Conheça a CEO responsável pelo braço imobiliário da Carrefour Brasil

Liliane Dutra, CEO de Carrefour Property (Foto: Divulgação)

Se engana quem pensa que o Carrefour Brasil (CRFB3) se envereda apenas pelo setor do varejo. Comércios à parte, a companhia decidiu, em 2012, tirar do papel a idéia de explorar o ativos imobiliários como extensão dos seus negócios. E hoje, quando um cliente entra em uma loja, seja de atacado ou varejo, ele está, sem perceber, acessando um valioso ativo imobiliário.

No maior varejista do Brasil, o Carrefour Property, a divisão estratégica do Grupo Carrefour Brasil, é quem potencializa esses espaços. Seu objetivo vai além da simples administração de imóveis: é combinar sua expertise imobiliária com a visão comercial da empresa para gerar valor nos ativos, transformando grandes áreas em negócios lucrativos e criando experiências que atraem tanto consumidores quanto investidores.

A companhia tem propriedade de 80% de nossas lojas, além de um portfólio com mais de 250 galerias e três shoppings. A atual CEO responsável pela expansão da Property, Liliane Dutra, disse em entrevista ao BP Money, que a atuação visa liberar o potencial dos ativos imobiliários, transformando espaços como estacionamentos em oportunidades de valorização.

“Conseguimos otimizar nossos ativos e fortalecer ainda mais nosso modelo de atuação no mercado”, afirmou.

Confira a entrevista na íntegra

Como o Carrefour começou a faturar com terrenos?

O Grupo Carrefour está presente no Brasil desde 1975, e a unidade imobiliária, Carrefour Property, passou a atuar no país em 2012. Desde então, temos nos dedicado a transformar espaços e desenvolver projetos imobiliários que não apenas atendam às necessidades dos nossos lojistas, mas também proporcionem experiências únicas para os consumidores.

Atualmente, somos proprietários de 80% de nossas lojas e contamos com um portfólio com mais de 250 galerias e três shoppings. Temos ampla experiência no desenvolvimento imobiliário em diversos formatos, beneficiando todos os ecossistemas do setor, além de uma sólida atuação na gestão dos ativos do Grupo Carrefour Brasil.

Essa atuação nos permite destravar o valor imobiliário de nossos espaços, como os estacionamentos, por exemplo, requalificar nossas galerias para torná-las ainda mais rentáveis e otimizar as lojas no modelo combo, ampliando a eficiência do nosso negócio. Dessa forma, conseguimos otimizar nossos ativos e fortalecer ainda mais nosso modelo de atuação no mercado.

Qual o papel do Carrefour Property e como ele se encaixa na estratégia da empresa?

Somos a unidade de negócios do Grupo Carrefour Brasil responsável pela gestão e desenvolvimento do portfólio imobiliário da companhia. Nossa atuação está alinhada ao DNA do Grupo, sempre com o cliente no centro de nossos projetos.

Atualmente, administramos 430 imóveis próprios, totalizando mais de 18 milhões de m² de terreno. Contamos com mais de 250 galerias comerciais espalhadas por 20 estados e mais de 130 municípios, além de contratos com mais de 3.200 lojistas, distribuídos em mais de 377 mil m² de área bruta locável (ABL).

Nosso portfólio também inclui três shopping centers em São Paulo – Butantã Shopping, Jardim Pamplona Shopping e Paseo Alto das Nações –, que oferecem conveniência, entretenimento e praticidade aos consumidores. Dessa forma, o Carrefour Property desempenha um papel estratégico na valorização dos ativos imobiliários do Grupo.

Liliane, como foi a transição da engenharia civil para a gestão de fundos imobiliários e o que você aprendeu ao lidar com essas áreas distintas?

Nunca imaginei que um dia trabalharia no setor imobiliário. Apesar da minha formação em engenharia civil, sempre soube que não queria atuar diretamente na área, então iniciei minha carreira em auditoria e, aos poucos, fui me interessando cada vez mais pelo mundo dos negócios. A partir daí, migrei para consultoria e planejamento estratégico, ampliando minha visão sobre o mercado.

Concluí a faculdade em um momento de grande transformação econômica no Brasil, com a chegada de grandes privatizações. Essa conjuntura representou uma excelente oportunidade de aprendizado para mim. Depois de concluir meu MBA na Inglaterra, retornei ao Brasil e morei um tempo em São Paulo. Logo surgiu a oportunidade de atuar como gerente de marketing em um shopping de Belo Horizonte, minha cidade natal, consolidando de vez minha entrada no setor imobiliário.

Sempre tive muita curiosidade e vontade de aprender sobre diferentes áreas. Ao longo da minha trajetória, tive o privilégio de trabalhar com profissionais que me ensinaram e me deram espaço para crescer. Hoje, percebo como toda essa experiência me preparou para lidar com desafios, gerir negócios de grande porte e construir parcerias estratégicas. Aprendi a gerenciar operações, questões de segurança, manutenção e a área financeira, adquirindo uma visão ampla e integrada do setor. 

Quais desafios você enfrentou para chegar à posição de CEO de Carrefour Property e como superou obstáculos?

Quando cheguei ao Grupo Carrefour Brasil, já vim para assumir a posição de CEO do Carrefour Property. Mas estando há mais de 30 anos no mercado de trabalho e tendo escolhido estudar engenharia civil, com certeza encontrei desafios pelo caminho para chegar até aqui.

Ter voz em um ambiente corporativo não é fácil e foi com muito autoconhecimento e resiliência que consegui superar esse obstáculo, que posso dizer que é estrutural para o gênero feminino. Mas quando entendemos que ser mulher não é um “passivo”, que temos as mesmas ou até melhores competências que os homens, pois temos a capacidade da polivalência de papeis, conseguimos ter as ferramentas para essa luta!

O setor imobiliário ainda é dominado por homens?

Minha trajetória profissional sempre foi marcada por muito trabalho árduo. Ocupar uma posição de liderança e integrar o comitê executivo de um grupo da magnitude do Grupo Carrefour Brasil é um grande orgulho para mim, especialmente porque a liderança feminina ainda é minoria no Brasil, ainda mais no setor de real estate.

Ao longo da minha trajetória, nunca tive medo de assumir desafios e sempre mantive uma enorme vontade de aprender. Sinto que cheguei até aqui porque decidi enfrentar todos os obstáculos – preconceitos, misoginia e barreiras culturais – sempre me dedicando ao máximo. Tive o privilégio de conhecer pessoas incríveis, e cada experiência contribuiu para o meu crescimento e para as minhas conquistas. Sei que temos ainda muito a evoluir, mas felizmente, temos avançado nas discussões sobre igualdade de gênero.

Me orgulho muito de ter chegado à posição de CEO da Carrefour Property. O Grupo Carrefour Brasil tem sido um espaço extraordinário, com um forte compromisso com a equidade de gênero e a diversidade.

 Como você vê sua posição de liderança como exemplo para outras mulheres?

Eu busco sempre inspirar as mulheres que estão à minha volta para que ocupem cada vez mais espaços no ambiente corporativo.

Felizmente, hoje as empresas estão adotando um olhar mais atento e compreendendo a importância da equidade de gênero, assim como outras pautas relacionadas à diversidade.

A presença de mulheres em cargos de liderança é um processo natural, impulsionado pelo maior acesso à educação e pelas mudanças estruturais na sociedade.

Toda discussão sobre igualdade e equidade deve levar em conta o conceito de privilégio. Historicamente, as mulheres tiveram menos oportunidades educacionais e profissionais, o que impactou diretamente a representatividade feminina no mercado de trabalho.

Quais iniciativas o Carrefour adota para apoiar mulheres?

As políticas afirmativas de combate a desigualdade de gênero são super levadas à sério no Grupo. O programa MULHERIDADES é uma das ferramentas para suportar as mulheres, onde falamos sobre assuntos que permeiam a carreira, a vida pessoal, as dúvidas sobre como navegar nesse mundo.

O Grupo também tem metas para mulheres em cargos de liderança. Atualmente, são 36% de mulheres em cargos de liderança e a meta para 2030 é chegarmos a 40%. Além disso, 38% do nosso conselho de administração é formado por mulheres. Esses são alguns exemplos de iniciativas do Grupo.

O post Conheça a CEO responsável pelo braço imobiliário da Carrefour Brasil apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.