Base de usuários do Telegram no Brasil recua e atinge o menor patamar em anos

Pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box - Assistentes de IA e Mensageria no Brasil

Foram divulgados hoje os resultados da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Assistentes de IA e Mensageria no Brasil, realizada de forma online entre os dias 15 e 30 de janeiro com 2.099 brasileiros com mais de 16 anos, que acessam a internet e que possuem um smartphone, respeitando proporções de gênero, faixa etária, renda e distribuição geográfica.

Com uma margem de erro de 2,1 pontos percentuais, ela nos traz uma visão bem interessante de como andam os hábitos dos brasileiros nesses temas.

Pesquisa de uso de apps no Brasil

WhatsApp é o app mais importante para brasileiros, aponta pesquisa

Para a surpresa de ninguém, o WhatsApp segue como o mensageiro mais popular do país, estando presente em 99% dos smartphones nacionais — um leve crescimento de 1% em comparação à pesquisa do mesmo período de 2024. Ele também é usado diariamente por 97% das pessoas e é o principal meio de comunicação com empresas para 90% dos seus usuários.

Apesar disso, há funções que não caíram no gosto dos brasileiros, como o cadastro de chaves do Pix por lá. Mais especificamente, 84% dos entrevistados não fizeram isso e, como justificativa, 54% deles afirmou não ter interesse nisso.

Talvez o maior destaque levantado pela pesquisa é a queda do número de usuários do Telegram no Brasil. Comparado a 2024, a proporção brasileiros com smartphones que têm esse aplicativo instalado caiu de 63% para 57% — o menor em três anos.

Por consequência, 38% (ante 50%) dos usuários do Telegram afirmam abrir o app todos os dias ou quase isso, com um crescimento de 25% (contra 18%) daqueles que nunca ou quase nunca o abrem.

Além do Telegram, podemos observar que o Facebook Messenger também sofreu quedas, atingindo o menor patamar histórico na pesquisa em penetração nos smartphones brasileiros.

Assistentes de IA no Brasil

O levantamento também traz alguns dados sobre o mercado de assistentes de IA (inteligência artificial) no Brasil. O mais usado foi o ChatGPT, com 56% (contra 34% do ano passado), encostando na Meta AI do WhatsApp, com 52%.

Ainda foram citados, em ordem, o Google Gemini (com 34%), a Meta AI do Instagram (com 17%) e o Claude (8%).

Entre os principais usos dos brasileiros com a inteligência artificial está: “Tirar dúvidas sobre temas diversos”, “Produção de textos novos” e “Elaboração de resumos de textos”.

O relatório completo, com dados e análises diversas, pode ser acessado nessa página.

via MobileTime

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