Além do Alibaba, Apple ainda poderá lançar recursos de IA com a Baidu na China

Bandeiras da Baidu e bandeira da China em mastros

De acordo com uma nova reportagem do The Information, a Apple ainda estaria trabalhando com a Baidu para desenvolver recursos de inteligência artificial (IA) na China, mesmo após a notícia recente de um acordo da Maçã com a Alibaba.

Segundo pessoas inteiradas do assunto, as duas empresas vêm trabalhando em um recurso de pesquisa alimentado por IA o qual pode lidar com imagens e com texto, bem como em atualizações para a versão chinesa da Siri — novidades já conhecidas como parte da Apple Intelligence.

Posts relacionados

  • Apple enfrenta dificuldades com a Baidu para alimentar sua IA na China
  • Apple estaria considerando utilizar IA da Baidu em iPhones na China [atualizado]
  • App do DeepSeek para iOS usa método de criptografia defasado e ignora proteções da Apple

Pode ser que a Apple tenha planos parecidos aos do Ocidente para sua IA na China. Por aqui, cabe destacar, a empresa já deixou clara a intenção de contar com diferentes chatbots e interfaces de IA (como o Gemini, do Google) integradas aos seus sistemas como alternativa ao ChatGPT, da OpenAI.

Dessa forma, além da Baidu, outras empresas poderão ensaiar parcerias com a Apple na China como alternativa aos recursos da Alibaba. A Maçã, inclusive, teria avaliado modelos de empresas chinesas de IA como Tencent, ByteDance e Deepseek antes do recém-fechado acordo.

Enquanto nada é confirmado ou concluído, a Baidu segue investindo no Ernie, seu chatbot de IA. Segundo a Reuters, ele será gratuito a partir de 1º de abril — o que pode ser visto tanto como uma estratégia competitiva de mercado como uma preparação para uma parceria com a Maçã.

via The Verge

Adicionar aos favoritos o Link permanente.