Betas do iOS/iPadOS 18.4 incluem novidades no Mail, priorização de notificações e mais

Categorização de emails no iPadOS 18.4

A Apple liberou hoje as primeiras versões beta do iOS 18.4, do iPadOS 18.4 e do macOS Sequoia 15.4, do watchOS 11.4, do tvOS 18.4 e do visionOS 2.4, as quais incluem uma série de novidades (pelo menos as que foram notadas até agora).

Entre os destaques estão a categorização no app Mail no iPadOS 18.4 e macOS Sequoia 15.4, novos estilos no Image Playground e um recurso de priorizar notificações — tudo isso com a ajuda da Apple Intelligence.

Posts relacionados

  • Apple News+ ganhará seção de gastronomia com o iOS/iPadOS 18.4
  • Além da Apple Intelligence, Vision Pro ganhará app dedicado no iPhone e mais
  • Apple Intelligence em português (Brasil) é confirmada para o início de abril

Vamos dar uma olhada no que vem por aí!

Categorização do app Mail

O aplicativo Mail (finalmente) ganhará a prometida repaginada no macOS 15.4 e iPadOS 18.4, seguindo os passos do que já havia sido feito no iOS 18.2.

Com isso, os emails são organizados automaticamente em categorias como Transações (Transactions), Atualizações (Updates) e Promoções (Promotions). Isso ajuda na hora de encontrar uma mensagem importante, um recibo ou até mesmo uma oferta.

A categoria Primário (Primary) reúne os emails mais relevantes; a de Transações agrupa recibos e informações de pedidos; a de Atualizações inclui newsletters e lembretes de compromissos; e a de Promoções foca em descontos e ofertas.

Se o usuário preferir, ainda é possível voltar à visualização tradicional, com todos os emails em ordem cronológica. Nos dispositivos com Apple Intelligence, emails urgentes aparecem primeiro na caixa Primário.

Novo estilo no Image Playground

O Image Playground oferecerá o novo estilo Esboço (Sketch), que se junta às opções de animação e ilustração. Com isso, será possível criar imagens com um visual desenhado à mão, tudo isso apenas descrevendo o que o usuário quer. O recurso funciona tanto no app dedicado quanto em outros aplicativos, como no Mensagens (Messages) e no Notas (Notes).

Conforme notado pelo 9to5Mac, esse era um recurso que a Maçã havia prometido desde o ano passado, mas só agora começou a ser testado. Ele, inclusive, está disponível não só no iPhone, mas também no iPad e no Mac.

Notificações Prioritárias (Prioritize Notifications)

Com a ajuda da Apple Intelligence, o iOS 18.4, iPadOS 18.4 e macOS Sequoia 15.4 conseguirão identificar quais notificações são mais importantes e destacá-las na Tela Bloqueada.

O recurso virá desativado por padrão, mas será fácil habilitá-lo, segundo o MacRumors: basta ir em Ajustes » Notificações » Notificações Prioritárias e ativar a opção.

Música Ambiente (Ambient Music)

Com o iOS 18.4 será possível acessar playlists do Apple Music direto da Tela Bloqueada ou até mesmo configurar o botão de Ação para tocar suas músicas (de ambiente) preferidas. Quatro categorias estarão disponíveis: Relaxar, Produtividade, Sono e Bem-Estar.

Cada categoria toca uma playlist específica por padrão, as quais são customizáveis. Por exemplo, a opção Produtividade começa com a playlist BEATstrumentals, mas você pode trocá-la pela Frequências binaurais ou até mesmo por uma clássica.

Esse recurso é, sem dúvida, uma mão na roda para quem quer criar o clima certo na hora de trabalhar, relaxar ou dormir.

Melhorias no app Fotos (Photos)

Também foram notadas melhorias no app Fotos, sendo uma delas um novo filtro que permitirá mostrar apenas fotos e vídeos que não foram adicionados a álbuns.

View on Mastodon

Novos emojis e integração com o Gemini

Segundo códigos encontrados na primeira beta do iOS 18.4, novos emojis chegarão em futuras versões de testes do sistema. Vale notar que nós comentamos as possíveis novas opções de emoji em novembro passado.

O mesmo usuário que compartilhou a descoberta acima também conferiu, nos códigos de backend da Apple, que a próxima integração do iOS com chatbot de terceiros (além do ChatGPT, da OpenAI) será o Gemini, do Google — conforme já esperado.

Novas categorias para escolha de aplicativos padrão

iOS 18.4 também incluirá a possibilidade de definir aplicativos padrão em duas novas categorias. Entre elas, a Tradução (disponível globalmente) permitirá trocar o app Traduzir (Translate) da Apple por opções, como o Google Tradutor.

Já a categoria Navegação é exclusiva para a União Europeia (UE), segundo notou o 9to5Mac. Por lá, os usuários poderão escolher apps como Google Maps ou Waze como padrão, substituindo o Apple Maps.

Na prática, essa mudança permite uma integração maior dos apps preferidos no sistema. Por exemplo, ao tocar em um endereço no iMessage ou em qualquer outro mensageiro, ele abrirá diretamente no app de navegação escolhido.

Nova categoria “Casa” (“Home”)

O código da primeira beta do iOS 18.4 revelou algo bastante interessante: uma nova categoria de dispositivos chamada “Casa” (“Home”). Ela é vista junto a categorias já conhecidas, como iPhone, iPad, Apple Watch e Reality (para o Vision Pro).

Como os HomePods já têm a sua própria categoria (chamada “Áudio”), isso sugere que a Apple está preparando algo novo para o seu ecossistema de casa inteligente. As informações foram divulgadas pelo 9to5Mac.

Segundo rumores recentes, a Maçã estaria desenvolvendo um dispositivo que combina um HomePod com um iPad. Apelidado de “HomePad”, ele teria como foco o controle de acessórios de casa inteligente, funcionando a partir da Siri e também da tela sensível ao toque.

Já mencionamos que o dispositivo (codinome J490) deverá vir com o chip A18, o que permitirá suporte a recursos da Apple Intelligence (algo que os HomePods atuais não têm). Além disso, ele poderá ter uma câmera integrada.

Inicialmente, esperava-se que o lançamento acontecesse no primeiro semestre deste ano, mas fontes sugerem que ele poderá ser adiado para o fim de 2025.

Mudanças na tela Atualização de Software no macOS 15.4

Enquanto isso, o macOS 15.4 incluirá uma novidade mais discreta, mas que não passou batido: uma interface renovada para a tela de atualizações de software, nos Ajustes do Sistema.

Com isso, o processo de atualização do sistema está mais organizado e permitirá checar por atualizações com um novo botão.

Emparelhamento por proximidade no Mac

Como notou o 9to5Mac, usuários de iPhones e iPads já conhecem algo chamado “Emparelhamento por proximidade”. Introduzido pela primeira vez no iOS 11.

O recurso permite que os usuários transfiram backup e outros dados de um dispositivo para um novo apenas os aproximando — e, agora, parece que a Apple levará tal recurso aos Macs, também.


Além de tudo isso, a Apple expandirá o suporte a idiomas da Apple Intelligence com os novos sistemas, incluindo português do Brasil e outros.

Se a Apple cumprir sua promessa, os softwares deverão lançados no início de abril.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.