Se o seu celular roda o Android 12, é hora de trocar de aparelho

É dono de um smartphone mais antigo? Então temos um aviso importante para a sua segurança: se o seu celular roda o Android 12, é hora de trocar de aparelho. Trata-se de uma sugestão reforçada pelo Google sobre as políticas de segurança do sistema.

Celulares com o Android 13 ou mais recente receberam atualizações de segurança nos últimos 12 meses, e essa é uma prática exigida pelo Google. Sendo assim, este é um dos motivos pelos quais é recomendável contar com pelo menos essa versão do sistema operacional (SO) móvel no seu dispositivo.

É muito importante para a sua segurança ter o Android 13 ou superior instalado no celular. Sistemas operacionais mais antigos tornam seus aplicativos bancários alvos fáceis para cibercriminosos.

O intuito da medida é proteger aplicativos sensíveis, como os de bancos e corporativos, reforçando que suas funções críticas (como transferências de dinheiro) continuem seguras.

Contudo, o problema está preocupando a gigante da tecnologia, pois mais da metade dos celulares Android ativos ainda não migraram para o Android 13, deixando milhões de usuários vulneráveis às ameaças virtuais.

Para piorar, um terço dos aparelhos em uso perdeu o suporte oficial do Google, tornando-os alvos mais fáceis para cibercriminosos. Cerca de 200 milhões de pessoas ainda usam celulares com o Android 12 ou Android L, sistemas que já atingiram o fim de vida e não receberão correções de segurança adicionais.

Leia mais

  • Apple lança iOS 18.4.1 com atualizações de segurança para iPhones
  • Android 16 trará recurso Identity Check para mais smartphones
  • Android 16 vai copiar recurso chave de segurança dos iPhones

Uma dica de amigo: se o seu celular roda o Android 12, é hora de trocar de aparelho

Fabricantes têm a liberdade de viabilizar patches temporários; contudo, a solução ideal é a atualização imediata para os sistemas operacionais mais modernos do Google.

O problema reside no fato de ser necessário adquirir um smartphone novo, caso não seja possível fazer a atualização oficial para o Android 13 ou superior.

De toda forma, caso insista em permanecer em um SO desatualizado, vulnerabilidades não corrigidas podem ser a porta de entrada para criminosos acessarem seus aplicativos bancários e/ou outros dados sensíveis.

Dados recentes apontam que o Android 14, lançado em outubro de 2023, domina 27,4% dos dispositivos ativos. Por sua vez, o mais recente Android 15 está com uma fatia de somente 4,5% dos aparelhos.

Portanto, a recomendação é simples e direta: fique atento para a versão do sistema operacional usada no seu smartphone, porque o uso do Android 12 ou mais antigos pode colocar os seus acessos bancários em risco.

E aí? Está com a atualização em dia? Compartilhe o seu ponto de vista nesta publicação e continue acompanhando o Mundo Conectado!

Fonte: phonearena

Conteúdo Relacionado
samsung galaxy s25 atualização

Atualização S25

Samsung Galaxy S25 recebe atualização de abril; veja novidades

Adicionar aos favoritos o Link permanente.