
Quando falamos dos filmes que completam 30 anos de sua estreia em 2025, alguns clássicos modernos vem logo à mente, como ‘Coração Valente’, ‘Fogo Contra Fogo’, ‘Toy Story’, ‘Cassino’ e ’12 Macacos’. Quando o assunto é filme de suspense, sem titubear podemos mencionar logo os dois de maior prestígio: ‘Seven’ e ‘Os Suspeitos’. Poucos naquele ano se equivalem ao valor cult destes, que ecoa por três décadas já. Não por menos, ‘Seven’ ganhou inclusive um relançamento nas telonas.
Mas existem outros filmes de suspense bem interessantes que estão completando 30 anos de lançamento. Abaixo separamos dez dos mais interessantes para você, diga se conhece todos ou ouviu falar.
Copycat – A Vida Imita a Morte
Aqui temos um suspense de arrepiar a espinha protagonizado por duas grandes atrizes da época. Sigourney Weaver dispensa apresentações e havia estrelado a franquia ‘Os Caça-Fantasmas’ e ‘Alien’. Ela vive uma psiquiatra especializada em serial killers, que se torna vítima de um deles, e ao sobreviver ao ataque decide viver de uma forma reclusa. Holly Hunter havia acabado de ganhar um Oscar por ‘O Piano’, e aqui vive uma policial que precisa da ajuda da especialista com síndrome do pânico para decifrar um novo caso envolvendo mortes e um psicopata.
O Diabo Veste Azul
Quem chega agora é o lendário Denzel Washington para um filme pouco conhecido de sua carreira, porém, bastante eficiente e interessante. Nesse noir passado nos anos 1940, Denzel vive um sujeito conhecido no bairro, contratado para encontrar uma mulher desaparecida. Como de costume em filmes do tipo, ele termina se deparando com uma verdadeira conspiração, que envolve situações bem acima de sua alçada.
Justa Causa
O eterno James Bond é quem dá as caras agora na lista. O imortal Sean Connery é o protagonista deste suspense eletrizante. Ele vive Paul Armstrong, um professor de direito de uma universidade, que resolve se envolver em um caso de assassinato. Disposto a provar a inocência de um rapaz negro, acusado de matar uma menina e colocado no corredor da morte. O velho professor entrará numa trama de mistério, que o fará duvidar de todas as situações a cada guinada do enredo.
Tempo Esgotado
Johnny Depp surge em cena agora bem novinho. O ator já havia tido duas parcerias com Tim Burton aqui, em ‘Edward Mãos de Tesoura’ e ‘Ed Wood’. Depp vive um sujeito comum, pai de família, simplesmente aparecendo na hora errada e no local errado. Em um suspense tipicamente Hitchcockiano, do homem comum posto à prova, ele descobre que um passeio no shopping irá virar uma tarde infernal. Acontece que sua filhinha é sequestrada, e agora homens misteriosos querem que ele cometa o assassinato de uma política, que irá discursar num salão dentro do local. É o típico “o que você faria?”.
Jade
Um dos representantes menos conhecidos do subgênero dos thrillers eróticos dos anos 90, ‘Jade’ possui roteiro de Joe Eszterhas, o mesmo de ‘Instinto Selvagem’ (1992), e direção de William Friedkin (‘O Exorcista’). Com produção da Paramount Pictures, a estrela sedutora da vez é Linda Fiorentino, atriz que nunca chegou a pertencer ao time A de Hollywood, mas se tornou especialista em suspenses adultos do tipo. Aqui, ela vive uma mulher fatal, uma psicóloga que, assim como a personagem de Sharon Stone no filme citado acima, está no centro de uma investigação de assassinato e um caso tórrido.
Nunca Fale com Estranhos
Por falar em filmes de suspense eróticos, há 30 anos o cinema nos presenteava com mais um, que unia em tela uma dupla quentíssima na época. A loiraça Rebecca De Mornay havia acabado de sair do sucesso de outro suspense, ‘A Mão que Balança o Berço’ (1992) e o espanhol Antonio Banderas era o “latin lover” de Hollywood na época, lançando um filme atrás do outro: ‘Assassinos’, ‘A Balada do Pistoleiro’, ‘Grande Hotel’, ‘Casos e Casamentos’ e ‘Quero Dizer que te Amo’; tudo lançado no mesmo ano deste ‘Nunca Fale com Estranhos’, que traz De Mornay como uma mulher se envolvendo com um homem misterioso (Banderas).
Má Companhia
Produzido pela Disney, através da Touchstone Pictures, o longa é estrelado por Laurence Fishburne, o eterno Morfeu de ‘Matrix’. Aqui ele vive Nelson Crowe, um ex-agente expulso da agência para a qual trabalhava por excesso de violência e temperamento difícil. Ele começa a trabalhar como assassino de aluguel, e é contratado por uma mulher fatal, papel de Ellen Barkin. Porém, as coisas são mais complicadas do que parecem, e ainda envolvem um homem de negócios poderoso, vivido por Frank Langella.
A Rede
A estrela Sandra Bullock foi revelada ao mundo graças ao sucesso de ‘Velocidade Máxima’, um blockbuster de ação impecável. Logo no ano seguinte, a atriz resolveu mudar de ares e protagonizar um suspense moderno, que falava sobre um tópico cada vez mais em voga na época: a internet. O filme demonstrava há 30 anos que através do computador poderíamos fazer tudo, desde pedir comida em um restaurante e até mesmo trabalhar à distância, ou manter relações com pessoas que nem conhecemos pessoalmente. Hoje, é claro, é curioso notar o quanto caminhamos e normalizamos desde àquela época.
Eclipse Total
A atriz Kathy Bates venceu o Oscar como protagonista em 1991 pelo suspense ‘Louca Obsessão’, baseado num livro de Stephen King. Quatro anos depois, ela repetia a dose com este ‘Eclipse Total’, outro thriller baseado na obra do mestre do terror e suspense King. Aqui, no entanto, ela não é uma vilã de gelar a espinha. Bem, ou será? Ela interpreta uma mulher acusada de matar uma idosa de quem cuidava. Porém, esse recente caso traz à tona novamente o caso sem solução da morte de seu marido, do qual ela também era a principal suspeita.
Uma Babá – Objeto de Desejo
Não foi só Antonio Banderas que lançou “trocentos” filmes e se tornou um astro em Hollywood há 30 anos, a musa teen da época, Alicia Silverstone, igualmente se tornou um nome muito badalado na época, especificamente pelo sucesso que foi ‘As Patricinhas de Beverly Hills’. Mas a atriz também lançou ‘O Esconderijo’ e ‘Atraída pelo Crime’. Porém, aqui falaremos de ‘Uma Babá – Objeto de Desejo’, no qual viveu uma adolescente se tornando alvo da obsessão de dois jovens. Mas não apenas isso, pois o pai das crianças que ela toma conta, também não consegue esconder sua atração pela garota.