PIX fora do ar: usuários relatam falhas em transferências em diversos bancos

Clientes de vários bancos enfrentaram dificuldades para realizar pagamentos por PIX na manhã desta quinta-feira (13), com o serviço fora do ar em diversas instituições financeiras. As falhas foram amplamente relatadas nas redes sociais e registradas pelo site Downdetector, que monitora queixas de instabilidade em aplicativos.

Os problemas atingiram clientes do Banco do Brasil, Bradesco, C6 Bank, Itaú, PicPay, Nubank, Santander e Stone. Muitos usuários reclamaram da impossibilidade de completar transferências ou realizar pagamentos, enquanto outros apontaram lentidão no processamento das operações.

O Downdetector registrou um pico de reclamações sobre o PIX fora do ar às 9h10, com aproximadamente 4.400 relatos de falhas. O volume de queixas indica um problema generalizado, afetando múltiplas plataformas bancárias.

Reprodução/Downdetector

Recorrência do problema

Essa não é a primeira vez que o serviço apresenta instabilidade em um curto espaço de tempo. Na sexta-feira passada (7), o PIX também ficou fora do ar para os aplicativos de todas as instituições financeiras, gerando transtornos semelhantes aos registrados hoje.

Muitos usuários relataram nas redes sociais que, devido ao problema, não conseguiram efetuar pagamentos essenciais, como contas de luz, água e boletos bancários. Pequenos comerciantes e autônomos também foram afetados, relatando prejuízos pela impossibilidade de receber pagamentos via PIX.

Posicionamento do Banco Central

Até o momento, o Banco Central do Brasil (BC) ainda não se pronunciou sobre as causas da instabilidade. A instituição é responsável pela gestão e regulação do sistema PIX e costuma se manifestar em casos de falhas prolongadas no serviço.

Especialistas destacam que falhas no sistema de pagamentos instantâneos podem ser causadas por problemas técnicos nos servidores das instituições financeiras, manutenções programadas ou sobrecarga na rede. No entanto, sem um posicionamento oficial, ainda não há confirmação sobre o motivo da atual instabilidade.

Medidas para evitar novas falhas

Diante do aumento da dependência do PIX como principal forma de transferência de dinheiro no Brasil, especialistas sugerem que os bancos e o Banco Central implementem medidas mais eficazes para evitar instabilidades recorrentes e garantir a segurança das transações.

A expectativa é que os bancos afetados se pronunciem sobre o problema e forneçam previsão de normalização do serviço. Enquanto isso, clientes seguem enfrentando dificuldades e buscando soluções alternativas para realizar suas transações financeiras.

Conteúdo Relacionado
Tela inteligente da Amazon vai te ajudar a cozinhar! Echo Show 15 com Alexa

Coração da casa

Tela inteligente da Amazon vai te ajudar a cozinhar! Echo Show 15 com Alexa

Via: g1

Adicionar aos favoritos o Link permanente.