Ibovespa opera com oscilação sob pressão de vale; dólar cai

Analyzing data. Close-up of young businessman pointing on the data presented in the chart with pen while working in creative office.

O Ibovespa, principal índice do mercado acionário nacional, a B3, opera com oscilações durante o pregão desta sexta-feira (25), enquanto o radar dos investidores dividem atenção entre o cenário nacional e internacional.

Por volta das 14h15 (horário de Brasília) o índice apresentava uma queda de 0,09%, aos 134.463 pontos.

O dólar seguia no sentido mesmo do índice, ao passo que recuava 0,11%, cotado a R$ 5,67.

A moeda norte-americana operava praticamente estável nesta manhã, enquanto o índice DXY — que mede a força da moeda americana frente a uma cesta de moedas — avançava 0,38%.

Ibovespa recua levemente após bater recorde no ano

Após encerrar o pregão anterior no maior nível de 2025, o Ibovespa iniciou esta sexta-feira (25) oscilando próximo da estabilidade, mantendo-se na casa dos 134 mil pontos. 

O principal fator de pressão vinha das ações da Vale (VALE3), que recuavam 2,97%, refletindo a queda de 1,87% no preço do minério de ferro na bolsa chinesa de Dalian. 

A mineradora também divulgou seu balanço na véspera, reportando um lucro 17% inferior ao do mesmo período do ano passado.

No setor de petróleo, o comportamento era misto, em linha com a queda de 0,6% nas principais referências internacionais da commodity. As ações preferenciais da Petrobras (PETR4) apresentavam estabilidade, enquanto Prio (PRIO3) avançava 0,58% e Brava (BRAV3) caía 0,7%.

Entre os destaques positivos do dia, JBS (JBSS3) e WEG (WEGE3) subiam 1,93% e 1,89%, respectivamente. Já Marfrig (MRFG3) registrava a maior alta do grupo, com avanço de 4,32%.

EUA

No exterior, as bolsas de Nova York abriram em direções opostas, diante das incertezas sobre as tarifas comerciais entre EUA e China.

Segundo a Bloomberg, Pequim estaria considerando retirar a tarifa de 125% sobre algumas importações dos EUA. Porém, o Ministério das Relações Exteriores da China negou qualquer negociação em curso, contradizendo declarações de Donald Trump. 

“Estamos presos em um purgatório tarifário. O mercado segue reagindo a declarações contraditórias e voláteis vindas da campanha de Trump”, afirmou Joachim Klement, estrategista da Panmure Liberum.

Analistas apontam que sinais de possível distensão nas relações sino-americanas contribuem para o bom humor dos mercados.

No cenário local, declarações de Diogo Guillen, diretor do Banco Central, indicando sinais de desaceleração da economia, contribuíram para a queda nos juros futuros.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: -0,08%

S&P 500: +0,57%

Nasdaq: +1,11%

O post Ibovespa opera com oscilação sob pressão de vale; dólar cai apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.