Moedas Globais: dólar avança com payroll acima do esperado em meio à guerra comercial

O dólar recupera parte do terreno perdido nesta sexta-feira, 4, impulsionado por dados mais fortes que o esperado do mercado de trabalho nos Estados Unidos. A criação de empregos em março superou as previsões dos analistas em dia marcado ainda por escalada da guerra comercial, com a China anunciando tarifas retaliatórias aos EUA, o que gerou fuga de moedas mais arriscadas.

O índice DXY, que mede o desempenho do dólar frente a uma cesta de moedas fortes, avançou 0,93%, para 103,023 pontos. O dólar subia para 146,74 ienes, enquanto o euro caía para US$ 1,0962 e a libra esterlina, para US$ 1,2891.

A criação de empregos acima do esperado fortaleceu a moeda americana. O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse hoje que os dados ainda mostram uma economia sólida. Quanto ao quadro econômico, Powell afirmou que “é muito cedo dizer qual é a postura monetária apropriada, é preciso monitorar”.

Para Seema Shah, estrategista da Principal Asset Management, o dado positivo do emprego “oferece um alívio, ainda que limitado, de que o mercado de trabalho estava saudável antes do impacto mais forte das tarifas comerciais”. “A fraqueza econômica está a caminho, mas pelo menos podemos nos tranquilizar ao ver que o mercado de trabalho estava robusto antes desse choque impulsionado por políticas”, afirmou.

A divisa americana também ampliou os ganhos contra o dólar canadense, que, por sua vez, é afetado também pela contração de empregos no Canadá e aumento da taxa de desemprego no país.

O euro passou a cair em relação ao dólar. As tarifas recíprocas foram classificadas como “prejudiciais e injustificadas” pelo chefe do Comércio da União Europeia (UE), Maros Sefcovic. O bloco ainda não se manifestou sobre contramedidas efetivas para a rodada de quarta-feira de medidas americanas.

*Com informações da Dow Jones Newswires

O post Moedas Globais: dólar avança com payroll acima do esperado em meio à guerra comercial apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.