S&P: PMI de serviços dos EUA cai para 49,7 em fevereiro

S&P divulga PMI
Bandeira dos EUA/ Foto: Freepik

O PMI (índice de gerentes de compras) de serviços dos EUA caiu entre janeiro e fevereiro, de 52,7 para 49,7, de acordo com dados preliminares divulgados nesta sexta-feira (21) pela S&P Global. Esse é o menor patamar em 25 meses, contrariando previsões de analistas consultados pela FactSet, de avanço para 53,0.

Enquanto isso, o PMI industrial dos EUA foi de 51,2 para 51,6 no mesmo período, superando projeções da FactSet, que esperava estabilidade, em 51,2.

Por sua vez, o PMI composto, que inclui os setores industrial e de serviços, caiu de 52,9 em janeiro para 50,4 em fevereiro. O resultado foi menor que o esperado por analistas consultados pela FactSet, que projetavam alta para 53,0.

Resultados acima de 50 mostram expansão econômica. De acordo com a S&P Global, “o crescimento da atividade empresarial nos EUA quase parou em fevereiro, com a queda renovada na produção de serviços compensando o crescimento mais rápido na manufatura”.

Segundo relatório, o aumento da produção manufatureira foi “parcialmente ligado” a uma antecipação de tarifas do governo dos EUA e isto sugere uma alta temporária. Os dados também são resultado de incertezas sobre as políticas tarifárias de Donald Trump e cortes de gastos do governo.

Madeira entra na lista de produtos taxados pelos EUA

O presidente dos EUA, Donald Trump, revelou nesta quarta-feira (19) que anunciará novas tarifas no próximo mês ou antes. A decisão do mandatário é de acrescentar madeira e produtos florestais aos planos previamente anunciados de impor tarifas sobre carros, semicondutores e farmacêuticos.

Em uma conferência em Miami, o republicano revelou que planeja expandir as taxações: “Vou anunciar tarifas sobre carros e semicondutores e chips e produtos farmacêuticos, medicamentos e produtos farmacêuticos e madeira, provavelmente, e algumas outras coisas no próximo mês ou antes”, afirmou.

Como apurou o portal InfoMoney, Trump admitiu que pensava em uma tarifa de 25% sobre madeira e produtos florestais, que entraria em vigor por volta de dois de abril. Ele mostrou animação com a geração de receitas que as tarifas aparentemente vão gerar.

Desde que retornou ao cargo, o empresário impôs uma tarifa adicional de 10% sobre todas as importações da China. O embargo se deu pelo país não conseguir conter o tráfico de fentanil. A comunidade internacional ainda aguarda o retorno das tarifas anunciadas a Canadá e México, adiadas em um mês.

O post S&P: PMI de serviços dos EUA cai para 49,7 em fevereiro apareceu primeiro em BPMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.