Presidente do Paraguai não irá a Roma para o funeral do papa Francisco

Conforme a imprensa local, o presidente do Paraguai, Santiago Peña, fará viagem aos Estados Unidos.

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, não estará entre os cerca de 200 líderes mundiais aguardados, em Roma, para o funeral do papa Francisco. O país será representado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Raúl Latorre.

Leia também:
Papa Francisco dá nome a avenida em cidade da fronteira – confira

De acordo com o jornal Última Hora, o pedido para que Latorre encabece a delegação partiu do próprio Peña, em contato por telefone.

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

“Durante a sessão da Câmara, recebi uma ligação do presidente Santiago Peña, que me pediu para representar o Paraguai no funeral do papa”, afirmou.

O motivo da ausência de Peña, conforme publicações da imprensa paraguaia, está relacionado a uma viagem já agendada para os Estados Unidos.

Ainda na segunda-feira (21), data do falecimento de Francisco, o presidente do Paraguai assinou decreto estabelecendo luto oficial de cinco dias no país, que tem quase 90% de sua população vinculada à Igreja Católica.

Nas redes sociais, Peña escreveu que visitou a Nunciatura Apostólica no Paraguai (espécie de embaixada do Vaticano) para expressar condolências.

“Recordaremos Francisco sempre com profundo carinho por seu imenso amor ao Paraguai e à sua população. Sua mensagem de humildade, justiça e fraternidade deixou marcas inapagáveis nos nossos corações”, disse.

Ligação com o Paraguai

Como papa, Francisco esteve no Paraguai uma única vez, em 2015, durante visita a países da América do Sul.

Em sua carreira religiosa, contudo, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio sempre teve proximidade com a comunidade paraguaia residente em Buenos Aires. Suas menções e elogios à força da mulher paraguaia, por exemplo, eram constantes.

Os presidentes do Brasil e da Argentina, Luiz Inácio Lula da Silva e Javier Milei, bem como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estão entre as autoridades aguardadas em Roma para o funeral do pontífice.

Cardeais paraguaios no conclave

O Paraguai tem dois cardeais aptos para participar do conclave que definirá o sucessor de Francisco: Adalberto Martínez e Cristóbal López Romero.

Romero, que nasceu na Espanha, naturalizou-se paraguaio e está, atualmente, no Marrocos, aparece em uma lista do jornal O Estado de São Paulo como um dos nomes cotados para a sucessão.

Na última terça (22), inclusive, Romero foi um dos ouvidos pelo Jornal Nacional, da TV Globo, em reportagem da correspondente Ilze Scamparini. Entrevistado na rua, o religioso falou, rapidamente, sobre os preparativos para as cerimônias de despedida a Francisco.

O post Presidente do Paraguai não irá a Roma para o funeral do papa Francisco apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.