Programa do Nubank (ROXO34) reforça cautela com crédito

Nubank (ROXO34)
Nubank (ROXO34) / Foto: Divulgação

Na avaliação do banco Citi, o programa de renegociação de dívidas recém lançado pelo Nubank (ROXO34) nesta segunda-feira (14) reforça a visão de que o momento é de cautela com o crédito no País. 

A recomendação do banco é que o tratamento contábil da carteira renegociada pelo Nubank deve receber atenção nos próximos balanços.

“Consideramos que o programa do Nu e o momento em que foi lançado reforçam nossa tese de que as condições no ciclo de crédito do Brasil sugerem cautela à frente, principalmente quanto à qualidade dos ativos”, escreveu a equipe do Citi, liderada pelo analista Gustavo Schroden, em relatório enviado aos clientes.

As renegociações representaram 11% da carteira do Nubank no quarto trimestre, segundo o Citi, com cerca de 52% delas acontecendo menos de 15 dias após o crédito entrar em atraso. 

Paralelamente, a equipe do banco Citi também pontuou que as provisões para créditos no Estágio 3 caíram como porcentual da carteira, tanto em cartões quanto no crédito pessoal, seguindo a entrada neste patamar de atraso.

“Reiteramos a nossa recomendação de venda para o papel, pedindo atenção em especial para o tratamento contábil das renegociações à frente, como uma forma de acompanhamento das tendências de qualidade de crédito”, afirmou o banco.

Para os BDRs do Nubank, o Citi tem preço-alvo de US$ 10,55, cerca de 14,7% abaixo do fechamento de sexta-feira (11).

Nubank (ROXO34) anuncia programa para renegociação de dívidas

Nubank (ROXO34)  lançou nesta segunda-feira (14) uma campanha de renegociação de dívidas em atraso que prevê descontos de até 99,9% para clientes elegíveis. Em relatório a acionistas, o JP Morgan subiu a nota de recomendação do banco, alegando que o maior risco de lucro na empresa está na qualidade de seus ativos.

A campanha Recomeço foi pensada para clientes que possuem um bom histórico de crédito com a constituição e engajamento com a marca. Os clientes elegíveis serão notificados gradualmente pelo aplicativo do banco digital, com detalhes específicos e individualizados para sua renegociação.

O Nubank encerrou 2024 com 114, 2 milhões de clientes, tendo 94,9 milhões deles ativos. O banco possui em seu portfólio, um montante de crédito de US$20,7 bilhões, enquanto o índice de inadimplência com mais de 90 dias  encerrou o ano passado em 7%.

“No Nubank, nossos clientes e o seu bem-estar financeiro são prioridade. Este foi o principal motivo para a criação do Nubank: combater a complexidade e empoderar as pessoas”, afirmou a presidente-executiva do Nubank no Brasil, Livia Chanes. A iniciativa inclui um blog com dicas sobre finanças pessoais e educação financeira.

O post Programa do Nubank (ROXO34) reforça cautela com crédito apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.