Funcionários da Petrobras fazem greve de 24h em defesa do home office e PLR

Os petroleiros anunciaram uma ‘greve de advertência’ com duração de 24 horas nesta quarta-feira, 26. O objetivo, segundo comunicado da Federação Única dos Petroleiros (FUP), é conseguir melhores condições de negociação para demandas da categoria como manutenção de três dias de home office no regime híbrido e dos valores atuais do Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

+Funcionários da Petrobras aprovam greve para 26 de março em defesa do trabalho remoto

+Ferroviários suspendem greve de linhas da CPTM

Imagens compartilhadas nas redes dos grevistas mostram paralisações em refinarias na Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco,  Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Procurada pela IstoÉ Dinheiro, a Petrobras não se manifestou até a última atualização desta reportagem.

“O movimento é um protesto contra a postura da atual gestão da empresa, que tem esvaziado os fóruns de negociação coletiva e desrespeitado o princípio negocial”, afirma a FUP. O órgão não mapeou por ora o tamanho e abrangência da paralisação.

Quais as reivindicações da greve na Petrobras

No comunicado da FUP, a primeira reivindicação apresentada está a manutenção da “remuneração variável”, faixa extra de salário paga anualmente nos modelos da Participação nos Lucros e Resultados. Segundo a FUP, simulações apresentadas pela empresa em dezembro mostram uma redução de 31% nos valores dos benefícios.

O órgão exige também a manutenção do “teletrabalho”. A Petrobras determinou no começo de março que, a partir de abril, funcionários em regime híbrido aumentem seus dias obrigatórios de presencial de dois para três na semana.

Outras reivindicações mencionadas são reformulações nos planos de carreira e de previdência, reposição de funcionários no quadro efetivo da empresa, a retomada da produção de fertilizantes na unidade do Paraná (Fafen-PR) e o fim da escala 6×1 para os prestadores de serviço.

O post Funcionários da Petrobras fazem greve de 24h em defesa do home office e PLR apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.