabar com “subsídios para imigrantes ilegais”. Além disso, há receio de que não permanentes não consigam cumprir obrigações de longo prazo com os financiamentos habitacionais.
Apesar da rigidez da nova regra, uma brecha poderá beneficiar quem já estiver em processo de compra. Imigrantes que tiverem iniciado os trâmites antes de 25 de maio e possuírem um número de caso ativo poderão fechar o contrato até novembro, segundo uma fonte do HUD ouvida pela rede de televisão Telemundo.
Ainda assim, muitos veem a medida como mais uma barreira ao sonho da casa própria, especialmente para famílias que vivem há anos nos EUA, contribuindo com impostos e tentando se estabelecer de forma legal. A insegurança jurídica e as mudanças constantes nas regras também dificultam o planejamento dessas famílias.
Caminhos para regularizar a situação nos Estados Unidos

Para quem deseja viver legalmente nos Estados Unidos e buscar oportunidades como o financiamento habitacional, o ideal é procurar caminhos formais de entrada.
Vistos de estudo, trabalho, ou programas de reunificação familiar são algumas alternativas previstas na legislação americana.
Manter-se informado sobre mudanças nas políticas migratórias e contar com orientação jurídica especializada pode fazer toda a diferença.
Afinal, mesmo diante de obstáculos, a regularização continua sendo a chave para alcançar estabilidade e direitos mais amplos no país.
*Com informações de Terra.
O post Nova medida nos Estados Unidos dificulta compra de casa por imigrantes apareceu primeiro em Capitalist.