
Uma investigação da BBC revelou a existência de softwares na App Store que criam deepfakes de nudez sem o consentimento das pessoas cujas imagens eram usadas.
Conhecidos como apps de “nudificação”, eles usam inteligência artificial para apagar digitalmente conteúdos como roupas em fotos e eram descritos como formas de “apimentar selfies”.
Mais do que sua distribuição na App Store, os softwares eram promovidos em anúncios no TikTok. A BBC identificou quatro desses aplicativos que pagam por anúncios na plataforma de vídeos — que já removeu as publicidades.
Posts relacionados
- Apple é obrigada a remover apps de criptomoedas da App Store japonesa
- Índia: Apple remove aplicativos de VPN da App Store após ordens do governo
- TikTok está novamente disponível na App Store dos Estados Unidos
Segundo a reportagem, certos anúncios insinuavam os usuários a “ver as fotos mais quentes da sua paixão”, enquanto outros prometiam a capacidade de “colocar qualquer um de biquíni”. Alguns deles, inclusive, usavam fotos das atrizes de “Game of Thrones”, Lena Headey e Maisie Williams, para serem promovidos.
A BBC não revelou os nomes dos aplicativos, mas afirma que eles foram removidos da App Store. Segundo a Maçã, três deles foram retirados “até que os desenvolvedores corrijam os problemas nos aplicativos”.
Um quarto app, especializado em criar vídeos de mulheres dançando seminuas a partir de fotos, foi removido e o desenvolvedor também teve sua conta encerrada. Em resposta obtida pela BBC, o criador do app afirmou que “não teve a intenção de anunciá-lo como uma ferramenta de deepfake sem consentimento” e disse que revisará suas práticas.
NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.