
Em mais um movimento para fortalecer sua presença no mercado de vídeos curtos e atrair criadores de conteúdo, o Instagram lançou nesta terça-feira (22) o Edits, um aplicativo independente voltado para edição de vídeos, com funcionalidades semelhantes às do CapCut, app da ByteDance — a mesma empresa chinesa por trás do TikTok.
O Edits permite que os usuários organizem ideias de projetos, filmem e editem vídeos, além de acessarem métricas sobre o desempenho do conteúdo. Entre os recursos disponíveis estão substituição de fundo, legendas automáticas e ferramentas baseadas em inteligência artificial que transformam imagens estáticas em vídeos dinâmicos.
“Tem muita coisa acontecendo no mundo agora, e, independentemente do cenário, achamos que nosso papel é criar as ferramentas criativas mais atraentes para quem produz vídeos — não apenas para o Instagram, mas para qualquer plataforma”, afirmou Adam Mosseri, chefe do Instagram, em um vídeo publicado em janeiro, quando anunciou o app pela primeira vez.
A nova plataforma é claramente uma resposta da Meta ao CapCut, aplicativo que permite a criação e edição de vídeos tanto pelo celular quanto pelo computador, muito utilizado por criadores de conteúdo do TikTok. Com o futuro do TikTok nos Estados Unidos incerto — especialmente após o ex-presidente Donald Trump, agora novamente no cargo, estender pela segunda vez o prazo para a ByteDance vender a operação local ou enfrentar um possível banimento —, a Meta parece buscar consolidar espaço entre os criadores que podem migrar para outras plataformas.
Sobre o Instagram
Lançado em outubro de 2010 por Kevin Systrom e Mike Krieger, o Instagram começou como um aplicativo de compartilhamento de fotos com filtros customizáveis, rapidamente conquistando milhões de usuários ao redor do mundo. Em 2012, foi adquirido pelo Facebook (hoje Meta) por cerca de US$ 1 bilhão, quando ainda era uma startup promissora. Desde então, o Instagram se transformou em uma das redes sociais mais populares do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais, incorporando recursos como Stories, Reels e agora o Edits, numa estratégia clara de competir com plataformas como Snapchat, YouTube Shorts e TikTok.
Com o lançamento do Edits, o Instagram reforça sua aposta no ecossistema de criadores de conteúdo e no consumo de vídeos curtos, buscando ampliar seu protagonismo na chamada “economia da atenção” — e também driblar os riscos regulatórios que rondam os concorrentes.
(Com Agência Brasil).
O post Instagram lança Edits, novo app de edição de vídeos apareceu primeiro em Capitalist.