A terceira colocação do 26º Prêmio Broadcast Analistas foi conquistada pelo analista de Real Estate do Itaú BBA, André Dibe. Com uma carteira apresentando rentabilidade de 64,71% no acumulado de 2023, o especialista destaca que Direcional e Cury foram consideradas top picks, diante do otimismo do investidor com o setor de construção civil de baixa renda e as expectativas pelo programa Minha Casa Minha Vida (MCMV).
Para Dibe, a revisão do programa MCMV, que incluiu redução de taxas de financiamento, aumento de subsídios e elevação do teto do programa, foram fatores que impulsionaram a demanda do setor imobiliário e, consequentemente, a performance das companhias. “O mercado calibrou expectativas para o setor de baixa renda, tendo o MCMV entre os maiores gatilhos para o desempenho das empresas”, disse Dibe, ao Broadcast.
Em 2023, as ações da Cury e da Direcional acumularam ganhos de 52,98% e 46,63%, respectivamente. As incorporadoras de alta e média renda, como Cyrela e Eztec, também estiveram no radar e tiveram recomendação de compra pelo BBA no ano passado. Segundo o analista, foram papéis importantes para o resultado da carteira.
Outras ações do portfólio foram Plano & Plano, MRV e Moura Dubeux. Entre as empresas administradoras de shoppings estavam Allos, Iguatemi e Multiplan.
De olho na baixa renda
Neste ano, Dibe afirma que continua vendo “boas perspectivas” para as construtoras do segmento econômico (baixa renda). “Apesar de terem passado por um cenário desafiador no ano passado, eu acredito que as companhias conseguiram driblar, criaram condições para sustentar um operacional saudável e vão continuar colhendo esses frutos neste ano”, destaca o analista, fazendo referência ao otimismo em relação a Cury e Direcional.
Cyrela ganha preferência na cobertura de construtoras de média/alta renda. Para Dibe, as últimas projeções operacionais e balanço do primeiro trimestre de 2024 foram “positivos”.
Entre as opções de turnaround (que passam por uma recuperação do valor e da performance), Tenda ganha preferência quando comparada à MRV.
André Dibe é bacharel em administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e trabalha com investimentos há cerca de 10 anos. Durante a carreira, passou por casas como Ágora e BTG Pactual. Desde 2019, André integra a equipe de Equity Research do Itaú BBA, e atualmente segue como associado da área, na cobertura do setor de Real Estate, ao lado da analista Mariangela Castro e Daniel Gasparete.
O post Prêmio Broadcast Analistas: André Dibe, do Itaú BBA, fica em 3º lugar com incorporadoras apareceu primeiro em ISTOÉ DINHEIRO.