A Banlek – uma plataforma de compra e venda de fotos de esportes e eventos – faturou R$ 260 milhões desde 2020. Detalhe: praticamente todas as fotos compradas foram parar no Instagram pessoal dos fotografados.
Ao contrário de bancos de imagens mais tradicionais – como o Shutterstock e a Getty Images, que aliás anunciaram sua fusão em janeiro – a Banlek se concentra em ser um espaço em que fotógrafos possam publicar fotos de eventos sociais, esportivos e corporativos.
Não por acaso, já foi apelidado de “Uber dos fotógrafos”, mas o fundador e CEO Jonathas Guerra sugere outra alcunha. “Eu prefiro ‘o Mercado Livre dos fotógrafos’, pois são os fotógrafos que definem o preço, e a Banlek cuida de toda a logística de entrega, incluindo a venda das fotos impressas,” Guerra disse ao Brazil Journal. “E dá para dizer que quase 99% das fotos vão para as redes sociais dos compradores.”
A Banlek oferece dois planos para os fotógrafos: um pago e um gratuito, que têm comissões de 9% e 10%, respectivamente.
Leia a matéria completa no Brazil Journal.
O post BRAZIL JOURNAL: Conheça a Banlek, ‘o Mercado Livre dos fotógrafos’ apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.