Moradores pedem exclusão de cidade da Copa do Mundo de 2030

A menos de cinco anos da Copa do Mundo de 2030, confirmada para acontecer em três continentes, um grupo de moradores da cidade de San Sebastián, na Espanha, surpreendeu ao pedir a exclusão da cidade da lista oficial de sedes do torneio.

A solicitação, feita por meio de uma carta enviada à Fifa, tem como base os impactos negativos do turismo em massa.

Associações locais afirmam que o evento pode agravar ainda mais problemas já enfrentados pela população, como a crise imobiliária, o aumento da pressão sobre espaços públicos e a perda de identidade da cidade. “A Copa só beneficia a poucos. Para o resto, sobra o caos”, diz o documento assinado por seis grupos comunitários.

Requerimento polêmico: moradores da cidade não querem receber turistas

Cidade turística no País Basco, San Sebastián quer ficar fora da Copa por causa do turismo em massa. (Foto: Thoams Dutour/Canva Pro)

San Sebastián é uma das 11 cidades espanholas selecionadas para sediar partidas da Copa de 2030, que também será realizada em Portugal e no Marrocos.

No entanto, os moradores criticam o que chamam de “turistificação” — um processo em que os interesses dos visitantes moldam a cidade, enquanto os habitantes lidam com os efeitos colaterais.

O número de turistas na cidade aumentou 78% entre 2015 e 2024. Famosa pela praia de La Concha e sua gastronomia, a cidade tornou-se ponto de encontro de multidões, o que elevou os preços dos imóveis e pressionou a infraestrutura urbana.

No ano passado, diversas cidades espanholas enfrentaram protestos contra o turismo excessivo.

Copa pode acelerar crise habitacional, dizem grupos locais

Além da especulação imobiliária, os moradores temem obras voltadas exclusivamente ao evento e medidas de segurança que interfiram na rotina da cidade.

Os jogos em San Sebastián estão previstos para acontecer no Estádio Anoeta. Para os críticos, a prioridade deveria ser reduzir o fluxo excessivo de turistas — e não promover ainda mais grandes eventos.

Enquanto a Fifa ainda não respondeu ao pedido formal, o prefeito Eneko Goia rebateu as críticas e afirmou que a cidade deveria se orgulhar da projeção internacional. “Se dependesse deles, não teríamos nem projeção global”, declarou.

Onde serão as próximas Copas do Mundo?

A Copa do Mundo de 2030 terá um formato inédito: os jogos acontecerão em três continentes. As partidas de abertura serão na América do Sul — mais especificamente no Uruguai, na Argentina e no Paraguai — em comemoração aos 100 anos do primeiro torneio. O restante da competição será dividido entre Portugal, Espanha e Marrocos.

Já em 2034, a sede confirmada é a Arábia Saudita. A próxima edição, em 2026, será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá, entre 11 de junho e 19 de julho.

*Com informações de Veja.

O post Moradores pedem exclusão de cidade da Copa do Mundo de 2030 apareceu primeiro em Capitalist.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.