A gigante chinesa das baterias, CATL (Contemporary Amperex Technology), apresentou uma informação contundente para a indústria de carros elétricos ao anunciar a nova geração da sua bateria Shenxing, capaz de fornecer 520 km de autonomia com apenas cinco minutos de recarga.
A revelação, feita durante o evento Tech Day da empresa em Xangai, eleva o nível da disputa tecnológica no setor de veículos elétricos e desafia rivais como BYD e Tesla.
Nova bateria Shenxing supera a concorrência e promete autonomia de até 800 km
A bateria de segunda geração da série Shenxing utiliza uma engenharia que permite velocidades de carregamento de até 2,5 km por segundo, e uma carga completa pode alcançar 800 km de autonomia.
Com isso, a empresa visa reduzir drasticamente a ansiedade dos consumidores em relação à autonomia dos veículos elétricos e ao tempo necessário para carregá-los.
A CATL afirma que, além da rapidez, o novo modelo apresenta desempenho estável mesmo em temperaturas extremas, sendo capaz de recarregar de 5% a 80% em apenas 15 minutos, mesmo sob -10°C.
Mais uma vez, estamos ultrapassando os limites da performance. Queremos tornar a bateria Shenxing o novo padrão para carros elétricos em todo o mundo
Gao Huan, diretor de tecnologia da CATL
Comparações com BYD e Tesla e foco em inovação
A CATL decidiu dar sua resposta à rival BYD, que havia anunciado recentemente um supercarregador capaz de entregar 470 km de alcance em 5 minutos.

Agora, com 520 km no mesmo tempo, a CATL não só supera a concorrente como também coloca em cheque os avanços da Tesla, cuja tecnologia Supercharger fornece 320 km em 15 minutos — desempenho significativamente inferior.
A bateria Shenxing ainda não está disponível comercialmente, mas a expectativa da empresa é equipar 67 modelos diferentes de veículos elétricos até o final de 2025.
Expansão global e novo modelo com sódio como alternativa
Durante o evento, a CATL também apresentou outra novidade: a bateria Naxtra, baseada em íon de sódio, como uma opção mais econômica e segura em comparação às baterias de lítio.
Embora ofereça uma autonomia menor — cerca de 500 km com carga total — a nova solução ttem custos de produção mais baixos, maior estabilidade térmica e menor risco de explosão após colisões.
Com essas duas frentes de inovação, a empresa tem como meta consolidar sua liderança global, que já conta com 38% do mercado de baterias para veículos elétricos, segundo a SNE Research. Para efeito de comparação, a BYD ocupa o segundo lugar com 17,2%.

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Cenário político pavimenta a disputa
Atualmente, a CATL fornece baterias para Tesla, BMW, Volkswagen e Ford, entre outras montadoras globais. No entanto, o futuro da distribuição internacional enfrenta incertezas por causa das sanções comerciais entre China e Estados Unidos, intensificadas pelo ex-presidente Donald Trump.
Em resposta, o governo chinês restringiu a exportação de certos componentes estratégicos, o que pode afetar a adoção dessas baterias no Ocidente.
Apesar disso, a CATL minimizou o impacto das tarifas americanas, afirmando que os EUA representam uma pequena parcela de suas vendas e que já possui planos de contingência em andamento, negociando soluções com seus clientes internacionais.
Fonte: CNN Business

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