Duplicação da Rodovia das Cataratas segue em ritmo lento

Obras Rodovia Cataratas

Bastante aguardada pelo setor turístico de Foz do Iguaçu, a duplicação da Rodovia das Cataratas (BR-469) segue em ritmo lento e incomoda moradores, taxistas e hoteleiros. Iniciada em setembro de 2022 com previsão para ser concluída em 18 meses, a obra arrasta-se pelo tempo e deve ser entregue apenas em 2026.

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A reportagem do H2FOZ percorreu a via e percebeu que a maior parte dos trechos está sem operários e com os trabalhos parados. Atualmente, o serviço concentra-se principalmente no acesso ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.

Guia de turismo, Luiz Mora informa que a demora na conclusão da obra tem afetado muita gente, principalmente no começo da tarde e final da manhã – horários nos quais o trânsito é mais intenso. Nos finais de tarde, o trajeto do parque ao centro chega a durar uma hora.

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Obras Rodovias das Cataratas
Duplicação tem 8,7 quilômetros – foto: Marcos Labanca

Em feriados prolongados, o problema piora, principalmente quando é necessário deixar passageiros no aeroporto. “É preciso sair do hotel três horas antes para o passageiro pegar o voo. A obra vem prejudicando muito, faz tempo.”

Para o hoteleiro Felipe Rafain, a demora na obra acarreta inúmeros aspectos negativos, incluindo acidentes, congestionamento no retorno dos parques (Nacional e das Aves) e aumento do tempo para os moradores se locomoverem dos bairros a outros locais da cidade.

Rodovia das Cataratas

Há ainda problemas relacionados à falta de sinalização e de iluminação, bem como dificuldade para os turistas acessarem empreendimentos localizados na rodovia.

Obra Rodovia das Cataratas
Em muitos dos trechos, não há trabalhadores – foto: Marcos Labanca

Hóspedes de hotéis também costumam reclamam da lentidão para chegar aos atrativos turísticos, filas ao longo da rodovia e prejuízos com pneus do carro furado.

Moradora do bairro Carimã há sete anos, Gelaine Baratto conta que sair ou voltar ao bairro e acessar a Rodovia das Cataratas é um transtorno, porque a via se tornou bastante movimentada em razão das mudanças no trânsito. “Às vezes, a gente fica parado até dez minutos para atravessar a rodovia.”

Os motoristas precisam dividir a via com tratores e caçambas, tudo fica muito apertado e o trajeto acaba afunilando, relata.

A duplicação da via teve início em setembro de 2022 com previsão para ser entregue em 18 meses.

Vias marginais e ciclovias estão previstas

O trecho duplicado tem 8,7 quilômetros e se estende entre o trevo de acesso à Argentina e o portal de entrada do Parque Nacional do Iguaçu.

A rodovia terá duas novas faixas por sentido, de 3m60 de largura cada uma, as quais serão separadas por barreira dupla de concreto, com acostamentos internos, segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Obras Rodovia Cataratas
Atualmente, trabalho concentra-se no acesso ao aeroporto – foto: Marcos Labanca

Também estão previstos acostamentos externos nos dois sentido e vias marginais com pista de rolamento com 7m, passeios com 1m60 e ciclovias bidirecionais com 3m ao nível da pista, ou passeios compartilhados com largura média de 3m.

Estão sendo erguidos viadutos em frente ao Condomínio Ritz Cataratas, no acesso ao bairro Remanso, próximo ao Movie Cars, no acesso ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e na ponte sobre o Rio Tamanduá.

O investimento – de R$ 129.663.982,03 – é resultado de um convênio entre Governo do Estado, governo federal e Itaipu Binacional.

Em boletim publicado em janeiro, o DER informou que haviam sido executados 42,49% do total da obra. As obras tiveram início em setembro de 2022

Sem explicações

O portal H2FOZ entrou em contato com o Departamento de Estradas de Rodagem e a Secretaria de Infraestrutura e Logística, e após sete dias de espera ainda não tinha recebido resposta sobre o questionamento da reportagem para explicar o porquê da demora.

No ano passado, a Dalba Engenharia e Empreendimentos solicitou prorrogação do contrato e aditivo de reequilíbrio financeiro de itens não previstos e necessários para a execução dos trabalhos. No entanto, o DER se posicionou dizendo que o pedido não se justificava.

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