PROTEJA-SE! Hackers podem estar te espionando pela câmera do celular

Nos dias atuais, as câmeras dos smartphones tornaram-se ferramentas indispensáveis em nosso cotidiano, pois facilitam a comunicação com amigos e familiares, além de permitir o compartilhamento de momentos em redes sociais como Instagram e TikTok. No entanto, essa mesma tecnologia que nos conecta pode abrir portas para ameaças invisíveis.

Os cibercriminosos têm encontrado maneiras furtivas de acessar as câmeras de nossos dispositivos, ao se aproveitarem de práticas de segurança cibernética inadequadas.

O download de aplicativos de lojas não oficiais ou a interação com links desconhecidos são apenas algumas das ações que podem colocar a privacidade dos usuários em risco.

Cuidados na hora de usar a câmera do seu celular – Imagem: RF._.studio _/Pexels

Espionagem pela câmera do smartphone

O acesso não autorizado à câmera dos celulares é uma das formas mais alarmantes de espionagem digital. Malwares e spywares são frequentemente empregados para controlar os dispositivos sem que os usuários percebam, o que pode incluir a gravação de vídeos ou a captura de fotos sem o consentimento do proprietário.

Para tal, os ataques acontecem de forma discreta e, por isso, muitas vezes passam despercebidos por dias ou até semanas. Aplicativos maliciosos baixados de fontes não seguras ou links infectados em e-mails são as maneiras mais comuns de invasão. Além disso, a prática de sexting e o compartilhamento excessivo nas redes sociais aumentam as vulnerabilidades.

Além de comprometer a privacidade, o acesso não autorizado pode ter impactos emocionais significativos. Sentimentos de ansiedade e paranoia são comuns entre os usuários que suspeitam que estão sendo observados. Ademais, a exposição a esses riscos pode causar danos emocionais profundos.

Prevenção contra ataques

Para proteger os dispositivos, é crucial manter um antivírus atualizado e revisar as permissões dos aplicativos. Além disso, é indicado:

  • Ajustar corretamente as configurações de privacidade nas redes sociais;

  • Cobrir a câmera quando não estiver em uso;

  • Criar senhas seguras, com números, letras minúsculas e maiúsculas e símbolos para dificultar o acesso ao dispositivo;

  • Evitar downloads de fontes não confiáveis;

  • Usar senhas diferentes para cada serviço;

  • Não compartilhar informações privadas com estranhos nem aceitar solicitações de amizade de pessoas desconhecidas.

Por fim, apesar dos desafios, ao adotar medidas proativas de segurança, os usuários reduzirão de modo significativo o risco de invasão digital e protegerão melhor sua privacidade e bem-estar emocional.

O post PROTEJA-SE! Hackers podem estar te espionando pela câmera do celular apareceu primeiro em Capitalist.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.