

A Bituca Universidade de Música Popular, sediada em Barbacena, disponibiliza 160 vagas para aulas profissionalizantes gratuitas de música. As inscrições podem ser feitas até sábado (19), presencialmente, na Estação Ponto de Partida, de 11h às 15h, exceto sábados, domingos e feriados, ou no site da instituição. A tava para se inscrever é de R$ 20.
As aulas têm caráter profissionalizante, mesmo que não seja exigido nenhum grau de escolaridade para se candidatar às vagas. As aulas acontecem uma vez por semana. Não há limite de idade e a inscrição deve ser realizada somente em um curso de formação específica. A duração é de um ano e o comparecimento às aulas é obrigatório.
Para ser selecionado, o candidato deve participar de uma audição, na qual demonstrará suas aptidões musicais. Para o curso de Engenharia de Áudio e Produção Musical, a prova é escrita; enquanto nos cursos de música é necessário realizar um teste específico elaborado pela coordenação da Bituca. Iniciantes serão admitidos somente para o curso de percussão.
As avaliações começam no dia 23 de abril. Data e horário dos testes dos candidatos estarão disponíveis no site da universidade. O não comparecimento ou atraso é eliminatório. Após a primeira etapa, os pré-selecionados são submetidos à etapa final do processo seletivo.
Metodologia da Bituca
A metodologia utilizada pela Bituca foi sistematizada pelo grupo Ponto de Partida há 45 anos. Baseada nas antigas corporações medievais, nessa metodologia os alunos aprendem diretamente com os mestres, que são músicos em atuação no mercado. Cada discente deve escolher um instrumento, além de frequentar as aulas complementares obrigatórias.
Além das aulas específicas, são ofertadas classes complementares e curso especial. Confira abaixo:
Formação específica
Baixo elétrico e acústico – Enéias Xavier
Bateria – Gladston Vieira
Canto – Andrea Amendoeira
Clarineta – Caetano Brasil
Cavaquinho – Pablo Dias
Percussão – Serginho Silva
Piano e teclado – Felipe Moreira
Saxofone – Caetano Brasil
Violão e guitarra – Leandro do Carmo
Formação complementar
Harmonia – Felipe Moreira
História da música brasileira – Mestres convidados
Musicalização pelo método Kodaly – Pitágoras Silveira, seguindo o legado de Ian Guest
Percepção musical – Felipe Moreira
Prática de conjunto – Mauro Rodrigues e Pitágoras Silveira
Preparação para o palco, produção e ética – Ponto de Partida
Curso especial
Engenharia de áudio & produção musical – César Santos. Aulas quinzenais
- LEIA MAIS sobre Cultura aqui
O post Bituca abre 160 vagas para aulas gratuitas e profissionalizantes de música apareceu primeiro em Tribuna de Minas.