
O presidente do Paraguai, Santiago Peña, não estará entre os cerca de 200 líderes mundiais aguardados, em Roma, para o funeral do papa Francisco. O país será representado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Raúl Latorre.
Leia também:
Papa Francisco dá nome a avenida em cidade da fronteira – confira
De acordo com o jornal Última Hora, o pedido para que Latorre encabece a delegação partiu do próprio Peña, em contato por telefone.
Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!
Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!
“Durante a sessão da Câmara, recebi uma ligação do presidente Santiago Peña, que me pediu para representar o Paraguai no funeral do papa”, afirmou.
O motivo da ausência de Peña, conforme publicações da imprensa paraguaia, está relacionado a uma viagem já agendada para os Estados Unidos.
Ainda na segunda-feira (21), data do falecimento de Francisco, o presidente do Paraguai assinou decreto estabelecendo luto oficial de cinco dias no país, que tem quase 90% de sua população vinculada à Igreja Católica.
Nas redes sociais, Peña escreveu que visitou a Nunciatura Apostólica no Paraguai (espécie de embaixada do Vaticano) para expressar condolências.
Hoy visité la Nunciatura Apostólica en Paraguay para expresar mis más sentidas condolencias por el fallecimiento de Su Santidad, el Papa Francisco. Lo recordaremos siempre con profundo cariño por su inmenso amor al Paraguay y a su gente. Su mensaje de humildad, justicia y… pic.twitter.com/WSFtvcTqpo
— Santiago Peña (@SantiPenap) April 22, 2025
“Recordaremos Francisco sempre com profundo carinho por seu imenso amor ao Paraguai e à sua população. Sua mensagem de humildade, justiça e fraternidade deixou marcas inapagáveis nos nossos corações”, disse.
Ligação com o Paraguai
Como papa, Francisco esteve no Paraguai uma única vez, em 2015, durante visita a países da América do Sul.
Em sua carreira religiosa, contudo, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio sempre teve proximidade com a comunidade paraguaia residente em Buenos Aires. Suas menções e elogios à força da mulher paraguaia, por exemplo, eram constantes.
Os presidentes do Brasil e da Argentina, Luiz Inácio Lula da Silva e Javier Milei, bem como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estão entre as autoridades aguardadas em Roma para o funeral do pontífice.
Cardeais paraguaios no conclave
O Paraguai tem dois cardeais aptos para participar do conclave que definirá o sucessor de Francisco: Adalberto Martínez e Cristóbal López Romero.
Romero, que nasceu na Espanha, naturalizou-se paraguaio e está, atualmente, no Marrocos, aparece em uma lista do jornal O Estado de São Paulo como um dos nomes cotados para a sucessão.
Na última terça (22), inclusive, Romero foi um dos ouvidos pelo Jornal Nacional, da TV Globo, em reportagem da correspondente Ilze Scamparini. Entrevistado na rua, o religioso falou, rapidamente, sobre os preparativos para as cerimônias de despedida a Francisco.
O post Presidente do Paraguai não irá a Roma para o funeral do papa Francisco apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.