FireTV vai mudar! Amazon vai abandonar FireOS ainda em 2025

A Amazon deve lançar nos próximos meses o primeiro Fire TV equipado com o Vega OS, seu novo sistema operacional próprio. A novidade marca o fim do Fire OS, plataforma baseada no Android de código aberto que atualmente está presente não apenas nos dispositivos Fire TV, mas também nos tablets Fire e nos smart displays Echo Show.

Conteúdo Relacionado
Fire Stick TV 4K Max / Fire TV apps / fire tv android

? Novos Rumos

Amazon deve abandonar Android em seus Fire TVs ainda este ano

Embora ainda não tenha sido oficialmente anunciado, o Vega OS já é realidade em alguns produtos da Amazon. Desenvolvido internamente com base no Linux, o novo sistema operacional equipa modelos como o Echo Show 5, Echo Hub e o recém-lançado Echo Spot. Segundo rumores, a Amazon planeja expandir o Vega OS para sua linha de TVs inteligentes a partir de 2025.

Com o Vega OS, a Amazon terá liberdade total para definir suas políticas de atualização, segurança e integração com serviços, eliminando a dependência do ecossistema Google. A estratégia segue o caminho de outras gigantes da tecnologia, como Apple e Roku, que já operam sistemas totalmente fechados e controlados internamente.

Lançamento do Vega OS

Inicialmente, a expectativa era que o Vega OS estreasse no final de 2024. No entanto, o lançamento foi adiado para 2025. Apesar da mudança no cronograma, fontes próximas afirmam que o projeto continua sólido: a Amazon tem intensificado a contratação de profissionais especializados e realizado testes com aplicativos de grandes desenvolvedores do setor.

Conteúdo Relacionado
ATÉ QUANDO? Prime Video sem 4K em todos conteúdos porque não pagou royalties

Só em FHD

ATÉ QUANDO? Prime Video sem 4K em todos conteúdos porque não pagou royalties

Impacto para usuários: fim da instalação de APKs no Fire TV

Uma das principais mudanças para os usuários será o fim da compatibilidade direta com aplicativos Android no Fire TV. No Vega OS, os apps externos precisarão ser adaptados ou reescritos para a nova plataforma. Ou seja, a prática comum de instalar APKs Android diretamente nos dispositivos Fire TV deixará de ser possível.

Em resumo, essa decisão reforça uma tendência crescente entre as big techs: controlar cada aspecto da experiência do usuário, do hardware ao software e aos serviços embarcados. Ao adotar o Vega OS, a Amazon busca consolidar seu ecossistema de forma independente, aumentando seu controle estratégico sobre atualizações, privacidade e monetização.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.