Este período do ano geralmente é movimentado para aqueles que precisam colocar a documentação em dia. Pensando nisto, nós criamos este tutorial para você aprender como emitir online a Certidão Negativa de Débito Federal pelo computador!
Par quem está por fora, a Certidão Negativa de Débito (CND) Federal é um documento usado para comprovar se uma pessoa física ou jurídica não possui pendências fiscais com a Receita Federal brasileira.
Trata-se de um documento fundamental caso o indivíduo ou uma empresa precise obter financiamentos, abrir empresas, participar de licitações e mais. A validade da CND Federal é de 180 dias.
Leia mais
- Como usar recursos de IA no Google Docs | Guia completo
- Microsoft Word: como inserir uma assinatura eletrônica em um documento
- Copilot para Windows ganha visão de tela e busca por arquivos: veja como testar agora
Saiba como emitir online a Certidão Negativa de Débito Federal agora mesmo!
Agora que ficou sabendo o que é a Certidão Negativa de Débito Federal, aprenda a emitir online em poucos passos. Sem mais apresentações, confira:
- Clique aqui para acessar o site oficial, caso você seja uma pessoa física (CPF);
- Caso você seja uma pessoa jurídica (CNPJ), acesse este link;
- Após inserir o CPF ou CNPJ, se não existirem pendências, o download com o PDF da sua documentação será iniciado;
- É válido ressaltar que, se você já emitiu a documentação recentemente, uma nova tela será visualizada com a opção de segunda via, que você poderá especificar um intervalo de tempo.



Pronto! Agora você terá o seu arquivo em PDF para conseguir aproveitar de todos os benefícios de ter uma CND Federal.
Caso você tenha um CNPJ ativo, será necessário ficar sempre de olho nas suas eventuais pendências para evitar surpresas desagradáveis, como aplicações de multas e/ou outros inconvenientes — como ser barrado de obter empréstimos em momentos de necessidade.
E aí? O que achou das informações? Compartilhe o seu ponto de vista e continue acompanhando o Mundo Conectado para ficar por dentro de todas as novidades sobre o extenso mundo da tecnologia!
Fonte: Receita Federal

Simples e prático!
Como recuperar a senha da conta Gov.br