J.K. Rowling volta a criticar John Oliver por apoiar atletas transgêneros

J.K. Rowling

A autora de ‘Harry Potter’, J.K. Rowling, e o ator e comediante John Oliver voltaram a se confrontar publicamente a respeito da inclusão de atletas transgêneros no esporte.

A disputa entre os dois se reacendeu após um embate em novembro passado, quando Oliver argumentou que não havia “nenhuma evidência” de que atletas transgêneros representassem uma ameaça à segurança ou à equidade.

Rowling respondeu na época, acusando Oliver de estar “feliz em ver mulheres sofrerem lesões, humilhações e a perda de oportunidades esportivas”.

Segundo o Deadline, no domingo, durante seu programa ‘Last Week Tonight’, Oliver voltou a abordar o tema, ironizando a autora:

“É um pouco estranho receber tanta pressão da criadora de Harry Potter, especialmente quando eu claramente pareço o que teria acontecido com ela se o tivessem deixado naquele armário pelo resto da vida”, brincou, reafirmando sua posição anterior.

Oliver reconheceu a complexidade e a necessidade de nuances no assunto, mas criticou a facilidade com que se fazem comentários generalizados sobre pessoas trans, desde que seguidos da frase “nos esportes”.

A resposta de Rowling veio na segunda-feira, através de uma série de publicações no X/Twitter: “Eu entendo porque homens como Oliver, que consistentemente zombaram das pessoas anti-ciência à direita, se venderam no começo. Eles não queriam destruir suas carreiras. Adotar posições da moda contra os direitos das mulheres foi o custo do negócio. Mas é hora de prestar atenção no que está acontecendo”.

Em outra mensagem, ela continuou: “Eles ainda estão regurgitando os pontos de vista dos ativistas dos direitos trans do Twitter de 2020. Não consigo imaginar alguém tão obcecado por si mesmo que não tenha percebido que essa bobagem sem sentido está enfrentando uma enorme reação popular, que perde eleições e que meninas e mulheres estão sendo prejudicadas”.

A persistente troca de acusações coloca a Warner Bros. Discovery em uma posição delicada, já que Rowling e Oliver são, efetivamente, colegas de trabalho. Rowling tem um papel central na adaptação de ‘Harry Potter’ para uma série de televisão da HBO, que também exibe o programa de Oliver, ‘Last Week Tonight With John Oliver’.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.